Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Celulite: conheça causas e tratamentos para esse incômodo

O termo “celulite” rende mais de 70 mil buscas todos os meses no Google, o que com certeza é um sinal de que esse probleminha incomoda muita gente — e que as pessoas querem saber o que, afinal, são esses furinhos na pele e como é possível evitá-los e tratá-los. Neste post, você aprende mais sobre o assunto. Siga na leitura!

O que é celulite

Fica muito mais difícil lutar contra um problema quando a gente não sabe nem do que se trata, e por isso é importante começar explicando o que é a celulite, e ela nada mais é do que a inflamação do nosso tecido celular, causada pelo acúmulo de água, gordura e toxinas logo abaixo das camadas superficiais da pele.

Causas da celulite

A formação da celulite se dá por uma combinação de fatores genéticos e estilo de vida. Enquanto a genética determina se a pessoa é mais ou menos propensa ao acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo, questões como sedentarismo e má alimentação são os principais causadores do problema.

Tudo começa quando as células de gordura chamada adipócitos, que se concentram logo abaixo das camadas superiores da pele, começam a ficar maiores do que o normal. Esse crescimento acaba espremendo os vasos sanguíneos, o que causa uma lentidão no fluxo de oxigênio e nutrientes e, por sua vez, o acúmulo de toxinas que causam inflamação local.

As inflamações e o acúmulo de líquidos começam a causar essas deformidades na pele, enquanto as fibras do tecido começam a se enrijecer e repuxar, dando origem aos famosos “furinhos”.

Ilustração: adipócitos inchados provocando a celulite.

Por que é mais comum em mulheres?

Os hormônios são substâncias químicas produzidas e secretadas por glândulas e órgãos do nosso corpo, e que participam de diversos processos do organismo. O estrogênio é um hormônio presente em abundância no corpo feminino, e é justamente ele que dá origem às formas curvadas como os seios, as coxas e as nádegas.

Essas formas curvadas, por sua vez, são modeladas a partir do acúmulo estratégico de gordura nas devidas regiões — e quem disse que o hormônio não acaba facilitando a retenção de gordura em outros lugares também? Pois é.

É por conta do trabalho do estrogênio no corpo que as mulheres são bem mais suscetíveis à celulite que os homens, que também possuem o hormônio, mas em muito menos quantidade.

Tipos de celulite

Para falar sobre os tipos, é importante deixar claro que isso que conhecemos como celulite é uma questão estética. Existe, ainda, uma doença chamada celulite infecciosa, que é causada por uma bactéria e não tem nada a ver com o acúmulo de líquidos e gordura sob a pele e, portanto, não entra nesta categorização.

A celulite sobre a qual estamos falando aqui se divide em quatro categorias, relacionadas ao seu grau, que é determinado por meio da análise de suas características.

Entenda os aspectos dos 4 graus de celulite.

Grau 1

Tipo mais leve de celulite, aqui as irregularidades não são visíveis na pele “ao natural”. Pequenas ondulações e furinhos aparecem apenas quando ela é comprimida e, neste estágio, ainda não há acúmulo de gordura, apenas de líquido.

Grau 2

Neste caso as irregularidades da pele já aparecem sem que ela precise ser apertada, mas as ondulações e furinhos ainda são discretos. Quando isso acontece, a filtragem das toxinas pelo sangue já está um pouco comprometida, e por isso os inchaços começam a se tornar visíveis.

Grau 3

No grau 3 os nódulos já são bastante visíveis e podem ser sentidos com o toque, bem como começarem a ficar doloridos e serem acompanhados de varizes.

Grau 4

As celulites em grau 4 já apresentam nódulos bastante grandes, rígidos e bastante doloridos que prejudicam intensamente a circulação sanguínea da região.

Como prevenir a celulite

A melhor forma de prevenir a celulite é apostar em hábitos saudáveis que, inclusive, são benéficos para diversas outras áreas da vida. Atente aos três principais:

Não se esqueça de tomar água

O consumo recomendado de água para um adulto saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é de dois litros diários. A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, o que inclui a circulação sanguínea, uma grande envolvida no processo de formação da celulite.

Cuide da alimentação

Uma alimentação saudável e balanceada deve ser baseada principalmente em legumes, verduras, frutas e grãos: que possuem alta quantidade de nutrientes e baixo teor de gordura, açúcar e sódio. Os industrializados e ultraprocessados, por sua vez, estão do outro lado da balança e, portanto, são grandes aliados da celulite.

Industrializados e ultraprocessados estão no topo da lista de alimentos que causam celulite.

Pratique exercícios físicos

Por fim, a prática regular de atividade física atua tanto na melhora da circulação sanguínea quanto na diminuição do acúmulo de gordura no corpo, atuando contra esses dois gatilhos combinados da formação da celulite.

Tratamentos

Os hábitos saudáveis listados acima não funcionam apenas para a prevenção da celulite, mas também como forma de minimizá-las e tratá-las. Além disso, existem opções de procedimentos estéticos que apresentam melhora a curto prazo — mas, a médio e longo prazo, precisam ser aliados aos bons hábitos, não existe milagre.

A drenagem linfática, a carboxiterapia e a radiofrequência são três opções que se destacam entre os procedimentos recomendados para a melhora no aspecto da celulite.

Por fim, existem também medicamentos que podem ser utilizados (com recomendação médica) para reduzir a celulite, e eles podem ser encontrados na farmácia de manipulação da Pague Menos, que trabalha com as melhores matérias-primas para criar fórmulas exclusivas para a necessidade de cada paciente e oferecer tratamento de altíssima qualidade para as mais diversas queixas. Para conhecer melhor sobre este serviço, é só clicar no banner abaixo!

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola