Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Hidratação Capilar Pós-Praia e Piscina no Verão

15 dez 2019

15 dez 2019

As idas à praia e os banhos de piscina no verão podem prejudicar e danificar bastante os fios do cabelo. A terapeuta capilar, Fábia Azambuja, traz várias dicas de cuidados para conservar a saúde e a beleza das madeixas. Confira na matéria!

Verão é tempo de curtir o sol, o mar, a piscina. E os cuidados com os cabelos a gente deixa para depois, certo? Errado! Você vai curtir a praia e a piscina neste verão? Então, é importante ter alguns cuidados para manter o cabelo sempre hidratado. 

Talvez essa seja a estação que mais precisa de hidratação nos fios. E o Sempre Bem dá agora dicas para manter os cuidados com as madeixas.

Por que o sol é considerado um vilão?

De acordo com Fábia Azambuja, terapeuta capilar, o sol é vilão porque vai queimar o cabelo e pode até modificar a coloração do fio.

Leia o artigo (Tratamento capilar: cuidado para homens e mulheres)

“O fio é formado basicamente por duas camadas: a mais externa que são as cutículas, e a mais interna que é o córtex. Quando a gente expõe o fio aos raios UVA e UVB, a cutícula fica mais aberta, expondo a parte interna do fio, fazendo com que ocorra uma perda de proteínas principalmente a queratina”, complementa Lia Albuquerque, dermatologista.

Água do mar pode desidratar os fios 

A água salgada pode promover queimadura por causa do sal, além de deixar o fio cada vez mais ressecado. Segundo a dermatologista, o sal da água do mar desidrata e ocorre uma perda maior de água, deixando o fio com aspecto mais poroso, mais quebradiço e sem brilho.

Piscina x Cabelos

Para a terapeuta capilar, a piscina pode mudar a coloração do fio e deixá-lo mais ressecado. “O sulfato de cobre que se apresenta nas piscinas e alguns produtos colocados na água para mantê-la apropriada para o banho podem danificar o fio, removendo a hidratação natural e deixando-o mais ressecado, abrindo a cutícula, além de alterar a cor, em pessoas que têm o cabelo louro, principalmente por causa do sulfato de cobre”, acrescenta Lia.

Como saber se o cabelo precisa de hidratação

“Um cabelo desidratado é aquele que está sem vida, que não tem balanço, que algumas vezes até a coloração dele muda”, comenta Fábia. 

Conforme Lia, nesse caso se indica a hidratação. Você pode hidratar com o uso de máscaras hidratantes à base de argan e dexpantenol. Existem ampolas no mercado que têm uma capacidade de hidratação mais intensa de repor lipídios e lipoproteínas.

Confira também (Hidratação, Nutrição e Reconstrução Capilar)

Passo a passo da hidratação

Para provar que uma boa hidratação não precisa ser feita só no salão, o Sempre Bem preparou dicas para você. Confira!

  • Escolher um bom produto;
  • Separar o cabelo por mechas e enluvar. O ideal é pegar uma mecha de mais ou menos 2 a 3 dedos de largura, e passar o produto da orelha para baixo, livrando a raiz do cabelo;
  • O movimento de enluvar os fios deve ser suave. A dica é nunca esfregar as madeixas, e a quantidade de produto colocado na mão precisa ir toda para o fio do cabelo;
  • A toca térmica ou o plástico filme potencializam os efeitos das máscaras;
  • Ao retirar o produto, é importante passar o condicionador em seguida, pois ele vai selar a cutícula. A não ser que a máscara seja condicionante.

Quando a gente cuida do cabelo, é possível ter os fios bonitos antes, durante e depois do verão.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 15 de dezembro de 2019. 

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra