Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Dengue: previna-se no verão

20 jan 2019

20 jan 2019

É preciso lembrar que, no verão, aumentam os riscos de contrair a dengue. Ela se manifesta de diferentes maneiras, dependendo da região do Brasil, e a prevenção é a melhor forma de combater essa doença.

Sintomas

Para o epidemiologista Luciano Pamplona, os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e dor no corpo. No entanto, como é muito comum essa sintomatologia em outras doenças, é importante buscar assistência médica para tentar diferenciar, já no início, que se trata de um caso de dengue ou de outra doença qualquer.

Diagnóstico

Uma boa anamnese clínica e uma boa consulta conseguem detectar a dengue. Para se ter uma confirmação laboratorial, o médico precisa pedir sorologia para provar se é caso de dengue.

Reprodução do mosquito

De acordo com o Ministério da Saúde, em cada região do Brasil, existem depósitos em que o criadouro do mosquito Aedes aegypti dominam de forma diferente. No Norte e Nordeste, é comum a reprodução nos locais usados para acumular água. No Sudeste, ocorre em bromélias e vasos de plantas. No Centro-Oeste, se reproduz no lixo.

Ou seja, a depender da oferta de criadouros em cada região, ocorrerá uma maior condição para a reprodução.

Prevenção

A melhor maneira de prevenção é ter a compreensão de que a fêmea do mosquito Aedes aegypti se reproduz colocando os ovos em locais que tenham água parada. Qualquer possível criadouro que junte água vai ser um potencial local de reprodução desse inseto.

Por isso, evite o acúmulo de água em vaso de plantas, bromélias, caixas d'água, tanques. O uso de repelente também é uma medida para se prevenir das picadas do inseto e não adquirir a dengue.

Muitas pessoas só se lembram de se conscientizar sobre a dengue no verão, que é o pico da epidemia, mas é importante ressaltar que esse cuidado tem que ser durante o ano todo. Todos os paliativos são importantes, mas também é primordial haver a prevenção para evitar que o mosquito nasça.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 20 de janeiro de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra