Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dicas Para Esfoliar E Hidratar A Pele

Hoje a dermatologista Raíla Macedo fala da importância da hidratação e da esfoliação na rotina de skincare. Além disso, dá várias outras dicas de cuidados com a pele para quem quer manter o corpo bem cuidado e saudável. Confira!

VIVA O BÁSICO! ESFOLIAÇÃO E HIDRATAÇÃO SALVAM A PELE

Engana-se quem acha que cuidar da pele exige grandes cuidados. É possível manter a cutis íntegra e saudável em dois passos.

Produtos de hidratação e esfoliação são fundamentais para manter a pele saudável. Segundo a dermatologista Raíla Macedo, a esfoliação é um passo que facilita a penetração dos ativos, além de retirar a camada de células mortas. Já a hidratação estimula a renovação celular, atenua manchas e rugas superficiais.

ESFOLIANTES

A médica recomenda o uso de produtos para o rosto. "No mercado, é possível encontrar a opção de sabonete esfoliante, que é muito prática. Os esfoliantes devem ser usados de uma a duas vezes por semana em movimentos leves e circulares, de baixo para cima".

Uma boa dica é lançar mão de itens com ativos associados, como hidratantes. Os produtos cumprem as duas funções e facilitam a rotina de skincare.

Pouca gente sabe que o couro cabeludo também precisa de esfoliação. Atualmente, existem shampoos com essa finalidade - excelentes para regiões descamativas.

Os lábios também são uma região que merecem atenção especial. Quem sofre com descamação e pele repuxando pode fazer esfoliação duas vezes por semana, com produtos adequados. A dermatologista aconselha, ainda, aplicar hidratante na região antes de dormir.

HIDRATAÇÃO

Além dos lábios, outra região que merece destaque são as mãos. "Pessoas que lavam pratos e fazem tarefas domésticas sofrer mais com o ressecamento. É muito comum perceber o ressecamento por conta de produtos de limpeza e álcool em gel", explica a dermatologista.

A área dos olhos costuma sofrer com rugas e linhas finas. "É uma pele fina, difícil de tratar. Por isso, devemos apostar em hidratantes com ativos antioxidantes, como vitamina Q10 e Moringa". Raíla aconselha lançar mão de produtos em sérum ou gel.

Já em relação a peles sensíveis, como a de idosos, normalmente acometidas por descamações, feridas, dermatites e coceira, o hidratante deve ser reaplicado várias vezes ao dia.

Quem tem o pé ressecado deve ter atenção redobrada. As fissuras são dolorosas, por isso, ativos como uréia são recomendados. Concentrações superiores a 10% devem ser usadas apenas em regiões como cotovelos e joelhos.

Óleo de jojoba, manteiga de karité, manteiga de cacau e ceramidas são substâncias benéficas para quem busca hidratação. Também é possível encontrá-los em fórmulas manipuladas.

A médica finaliza destacando que a hidratação começa através de uma ingesta de água satisfatória de, no mínimo, três litros de água por dia.

Você pode gostar

Como controlar a pressão alta: 8 dicas práticas
Saúde

Como controlar a pressão alta: 8 dicas práticas

Como controlar a pressão alta: 8 dicas práticas
Últimas do Sempre Bem

Como controlar a pressão alta: 8 dicas práticas

Sinais de abuso psicológico em crianças
Mente e Comportamento

Sinais de abuso psicológico em crianças