Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cuidados Com A Voz: Veja Dicas do Especialista

A nossa repórter Criz Campos aproveitou que estava fazendo uma matéria com o fonoaudiólogo Charleston Palmeira sobre cuidados que devemos ter com a voz, e aproveitou pra fazer um bate-bola rapidinho sobre verdades e mentiras sobre o tema. Confira!

Cuidados Com a Voz

Agora a gente vai falar sobre uma das minhas ferramentas de trabalho, que é a voz. Por meio dela, conseguimos comunicar os nossos pensamentos e emoções. Por isso, veja agora quais são os cuidados que devemos ter para manter a voz saudável.

É isso mesmo! Quem trabalha falando ou cantando precisa estar atento para evitar problemas na voz. São várias as profissões que usam a voz como instrumento de trabalho: professores, palestrantes e cantores são algumas delas. Por isso, estamos com Charleston Palmeira, que é fonoaudiólogo.

Como os cantores cuidam da voz

Trabalhar cantando exige um cuidado ainda maior com a voz, pois, como lembra Charleston, “cantar é uma arte, mas também é uma atividade física, Por isso, os cantores têm que tomar alguns cuidados”. 

O Sempre Bem bateu um papo com Os Filhos dos Caras para saber se os cuidados que eles têm com sua ferramenta de trabalho são suficientes.

Wilson Simoninha

O cantor Wilson Simoninha conta que 15 anos atrás teve um problema vocal. “Foi aí que resolvi cuidar, entender e estudar [sobre a voz] e, de lá pra cá, só melhorei”, revela o artista. Simoninha também aprendeu que o jeito de colocar a voz é fundamental para usá-la sem machucar.

Quando se tem uma atividade que vai exigir muito da voz, existe todo um trabalho para deixar as pregas vocais umidificadas. Além disso, para manter a saúde vocal é importante realizar exercícios com o fonoaudiólogo para aquecer a voz.

Segundo Charleston, “muitas vezes é uma rotina dos profissionais: só procurar um fonoaudiólogo quando a voz já está ruim”. O especialista lembra que, além de fazer os exercícios vocais, é importante beber muita água para manter as cordas vocais umidificadas. 

Se os profissionais da música começarem a fazer um trabalho de “fono” antecipadamente, podem evitar esse tipo de problema. Os exercícios vocais aumentam a resistência para que os artistas consigam emitir as notas que desejam e para cantarem durante mais tempo.

Importância de umidificar as pregas vocais

Como o nosso corpo é feito de água, precisamos consumi-la constantemente (pelo menos 2 litros de água todos os dias). “A água que a gente ingere agora só vai entrar nas pregas vocais daqui a duas ou três horas. Por isso, é necessário que a gente esteja sempre bebendo água”, explica Charleston Palmeira.

Como a água atua nas pregas vocais?

As pessoas pensam que ao ingerir água, ela vai passar pelas pregas vocais, mas não é isso que acontece. “A água que a gente ingere umedece a garganta e vai direto para o esôfago, passando para o estômago, intestino e por via sanguínea chega às pregas vocais”, ressalta o fonoaudiólogo.

Max Viana

Um dos segredos do cantor para melhorar sua voz é usar um aparelho portátil com soro  fisiológico para fazer a nebulização. 

Charleston concordou com a dica de Max, mas fez uma observação: “se usar o nebulizador até duas horas antes do show, as secreções podem ir descendo e ele pode ter uma voz de pior qualidade. Por isso, precisa de orientação profissional”.

Qual a importância do soro?

O soro faz uma limpeza e ajuda na assepsia, fazendo com que a respiração seja processada mais facilmente.  

Evitar gritos

Outra dica do Max é evitar gritos durante um jogo de futebol para não ficar rouco. “Se o cantor vai precisar da voz na segunda-feira, mas no domingo vai ao estádio, é importante saber o limite de uso que tem da sua voz. Se souber dosar, não vai faltar”, orienta o fonoaudiólogo.

Léo Maia

Já Léo Maia declara que nunca fez nada para cuidar da voz, mas segue os cuidados repassados pelo seu pai, como: beber muita água, utilizar mel e própolis. 

De acordo com Charleston, dá para identificar que o Léo tem uma voz enrouquecida. Ele precisa tomar cuidado com esses mitos, por exemplo, que o mel é bom para a voz, gema de ovo cozido, gargarejar água oxigenada. Nada disso vai atuar na musculatura da voz.

A maçã é boa para a voz?

A maçã é uma amiga da voz, porque favorece a mastigação e ganha força nos articuladores, além de ter um efeito adstringente, limpando as secreções que estão mais grudadas na garganta. Contudo, a fruta não deixa a voz bonita, apenas higieniza.

Dicas para pessoas que não trabalham com a voz

O ideal é que a pessoa articule bem as palavras, facilitando a expressão dos seus sentimentos por meio da voz. Isso também passa pelo bom uso vocal, saber cuidar do aparelho fonador e não ficar rouco.

“A fonoaudiologia está aí para ajudar as pessoas a se comunicar melhor”, declara o fonoaudiólogo. E todos podem se beneficiar dos exercícios para as cordas vocais, viu!

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 20 de outubro de 2019.

Você pode gostar

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico
Mente e Comportamento

PodSempre: Solange Almeida fala sobre carreira, gordofobia e cigarro eletrônico