Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Cabelos Tingidos - Saiba O Que É Fato E O Que É Fake

Tingir o cabelo é um jeito infalível de mudar o visual e, claro, de mostrar ao mundo a nossa personalidade: seja mais clássica, seja moderna ou até mesmo, mais ousada. Só que entrar para o time das coloridas é coisa séria e, se feito da maneira errada, pode trazer um resultado totalmente oposto ao esperado. Quer saber quais cuidados tomar? Então, se liga aqui.

Cabelos Tingidos: Fato e Fake

Tingir o cabelo é um jeito infalível de mudar o visual e, claro, de mostrar ao mundo a nossa personalidade, seja clássica, seja moderna ou até mesmo mais ousada. Mas entrar para o time das coloridas é coisa séria e, se feito da maneira errada, pode trazer um resultado totalmente oposto ao esperado.

De acordo com o cabeleireiro Andrew Jackson, quando a mulher vai tomar essa decisão de tingir os fios de cabelo, fazendo mechas ou coloração, ela precisa levar em conta vários fatores: quantidade de fios brancos, se já tem algum processo químico no cabelo, e qual a altura de tom ela quer atingir. Para isso, é importante perguntar a um profissional e estar muito bem-informada.

Para ajudar todas essas mulheres que pintam os cabelos, o Sempre Bem veio desmistificar as dúvidas da mulherada, dizendo se é fato ou fake.

Pode fazer escova progressiva e descolorir o cabelo?

Fake! “A escova progressiva usa um processo químico que acaba decapando os fios do cabelo, deixando-o mais fino. A coloração ou a mecha também faz o mesmo processo. Se você intensifica isso, vai ter uma quebra muito maior do fio do cabelo”, responde o especialista. 

Leia também (Efeito iluminado: como cuidar dos cabelos com mechas)

É importante que as mulheres fiquem atentas a essas escovas progressivas, pois muitas vezes vêm com outros nomes disfarçados. A dica é verificar a composição na embalagem do produto desse procedimento, conversar com o profissional e tomar a decisão certa.

Ser loira danifica os fios?

Fake! De acordo com Andrew Jackson, isso não danifica os fios. Hoje em dia, os processos químicos para descoloração dos fios vêm auxiliados por diversos tratamentos, como hidratação. A indústria cosmética evoluiu nesse sentido, por isso, a mulherada pode ficar loira sem medo.

Leia o artigo (Loira, loiríssima: um estilo de ser!)

O que danifica mesmo é não cuidar, porque, quando se fica loira, os cuidados precisam ser redobrados e feitos da maneira correta, resultando em um cabelo saudável.

Quem pinta o cabelo deve evitar banhos de piscina?

Fato! Existem várias pesquisas que mostram que o processo químico de descoloração dos fios abre toda a cutícula. Com isso, a pessoa fica com o cabelo mais esponjoso, poroso e suscetível à absorção do cloro. 

Não deixe de conferir a reportagem (Beleza Primavera-Verão: cuidados para a estação)

Quem tem cabelo colorido pode usar chapinha e babyliss?

Fato! “Pode sim, não há contraindicação nenhuma, contanto que você proteja bem os fios. Existem leave-in com protetor térmico e reparadores de pontas para te ajudar na proteção. Afinal de contas, é um processo mecânico, onde a chapinha e o babyliss vão a um grau muito alto de temperatura. Isso pode danificar os fios se você faz um uso constante”, conta o cabeleireiro.

O uso frequente de tintura faz cair o cabelo?

Fake! A indústria cosmética está muito evoluída e, hoje em dia, existem produtos maravilhosos aliados à coloração e descoloração. Então, é possível, sim, fazer tintura sem medo. 

Deixar a tintura no cabelo mais tempo faz a cor ficar mais intensa?

Fake! Para Andrew, nos processos químicos de coloração e descoloração existem um tempo de ação do produto desenvolvido pelo fabricante. Depois disso, o produto para de fazer efeito no cabelo.

Para cuidar melhor do seu cabelo, leia ainda o artigo (Amigas da beleza: as melhores vitaminas para pele e cabelos

Teste de mecha é indicado antes de qualquer coloração?

Fato! “Isso é verdade e a gente tem batido muito nessa tecla. Como não conhecemos o cabelo da cliente, pois é a primeira vez que vai ao salão, é possível que ela tenha feito outro processo químico. É bom fazer o teste para ter segurança e saber até onde vai poder abrir aquele fio de cabelo e mudar aquela cor”, pontua Andrew Jackson.

Pintar o cabelo sujo é melhor?

Fake! Isso existe há muito tempo, vem das nossas avós ou de nossas mães. É uma coisa da cultura popular tingir os fios com os cabelos sujos. 

É comprovado que é bom que a pessoa esteja com o cabelo limpo para que o poro do cabelo e a cutícula estejam abertos e absorvam melhor o produto na hora da coloração, das mechas ou de qualquer processo químico.

Coloração estraga mesmo os fios?

Fake! Não estraga. A indústria cosmética está muito evoluída e as colorações estão cada vez mais com processos químicos de tratamento e de hidratação para garantir fios saudáveis mesmo com uso de química.

Conteúdos relacionados:

Matéria originalmente veiculada no programa de 20 de outubro de 2019.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola