Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Linhas De Expressão Do Rosto: Tratamentos E Cosméticos

24 mar 2019

24 mar 2019

Sabe aquelas marquinhas que se formam ao redor da boca? Elas são chamadas de linhas do sorriso. Quando se fala desse assunto, muitas dúvidas aparecem sobre as linhas de expressão do rosto. Confira agora uma matéria explicando tudo isso.

O sorriso é algo positivo, sinal de saúde e juventude. Por outro lado, as rugas ao redor dos olhos e da boca, muitas vezes, podem acabar revelando a idade. Mas não tem ruga que nos roube a alegria. Afinal de contas, bom mesmo é rir pra caramba e com a pele lisinha. 

Sorriso e linhas de expressão

Silvia Cavalcante, que é auxiliar administrativo, adora sorrir e conta que não vai deixar o sorriso porque surgiu alguma linha de expressão. “Quando a gente sorri, não é só a parte inferior do rosto que movimenta, há também o movimento do terço superior”, explica Monaliza Cavalcante, fisioterapeuta dermatofuncional.

Por isso, tem a expressão sorrir com os olhos, onde a contração da musculatura com o passar do tempo vai gerar vincos. Durante o processo de envelhecimento, a desidratação, falta de colágeno para firmar a pele e falta do ácido hialurônico para nutrir e dar mais preenchimento e volume para a derme, faz com que as marcas sejam vistas mesmo estando em repouso.

Prevenção

Os dermocosméticos são grandes aliados na prevenção das rugas, pois estão sempre em alta e cada vez com mais tecnologia associada para trazer mais resultados.

“Os produtos volumizadores também podem ser usados na prevenção das rugas do terço inferior, principalmente as que ficam mais no interior da área dos olhos, sulco nasogeniano e áreas de lateral de face, com o intuito de preencher essa região”, descreve a especialista. 

O ácido hialurônico, que é um queridinho da indústria do cosmético, está presente em muitos produtos. Ele vai fazer esse tratamento de forma muito rápida, e quanto mais a pessoa usar, melhor é efeito que vai ter.

Para manter o rosto jovem e livre das rugas e linhas de expressão, Silvia revela que utiliza a toxina botulínica e freeze, que é um tratamento firmador, além do procedimento com jato de plasma na área das pálpebras. Ela se sente satisfeita porque com esse tratamento é possível ver resultados logo na primeira sessão. 

Tratamentos em clínicas de estética

As clínicas estão com diversos tratamentos que vão dar resultados cada vez mais rápidos. Confira os principais:

Jato de plasma

Para Monaliza Cavalcante, esse procedimento consegue fazer uma pequena cauterização na pele. Em resposta ao plasma, o corpo começa a produzir colágeno, elastina e mais volume para a derme. 

Lasers

A maioria dos lasers vem com o processo de fazer uma agressão na pele, que responde com a regeneração de formação do colágeno e elastina. 

Microagulhamento

Muitas clínicas no Brasil inteiro oferecem esse tratamento. “A grande vantagem do microagulhamento é a questão de segurança”, pontua a fisioterapeuta dermatofuncional.

Radiofrequência

A radiofrequência pode ser muito utilizada associada a dermocosméticos dentro da clínica. Conforme a profissional, o grande diferencial desse tratamento é a suavidade, que não vai gerar nenhum desconforto ao paciente, nem durante nem após o procedimento.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é o procedimento mais realizado em todo o mundo. “Age paralisando a musculatura, impedindo ou minimizando a contratura muscular. Então, as rugas que são formadas durante o sorriso, os famosos pés de galinha ao redor dos olhos, ou rugas da testa, de expressão, podem ser suavizadas”, comenta Livia Facundo, dermatologista.

O ideal é que a toxina botulínica seja aplicada antes dessas rugas serem marcadas de uma forma preventiva. O procedimento dura de três a seis meses, dependendo das características individuais do paciente, do metabolismo e da quantidade de atividade física que ele realiza. Pode ser aplicada em diversas regiões tanto da face quanto do pescoço. 

Preenchimento facial

E o preenchimento nunca esteve tão em alta. Por meio desse procedimento, ocorre reestruturação e reposicionamento das estruturas faciais, garantindo um efeito lifting sem necessidade de cirurgia. 

“Com esses tratamentos e cuidados, tenho muito mais motivos para estar sorrindo até o fim da vida”, declara Silvia Cavalcante.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 24 de março de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra