Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Celulite: Sintomas, Tratamentos E Causas

24 fev 2019

24 fev 2019

Quem é que não gosta de ter pernas bonitas, hidratadas e livre de incômodos, como celulites e problemas como varizes, hein? É unânime! Todo mundo quer ter pernas bem cuidadas. 

Por isso, o Sempre Bem foi saber quais os tratamentos e como se prevenir das varizes e celulites. 

Celulite

95% das mulheres após a puberdade sofrem com o aspecto de casca de laranja na pele, cheia de furinhos. De acordo com a dermatofuncional Karla Bessa, a celulite é uma afecção que acomete as áreas que as mulheres mais odeiam, como bumbum, região das coxas (parte posterior e interna). 

Tudo inicia por uma lentidão do fluxo sanguíneo linfático, que forma o edema, acúmulo de líquido nessa região. Isso vai gerar dificuldade na nutrição do tecido, formando a fibrose, que são fibras internas no tecido que começam a repuxar em algumas áreas. Esse processo vai ocasionar o aspecto de relevo cutâneo, chamado de casca de laranja.

“O principal vilão para o aparecimento das celulites, principalmente, em mulheres é o açúcar. Para cada molécula de carboidrato que a pessoa ingere, ela retém quatro de água”, explica Maryna Landim, nutróloga.

Confira também (A Vilã Celulite. Saiba Como Prevenir E Amenizar)

Alimentos mocinhos e vilões da celulite

Doces em geral, massas e refrigerantes contêm açúcar, ou seja, a gordura que acumula na pele, favorecendo o surgimento de inflamações e dos temidos furinhos da pele. Dê preferência a uma alimentação saudável e equilibrada com itens naturais. Não se esqueça de beber bastante água. 

Conforme a nutróloga, para se manter um corpo bacana e livre de celulites, é fundamental se alimentar bem e com o que vem da natureza, ter uma boa ingesta de água, sono de tranquilidade e reparador, para que tudo no organismo funcione perfeitamente.

Saiba mais (Desafios da Boa Nutrição no dia a dia)

 

Procedimentos estéticos

Outra boa pedida é lançar mão dos procedimentos estéticos. A personal trainer Suyane Maria, por exemplo, está cumprindo o protocolo direitinho, porque ainda dá tempo para o carnaval. “Foi realizado um protocolo para minhas celulites, a fim de ajudar nessa reta final do carnaval, e os resultados são maravilhosos”, conta.

Em relação a esse protocolo, a fisioterapeuta dermatofuncional Gabrielle Dias comenta que sua paciente está fazendo carboxiterapia duas vezes por semana e radiofrequência uma vez por semana. Com isso, trabalha tanto a celulite quanto a flacidez. 

Carboxiterapia

Injeta-se gás carbônico na região a qual se deseja trabalhar, e ela vai aumentar o suporte sanguíneo, fazer síntese de colágeno e vai melhorar gordura e o aspecto da celulite. 

Radiofrequência

A radiofrequência trabalha a flacidez e melhora o aspecto da celulite. “A pele vai ficar mais tensionada e disfarçar mais a celulite, porque vai melhorar o seu grau”, ressalta a fisioterapeuta dermatofuncional.

Graus da celulite

  • Grau 1: só é perceptível com a contração da região
  • Grau 2: é perceptível em repouso, ou seja, sem contração
  • Grau 3: ao deitar de barriga para baixo, os furinhos ficam perceptíveis
  • Grau 4: além da textura acentuada, causa desconforto até na hora de sentar

Drenagem linfática

Além da carboxiterapia e radiofrequência, existem outros procedimentos que podemos usar a nosso favor, como a drenagem linfática. “Quando o paciente chega com um pouco de retenção de líquido, a drenagem vai melhorar esse aspecto, diminuir o volume e melhorar a parte circulatória. Deve ser feita pelo menos uma vez também por semana”, aborda Gabrielle.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 24 de fevereiro de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra