Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Exercícios Físicos Na Medida Certa

Ficar parado não faz bem para a saúde, mas exagerar nos exercícios físicos também não é o ideal. O importante mesmo é treinar na medida certa, e é disso que a gente vai falar agora com o Marcus Strozberg que é médico do esporte e o Adriano Milanez que é cirurgião cardiovascular.

O que acontece com o corpo e o coração quando a pessoa passa do limite na atividade física?

De acordo com o médico do esporte, ao ultrapassar esse limite, o indivíduo está sujeitando o organismo a uma rotina que ele não está preparado para realizar. Isso pode fazer com que o exercício, além de trazer os benefícios, traga também os malefícios relacionados à lesão e sobrecarga.

“Caso o sistema cardiovascular e o cardiopulmonar não estejam preparados, uma sobrecarga de exercício também vai ser prejudicial ao coração, podendo desencadear doenças já pré-existentes nesse órgão”, explica o cirurgião cardiovascular.

Que outras partes do corpo acabam sendo mais afetadas pelo excesso de atividade física?

Toda a parte do esqueleto, ossos, articulações e músculos vão ser sobrecarregados, e podem causar dores, pequenos processos inflamatórios e até lesões mais graves.

Veja a matéria (Saúde dos Ossos: é preciso cuidar em todas as fases)

Dor após o treino

Muita gente acha que ter dor depois do treino significa que o músculo trabalhou, mas na verdade não é assim. “Se houve dor depois de uma sessão de treinamento, significa que a pessoa passou do limite. A ideia de que se não dói nada não melhora é um conceito antigo, que foi superado há bastante tempo”, revela Marcus Strozberg.

A quantidade certa de exercício

Determinar a quantidade exata de exercício para cada pessoa passa obrigatoriamente por um processo de avaliação médica, que determina qual é a característica física e o condicionamento do indivíduo, com o intuito de definir que tipo de exercício de sobrecarga deve ser feito.

Trocar gordura por músculo

O peso na balança não vai ser determinante daquilo que está acontecendo no organismo. “Se a pessoa deseja trocar gordura por músculo, precisa realizar exercício físico. Nenhum outro tipo de rotina vai ajudar a fazer essa troca. O músculo vai beneficiar muito o organismo em relação à saúde”, ressalta Marcus.

Confira também (Saúde dos Músculos e Suas Funções)

O que acontece com o coração do atleta?

Conforme Adriano Milanez, mesmo que o atleta seja jovem, tenha uma vida saudável, se alimente bem e faça exercício, existem doenças que podem desencadear um ataque cardíaco. 

Há casos em que o atleta pode ter nascido com esse problema de saúde e outros podem ser adquiridos, como a aterosclerose que pode acarretar entupimento nos vasos e desencadear um infarto, mesmo em pessoas jovens.

Leia o artigo (Corrida para um coração forte. Veja benefícios da modalidade)

Agora fica a dica de prática de exercícios que não deve ser nem de mais, nem de menos. É preciso achar o equilíbrio para garantir qualidade de vida.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 7 de abril de 2019.

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico