Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Doenças Reumáticas: O Que É Importante Saber Sobre Elas

27 out 2019

27 out 2019

No dia 30 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Luta Contra às Doenças Reumáticas, conhecidas popularmente por Reumatismo. Pensando nisso, o Sempre Bem convidou o Dr. Rodrigo Astolfi, que é Ortopedista, pra falar sobre o assunto. Confere aí!

Doenças Reumáticas

No dia 30 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Luta Contra as Doenças Reumáticas, conhecidas popularmente por reumatismo. As doenças reumáticas são tão diversas, que chegam a mais de 150 tipos diferentes. É sobre isso que a gente vai falar agora com Rodrigo Astolfi, que é ortopedista. 

O que são as doenças reumáticas?

molde de articulação com doença reumática

Conforme o ortopedista, as doenças reumáticas que estão sendo lembradas neste dia são alterações do sistema imunológico (sistema de defesa do corpo) que combate as bactérias e os vírus, ou seja, as de origem autoimunes.

Às vezes, esse sistema deveria conseguir diferenciar, por exemplo, que a bactéria é outro ser vivo, e não é você. O sistema deveria atacar só esse indivíduo, mas, às vezes, ele erra e começa a achar que coisas suas devem ser atacadas, como as articulações. Então, o seu corpo começa a atacar suas próprias articulações e juntas.

Por isso, as doenças reumatológicas causam tanta dor nas juntas (joelho, mãos e coluna), logo é difícil de diferenciar de um outro fenômeno que também dá muita dor nas juntas que é chamada fibromialgia, uma dor relacionada com ansiedade e preocupação.

Leia também o artigo (Entenda a relação entre fibromialgia e depressão)

Nesses casos, o reumatologista faz exames de sangue procurando essas alterações no sistema imunológico para poder dizer o que é fibromialgia e a doença reumatológica.

Estima-se que cerca de 12 milhões de brasileiros sofram com algum tipo de doença reumática.

Por que as doenças reumáticas atingem tantas pessoas?

“Os erros do sistema imunológico têm a ver com a genética de cada um. Cada vez mais, a gente tem visto coisas relacionadas à alimentação, como dietas mais saudáveis e as funcionais que tendem a reduzir um pouco a doença”, pontua o médico.

Mas isso não quer dizer que se a pessoa se alimentar corretamente vai evitar esse tipo de problema. Alguns alimentos reduzem processos inflamatórios no corpo e a agressividade do sistema imunológico. Já outros inflamam o organismo.

Confira também (Lúpus: entenda tudo sobre essa doença)

Diagnóstico

Hoje, é feito o diagnóstico, onde se analisa porque o paciente sente a dor, para depois realizar o tratamento.

Quais são as principais doenças reumáticas?

De acordo com Rodrigo Astolfi, as principais doenças reumáticas são:

  • Lúpus que causa alterações na pele e dores nas grandes articulações (joelho, quadril e cotovelo). Às vezes, aparece durante a gravidez.
  • Artrite reumatoide ocasiona dor nos dedos das mãos e dos pés. O sintoma mais frequente é acordar de manhã com a mão dura, por exemplo, sem conseguir fechá-la.
  • Espondilite anquilosante que oferece dores na coluna, deixando-a dura e fazendo com que a pessoa perca a mobilidade nessa região. 
  • Síndrome de Sjögren é uma doença que altera a lubrificação dos olhos e da boca. Essas regiões ficam mais secas.

Veja a reportagem da Ladinne Campi (Dores Articulares: entenda as causas)

O reumatismo tem cura?

"É difícil falar em cura, mas é possível ter um bom controle para a maior parte dos pacientes. As medicações usadas são quimioterápicos que servem para reduzir a inflamação do sistema imunológico", salienta o especialista.

Alguns pacientes conseguem ficar muito bem, porém a cura ainda não existe.

Quando ir ao médico?

Toda dor que persistir há semanas e a pessoa não ficar bem, vale a pena investigar, pois não é normal sentir dor. “Quando essa dor vier acompanhada de perda de peso, febre e quando se tem histórico na família, também é importante procurar um médico”, esclarece Rodrigo.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 27 de outubro de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra