Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dossiê da Diabetes: o que é importante saber sobre ela

08 set 2019

08 set 2019

O Brasil é o 4º país com mais diabéticos no mundo. Segundo os dados do @minsaude, são mais de 12 milhões de pessoas com a doença. Além de possuir variação de tipos, a diabetes pode ser evitada com algumas pequenas mudanças na rotina. E, para quem convive com ela, também existem maneiras de controlá-la, confira a matéria.

Dossiê da Diabetes

O Brasil é o quarto país com maior número de diabéticos do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, são mais de 12 milhões de pessoas afetadas. A diabetes é um aumento da glicose no sangue. Existe o tipo 1 chamado de diabetes insulinodependente, e o tipo 2 conhecido como diabetes não insulinodependente.

Na diabetes insulinodependente, o paciente vai precisar injetar insulina todos os dias e várias vezes. Isso acontece porque cada vez que a pessoa se alimenta, o organismo precisa de insulina para que a glicose seja captada nas células.

Tipos de diabetes

De acordo com a endocrinologista Ana Flávia Torquato, “a diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, em que existe um ataque às células do pâncreas que deixam de produzir insulina. É mais comum que isso se manifeste já na infância e adolescência, mas, às vezes, pode aparecer mais tardiamente”, explica.

“A obesidade e o ganho de peso estão diretamente ligados ao tipo 2, que se adquire ao longo da vida e representa 90% dos casos da doença no Brasil”, comenta a endocrinologista. Normalmente acontece na idade adulta ou mais avançada, mas existem cada vez mais casos diagnosticados na infância.

Infelizmente, a previsão para o futuro é do aumento da doença. Estima-se que, em 2045, o Brasil terá 23 milhões de diabéticos. Então, quem não quiser fazer parte dessa estatística vai ter que cuidar da saúde.

Prevenção e tratamento

Cerca de 80% dos casos da diabetes tipo 2 podem ser prevenidos com medidas simples, que consistem na adoção de uma alimentação equilibrada, manutenção de um peso saudável e a prática de atividade física regular.

Além disso, existem várias medicações disponíveis (orais e injetáveis) para realizar o tratamento. Em pacientes com a doença mais avançada, é necessário o uso de insulina.

Complicações da diabetes

As principais complicações da diabetes são: doença microvascular, por exemplo, insuficiência renal com necessidade de hemodiálise e retinopatia com perda visual; neuropatia, podendo haver a necessidade de amputações; e a doença macrovascular, como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e AVC.

Pé diabético

Outra complicação da doença é o pé diabético “caracterizado por lesão ou ferimento no pé”, afirma a enfermeira Sherida Paz. Ele acontece quando não há o controle do nível de glicemia, podendo ocasionar a neuropatia, distúrbio causado pela diabetes que traz complicações e danos nos nervos e vasos.

“Às vezes, a pessoa não sente que pisou no prego ou que está pisando em uma superfície quente devido à falta de sensibilidade. Isso é o primeiro indício do pé diabético”, comenta a enfermeira.

Existem aparelhos que são usados para detectar o problema. Quando são colocados em alguns pontos específicos da região do pé, esses instrumentos devem causar vibração, pressão e reflexos. No entanto, as pessoas que têm neuropatia não sentem nada.

Tratamento do pé diabético

Quem tem diabetes, com neuropatia ou não, precisa ter alguns cuidados específicos para tratar o pé diabético: não andar descalço, lavar bem os pés, enxugá-los bem entre os dedos e hidratar a região.

Se a pessoa estiver com algum tipo de crise ou dor, ir à farmácia pode ajudar, pois no local existem farmacêuticos habilitados para verificar glicemia e pressão, identificar alguma situação de urgência e emergência, e fazer um encaminhamento para um serviço especializado.

Matéria originalmente veiculada no programa de 8 de setembro de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra