Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como emagrecer e evitar o efeito sanfona

Se tem uma coisa que incomoda quem passa pelo processo de emagrecimento é efeito sanfona. Além das constantes mudanças na própria aparência, ele também pode interferir na saúde. Conheça alguns hábitos que ajudam a emagrecer com saúde e evitar esse desconforto.

Pelo fim do efeito sanfona

Um emagrecimento eficaz, saudável e duradouro depende de hábitos de vida constantes.

Quando comemos um alimento rico em carboidratos, há uma elevação muito alta da insulina. O problema é que a insulina é o hormônio que mais aumenta o nosso peso.

Além disso, conforme ingerimos açúcar, o corpo ganha resistência à insulina. Em outras palavras, isso dificulta a entrada do açúcar na célula, e já que nada se perde no nosso corpo... Adivinha aonde o açúcar vai parar?

Emagrecimento rápido x emagrecimento com saúde

Sobre o emagrecimento rápido, a nutróloga Tayná Athayde pontua que, na literatura, há relatos de que o emagrecimento rápido está relacionado com a manutenção do peso maior a longo prazo. "As pessoas focam em calorias e esquecem que devemos priorizar a qualidade dos nossos alimentos, através de comida de verdade".

A digital Influencer Yasmin Sosa ressignificou a sua relação com a comida. "Eu engordava e emagrecia com facilidade. Já fiquei dias sem comer para alcançar um objetivo que não me fazia bem", confessa.

A nutróloga explica que o efeito sanfona é responsável pela flacidez da pele, pois as fibras de colágeno podem romper. A fisioterapeuta dermatofuncional Talita Bessa complementa: "Existe a flacidez muscular e a flacidez tissular, que é a flacidez da pele. Um outro prejuízo trata-se do envelhecimento precoce. Por isso quando o processo de emagrecimento é organizado e bem orientado, esses impactos são minimizados".

Atenção ao metabolismo

O metabolismo também é afetado por conta das dietas restritas. O componente genético é outro ponto a ser analisado: "O nosso metabolismo tem um componente genético, mas também vai depender de hábitos. Para mantê-lo acelerado, é preciso praticar atividades físicas e comer bem, com atenção e mastigando devagar. Também é fundamental dormir na hora certa e ter momentos de lazer. Tudo vai contribuir para o emagrecimento correto, que é muito mais fácil manter durante toda a vida", finaliza a médica.

Dicas para evitar o efeito sanfona

Segundo o nutricionista Sandoval Albuquerque, a dica é evitar os açúcares (branco, mascavo, refinado, light), os farináceos, corantes (aditivos químicos) e gordura trans, que provoca inflamação e agride a microbiota.

De acordo com ele, são quatro os pilares fundamentais para obter êxito no emagrecimento:

• alimentação natural;

• gestão do estresse e da ansiedade;

• exercício físico constante;

• sono reparador.

Gostou do post? Aproveite e veja também 9 segredos para emagrecer com saúde e qualidade de vida!

Você pode gostar

Dengue, chikungunya e zika: entenda cada uma das doenças
Saúde

Dengue, chikungunya e zika: entenda cada uma das doenças

Dossiê da vacina BCG: tudo o que você deve saber
Saúde

Dossiê da vacina BCG: tudo o que você deve saber

Albinismo: entenda a respeito desta condição
Saúde

Albinismo: entenda a respeito desta condição