Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Doenças Silenciosas: a importância do check-up

Nem sempre o corpo dá sinais quando estamos doentes, existem diversas doenças silenciosas, e é aí que mora o perigo. A nossa repórter, Ladinne Campi, conversou com diversas pessoas sobre isso, e o Dr. Frederico Linhares, cirurgião vascular, nos explicou o que devemos fazer para prevenir, tratar e conviver com esses problemas. Além disso, falamos também sobre a relevância do check-up.

Confira!

Doenças silenciosas

É sempre assim: primeiro vêm os sintomas, depois a gente desconfia que há algo errado com a saúde, certo? Errado! Nem sempre o corpo dá sinais quando estamos doentes. Existem doenças silenciosas, como diabetes, hipertensão, disfunções de tireoide, hepatite C e HIV. É aí que mora o perigo.

De acordo com o cirurgião vascular Frederico Linhares, “o paciente muitas vezes está bem e não sente alteração. Quando vai fazer um check-up, acaba descobrindo uma doença que pode trazer problemas, como a hipertensão e diabetes, que são maiores nos pacientes com idade mais avançada, embora possa surgir também em jovens”.

Quando fazer check-up

Para definir o período de início do check-up ou o tempo da reavaliação, depende muito da história familiar.

“É comum a gente atender pacientes que têm pais e avós diabéticos ou hipertensos. Isso acontece em torno dos 40 anos ou até antes, dependendo do tipo de doença que o paciente apresenta”, explica o cirurgião.

Hipertensão

Segundo dados estatísticos, 24% da população que vive nas capitais brasileiras têm hipertensão.

“Durante um jogo de futebol com os amigos, senti dor de cabeça, palpitações, ânsia de vômito e fiquei com a pressão alterada. Depois, eu fiz o mapa e todos os testes referentes à pressão e descobri que era hipertenso”, conta o jornalista Demétrio Andrade.

Normalmente, o paciente que tem hipertensão não sente nada. Às vezes, sente dor na nuca, sensação de pressão e mal-estar que não relaciona com algum tipo de problema de saúde.

E quando a hipertensão é diagnosticada, o ideal é realizar, inicialmente, o controle “por meio da mudança dos hábitos de vida, por isso se deve diminuir a ingestão de sal, mudar a alimentação e praticar exercícios”, aborda o especialista.

Quando a pressão está muito elevada, o indicado é usar medicação associada ao estilo de vida saudável, porque fica difícil conseguir controlar a pressão só com remédio.

Diabetes

Em relação a diabetes, que é outra doença silenciosa bastante comum, Frederico Linhares comenta que “só é descoberta por meio de exame de sangue. A glicemia é o açúcar no sangue basal. Quando se está em jejum, é possível ter uma boa ideia de como está esse acometimento do açúcar no sangue”.

Mudança de hábitos

A mudança dos hábitos oferece benefícios para quem tem alguma doença silenciosa. Então, o paciente que adota um estilo de vida saudável e diminui o peso, vai diminuir a chance de ter diabetes e hipertensão, por exemplo, pois melhora as taxas de glicemia no sangue e a pressão.

Isso é essencial para quem tem doenças silenciosas, porque modifica realmente o bem-estar do paciente. Tente se esforçar para conseguir atingir esses níveis de qualidade de vida e hábitos mais saudáveis.

Matéria originalmente veiculada no programa de 1º de setembro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola