Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dores Articulares: entenda as causas

As dores articulares têm classificações diferentes e podem ser causadas por traumas, infecções, doenças autoimunes, entre outros fatores. São mais comuns em pessoas idosas, mas também podem acometer crianças e adultos. Em casos de artrite reumatóide, são mais presentes em mulheres.

Para saber mais sobre o que são as dores articulares, tipos e principais causas, continue a leitura do conteúdo!

O que são dores articulares?

Como o nome sugere, as dores articulares acometem as articulações, mas também podem atingir a cartilagem e o revestimento articular. Por conta da algia, os movimentos ficam restritos e, em quadros graves, geram contratura e fraqueza muscular.

As dores se dividem em agudas — que surgem subitamente, são de forte intensidade e duram poucos dias — e crônicas, dores de longa duração, geralmente acima de 30 dias. Além disso, são dividas em inflamatórias — decorrentes do desgaste articular, doenças autoimunes ou infecções virais — e mecânicas (traumáticas), ou seja, resultado de um trauma.

Normalmente, atingem as articulações do joelho, tornozelos, pulsos, cotovelos, cervical e lombar.

homem com dores articulares no joelho
As dores articulares mais comuns são nos joelhos, cotovelos, pulsos, tornozelos e costas.

Causas das dores articulares e musculares

As causas das dores são muito diversas. Nos casos agudos, ou seja, de curta duração, podem ser resultado de um trauma, como quedas, entorses, lesões durante a prática de esportes e acidentes. Outros fatores comuns são o sobrepeso e problemas posturais, porque sobrecarregam as articulações.

Para os quadros crônicos e inflamatórios, a dor articular e fraqueza muscular precisam ser investigadas por um médico reumatologista, para diagnóstico e indicação de tratamento adequado. Algumas das doenças mais comuns que geram a artralgia são artrite reumatóide, artrose, fibromialgia, tendinite e infecções virais.

conheça o serviço AME de medicamentos especializados na Pague Menos

Artrite reumatoide

De acordo com o Manual MSD, a artrite reumatoide é uma doença crônica autoimune que degenera progressivamente estruturas articulares periféricas. Na maior parte dos casos, manifesta-se em pessoas entre 35 e 50 anos, principalmente mulheres.

Um dos principais sinais da artrite é a rigidez matinal, além de fadiga, inchaço e deformação das articulações. Não tem cura, mas o tratamento clínico é indicado para aliviar os sintomas.

Artrose

A artrose (osteoartrite ou artrite degenerativa) é uma doença crônica caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem e tecidos que revestem as articulações. Seu desenvolvimento é muito comum na terceira idade, em vista do processo natural de envelhecimento.

Indivíduos que exercem esforço repetitivo, em que um grupo de articulações é forçado constantemente, também correm risco de desenvolver a osteoartrite. Os principais sintomas são dores intensas e, conforme o tempo, rigidez e irregularidade da cartilagem.

O diagnóstico deve ser feito por um especialista e envolve exames físicos e, por vezes, radiografias. O tratamento pode incluir medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, intervenção cirúrgica.

Leia também: Como cuidar da saúde do idoso — 9 dicas para incluir na rotina

Médico aplicando tala em mulher idosa
A osteoartrite, também conhecida como artrose, provoca a degeneração das cartilagens que revestem as articulações.

Fibromialgia

A fibromialgia não é uma doença autoimune, mas pessoas acometidas por ela costumam ter outras patologias crônicas e inflamatórias, como explica o Manual MSD. As causas são desconhecidas, mas questões como sono de má qualidade, ansiedade e estresse foram relacionadas ao seu desenvolvimento.

Para quem tem fibromialgia, as sensações de dor são mais intensas porque o cérebro as processa de tal forma. Os sintomas mais comuns, além da artralgia, são rigidez e desconforto generalizado. Ou seja, as dores ocorrem em todo o corpo.

Tecidos moles, como ligamentos e tendões, são os mais afetados. Por esse motivo, desconforto em regiões como o pescoço, ombro, lombar, coxas e braços são comuns. Essas dores incomodam bastante quando se está emocionalmente abalado ou com algum problema e irritação.

O diagnóstico é realizado por meio da observação dos sintomas. Se as dores generalizadas e fadiga persistirem por três meses ou mais, a fibromialgia passa a ser considerada. O tratamento envolve prática regular de exercícios e alongamentos, medicamentos para dor e terapias para lidar com estresse.

baixar e-book sobre a importância da atividade física

Tendinite

A tendinite é uma inflamação dos tendões, muito comum nos joelhos, tornozelos, punhos, cotovelos e ombro. A dor inflamatória irradia para outras regiões do corpo, causando bastante desconforto.

O esforço repetitivo é a principal causa da tendinite e, por esse motivo, é classificada como doença ocupacional. Quando não tratada adequadamente, pode se transformar em quadro crônico. Tratamentos incluem repouso, fisioterapia e uso de medicamentos anti-inflamatórios.

Infecções virais

Infecções virais, como a covid-19 e gripes, podem causar artralgia, uma vez que produzem reações inflamatórias que geram dores musculares e articulares. Nesses casos, trata-se de um quadro agudo.

Prevenção e tratamento

A qualidade de vida é a maior aliada para prevenir e controlar dores articulares e a fraqueza muscular. Manter um estilo de vida saudável com a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e atividades que deem prazer são a chave para viver mais e melhor.

Se você foi diagnosticado com alguma doença crônica, é importante realizar o tratamento com os remédios indicados para dores articulares e musculares, além de investir em um estilo de vida saudável. A prática de exercícios físicos, especialmente, previne a contratura (rigidez permanente) das articulações e fortalece a musculatura, evitando a atrofia.

Conviver com dores articulares pode ser muito difícil. Para aumentar sua qualidade de vida e lidar com o problema, é importante entender as causas e fatores agravantes, assim como técnicas para aliviar o desconforto. Se você gostou desse conteúdo e quer conferir mais informações sobre o assunto, confira o guia completo e gratuito produzido pela Pague Menos, clicando no banner abaixo:

baixar e-book gratuito sobre dores articulares

Assuntos relacionados:

Saúde das articulações: cartilagens precisam de colágeno

Como tratar a artrite e ganhar qualidade de vida

Como aliviar a dor na coluna

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico