Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como o esporte ajuda a superar a Síndrome do Pânico

Sabia que realizar atividade física é essencial para a saúde física e mental? O Sempre Bem ouviu a secretária executiva Edy Almeida pra saber como ela fez do esporte uma ferramenta para ajudá-la a superar a síndrome do pânico. Assista e compartilhe!

Sobre a síndrome do pânico

Estima-se que entre 4 e 6 milhões de brasileiros sofram com a síndrome ou transtorno de pânico.

Caso de superação: Edy Almeira

A secretária executiva Edy Almeida começou a sentir os sintomas da doença aos 24 anos.

Na ocasião, psiquiatras recomendaram o uso contínuo de remédios antidepressivos, mas a solução veio através da prática regular de exercícios físicos. "Eu abracei a ideia e comecei a me movimentar. Primeiro, me matriculei em uma academia, mas foi na corrida que eu encontrei a minha cura."

Para ela, os benefícios envolveram bom humor, alegria e maior facilidade em resolver situações. "Eu sentia liberdade, empoderamento e vontade de ser uma pessoa mais gentil."

Quando questionada sobre como era a sua vida antes do esporte, Edy é enfática: "Com a síndrome do pânico, eu sentia muito medo de morrer... Eu sempre fui uma pessoa muito saudável e que gosta de viver intensamente. De repente, essa síndrome chegou e me abateu". A boa notícia é que, graças ao esporte, hoje ela se considera curada.

Caso de superação: Adriano Soeiro e Davi Max

Nas ruas, a opinião é unânime: O ciclista Adriano Soeiro sente que consegue dormir melhor, é mais produtivo no trabalho e vive com mais qualidade de vida. Para Davi Max, disposição é o melhor benefício.

A psiquiatra Dafne Albuquerque explica que uma vida longe do sedentarismo proporciona bem-estar físico e psicológico devido a liberação de endorfina.

De acordo com a psicóloga Tamires Mesquita, pessoas que convivem com indivíduos com algum problema mental devem exercitar a empatia, sem julgamentos e com acolhimento.

Já a médica ressalta: "Às vezes, alguém está tão focado no problema que não vê outra saída ou solução. Neste sentido, a rede de apoio e o suporte social ajuda a abrir a visão e mostra que existem outros caminhos, que perpassam pela ajuda especializada, para superar da melhor maneira possível.

A Pague Menos, primeira rede de farmácias presente em todos os estados e no Distrito Federal, sempre promovendo o esporte, o lazer, o bem-estar para cuidar da saúde dos brasileiros, agora é a Patrocinadora Oficial da Seleção Brasileira. Essa parceria marca o aniversário de 40 anos da Pague Menos em 2021.

Fonte: Dafne Albuquerque (psiquiatra).

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola