Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Maus hábitos posturais no trabalho

Sabia que a dor nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho, de acordo com ranking do INSS? Pois é, a má postura e a repetição de movimentos são importantes fatores que podem gerar as Doenças Ortopédicas Relacionadas ao Trabalho – DORT. Aprenda como evitar os maus hábitos posturais no trabalho!

De olho nos maus hábitos posturais!

Ficar horas na mesma posição, sem lesionar, é preciso ficar de olho na postura. Segundo o ranking do INSS, a dor nas costas é a maior causa de afastamento no trabalho.

É mais comum em pessoas que trabalham em escritório que consigam manter a postura. Por ficar no computador por muito tempo, acaba se curvando.

Lesões consequentes de maus hábitos posturais no trabalho

Além da dor na coluna, existe outras lesões que são bastante frequentes, como a bursite no ombro, condromalácia e as LER/Dort.

Bursite no ombro

Ocorrem em pessoas que trabalham com o ombro elevado, por exemplo: quem limpa janela. Algumas pessoas, também, que andam muito tempo ou ficam muito tempo em pé, é bastante comum ter esporão de calcâneo do pé ou a tendinose excecional.

Condromalácia

Pessoa que fica muito tempo sentado, tem uma dor anterior no joelho.

LER/ Dort

São as mais populares, trata-se de lesão por esforço repetitivo. Esse tipo de lesão é mais comum no punho, então, facilmente associado de digitação.

Veja as indicações para manter a postura no ambiente de trabalho

A ergonomia tem um papel crucial para evitar problemas posturais. Herbertty Oliveira, profissional de ginástica laboral, alerta que o funcionário tem que trabalhar de uma forma que não venha ocasionar doenças ocupacionais correlacionados ao trabalho.

- braço da cadeira deve ficar de acordo com a altura da mesa, para que seu antebraço possa ficar posicionado a forma correta;

- ficar sentado corretamente com o pé fixo no chão.

Durante o dia, o colaborador pode fazer pequenos alongamentos, tanto no inicio, como no final do dia. Alongamentos como: esticar os braços, punhos, pescoço, cervical. Durante o expediente, dar algumas pausas, como pegar água, ir ao banheiro, tomar café.

O ortopedista, Rodrigo Astolfi, dá a dica mais importante de todas para evitar problemas no trabalho que é o fortalecimento muscular.

Para ajudar o seu dia a dia

- utilize mouse pad com apoio, para deixar o punho mais ereto;

- afastar o teclado para uma posição confortável e que não force o ombro;

- vigiar a postura na cadeira, tentando sempre se manter ereto.

Com mudanças simples no seu dia a dia, pode melhor muito a sua saúde e produtividade.

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico