Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Má postura e bolsas pesadas comprometem a coluna

20 jan 2019

20 jan 2019

Com a rotina conturbada, é preciso ficar atento a certos movimentos repetitivos e à má postura, pois hábitos inadequados, como sentar-se curvado e carregar bolsas e mochilas pesadas, são os vilões quando o assunto é a saúde da coluna.

Campanhas da Sociedade Brasileira de Ortopedia estipularam que o peso ideal para carregar na mochila é em torno de 10% do peso do indivíduo.

Leia também (Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo)

De acordo com o ortopedista Marcus Vinicius, “é obrigatório que as duas alças da mochila estejam bem ajustadas e tenham uma largura suficiente, de no mínimo 4 cm, para oferecer apoio. Quando for usar a mochila em um período mais prolongado, com trajeto de 30 a 40 minutos, é indicado o uso do cinto abdominal”.

Bolsas

As bolsas que têm apenas uma alça oferecem desvantagens em termos biomecânicos e de saúde, porque o peso fica mal distribuído, além de fazer com que a pessoa pressione apenas um lado, ocasionando a inclinação do corpo.

É importante buscar ajuda médica quando isso começar a causar problemas, pois o tratamento vai depender da patologia identificada, podendo ser necessárias medicações simples, como analgésicos e relaxantes musculares.

Muitos jovens e adultos não imaginam que o peso que carregam na mochila ou bolsa possa trazer transtornos no dia a dia. Ao mudar os hábitos e seguir as instruções dadas por especialistas, é possível ter mais qualidade de vida.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 20 de janeiro de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra