Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Gordura no Fígado: Causas, Sintomas e Tratamento

30 jun 2019

30 jun 2019

O Sempre Bem trouxe a dra. Mariana Chaves, que é endocrinologista, pra falar sobre a disfunção hepática mais comum no mundo inteiro, também conhecida como gordura no fígado. Assista e se informe!

“A gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática, é a infiltração de gordura nas células do fígado, o que confere um aspecto amarelado e um aumento de tamanho do fígado”, explica a endocrinologista Mariana Chaves.

Quais As Causas Da Gordura No Fígado

As causas da gordura no fígado podem ser divididas em dois grupos: as alcoólicas relacionadas à ingestão excessiva do álcool, e as não alcoólicas, como obesidade, ganhos e perdas excessivas de peso; medicamentos, como corticoides e à base de estrógeno; diabetes; colesterol alto; pressão alta; má alimentação e sedentarismo.

Hábitos como falta de atividade física, má alimentação, consumo de comidas gordurosas, processadas, alimentos prontos e gravidez favorecem o acúmulo de gordura no fígado.

Confira também (O papel da alimentação no combate ao colesterol ruim)

Sintomas Da Gordura Hepática

Em relação aos sintomas desse problema, “você só vai detectar se for fazer um check-up. Mas quando a doença evolui para as hepatites e a cirrose, que é o estágio mais avançado, aparecem sintomas, como dor abdominal, aumento do volume abdominal, fadiga, cansaço, alterações metabólicas e icterícia”, conta a endocrinologista.

Cirrose

Para a especialista, existe um estágio da gordura no fígado que se consegue reverter completamente por meio de hábitos saudáveis, medicações e vitaminas. O ideal é reverter essa condição de gordura no fígado antes que evolua para o estágio final, que é a cirrose.

A cirrose é uma inflamação no fígado que diminui o seu tamanho e fica com tecido de cicatrização. Esse processo deixa sequelas no órgão, fazendo com que ele perca a sua função.

Tratamento

O principal tratamento da gordura no fígado é descobrir quais são as causas daquela gordura no fígado para poder agir. É interessante estimular a atividade física, perda e controle do peso, tratar doenças metabólicas (colesterol alto e diabetes), ou seja, tratar o que pode causar a gordura no fígado.

Leia também (Projeto Verão: os melhores exercícios para emagrecer)

Existem algumas medicações que podem ajudar no tratamento da gordura no fígado. “Medicações específicas que vão ser avaliadas de acordo com cada paciente”, aborda Mariana Chaves.

A vitamina E é um dos tratamentos para gordura no fígado, mas que deve ser bastante individualizado, porque existe um limiar bem estreito entre a dose tóxica e a dose para o tratamento.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 30 de junho de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra