Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Janeiro Branco: Cuidados Com A Saúde Mental

Como anda sua saúde mental? No mundo contemporâneo, é comum sentir cansaço, estresse e até ansiedade. E é pra chamar atenção sobre o cuidado com o bem-estar emocional que nasceu a campanha Janeiro Branco. Assista à matéria!

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que foi criado em 2014 por um grupo de psicólogos em Minas Gerais. A campanha tem como objetivo discutir a saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde:

• O Brasil é o oitavo país no ranking do número absoluto de suicídios por ano;

• O país tem também a maior taxa de população diagnosticada com depressão na América Latina;

• Cerca de dez pessoas em cada 100 no Brasil, tem algum tipo de transtorno de ansiedade. Esses são os maiores índices do mundo.

Diante de números tão alarmantes, a psiquiatra Dafne Albuquerque explica que essa campanha é importante, pois representa um espaço para falar sobre saúde mental. Já para a psicóloga Tamires Mesquita, janeiro é o primeiro mês do ano, "uma folha em branco para reescrever a nossa história e ressignificar os acontecidos. Neste contexto, o Janeiro Branco vem como uma nova oportunidade."

Segundo a psiquiatra, saúde mental é o bem-estar físico, espiritual e psicológico. "É estar bem com você como um todo.", reforça. A saúde não é só física vai além dos nossos hábitos, apesar de ser extremamente importante cuidar do corpo. A médica explica que a ansiedade é uma das doenças mentais mais comuns. "Estamos sempre focados no futuro, buscando imediatismo. Já a depressão, muitas vezes, representa viver no passado, trazer mágoas, traumas e não conseguir estar, mais uma vez, no presente." Para Tamires, o grande desafio da ansiedade é estar no e aqui e no agora. "A ansiedade já vem dos nossos ancestrais como estratégia de sobrevivência, que sentimos, principalmente nesse contexto de pandemia. Vivemos em uma ilusão achando que temos controle sobre tudo. A dica é contar com os imprevistos que a vida nos atravessa o tempo inteiro."

O administrador Afonso Rodriguez sentiu na pele os efeitos da pandemia sobre a sua saúde mental. "Eu tinha um planejamento de vida e me deparei com um contexto onde nada daquilo iria acontecer. Quando me deparei com uma situação em que tudo fugiu do meu controle, me senti desesperado", lamenta. Afonso sentiu falta de ar, insônia, inquietação e déficit de concentração. "Além disso, a ansiedade despertou muita vontade de comer doce, de forma que acabei engordando cerca de 9 KG". Ele conta que, a partir daí, decidiu buscar ajuda de profissionais da saúde e percebeu uma grande melhora. "Primeiro, assumi o problema para mim mesmo. Depois, eu aceitei e partilhei com os meus familiares e amigos. Recorri, também, à meditação, voltei a praticar esporte e, hoje, sou uma pessoa mais equilibrada, consigo controlar a minha ansiedade, posso aceitar que nem tudo vai ocorrer da forma como quero, entendo que eu posso ser falho e deixar que as coisas aconteçam no ritmo que é pra ser, sem acelerar."

Assim como Afonso, é possível manter a saúde mental em equilíbrio. A psiquiatra ressalta a importância do autocuidado. "Esse autocuidado vai além do skincare. É um tempo que dedicamos a nós mesmos, seja em uma atividade de lazer, seja uma meditação, uma terapia e vai além do 'fazer', pois, muitas vezes, a gente não se permite ou se sente culpado por estar descansando."

A psicóloga reforça que o autocuidado é personalizado. "Precisamos entender que cada pessoa tem a sua forma de se cuidar. Pode ser escutar música, praticar um esporte, ler um livro, dormir sem culpa... Precisamos refletir sobre qual é o momento que nos conectamos com nós mesmos. O esporte também é uma excelente ferramenta, pois libera os hormônios do prazer e nos coloca em movimento, afinal, a vida é movimento. Muitas vezes, quando conseguimos fluir no esporte, também conseguimos fluir em outras áreas da vida", completa.

Fonte: Dafne Albuquerque (psiquiatra) e Tamires Mesquita (psicóloga).

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola