Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Bronzeado com Saúde. Como evitar o envelhecimento precoce

07 jul 2019

07 jul 2019

Muitas famílias aproveitam as férias pra viajar, ir à praia, desfrutar de uma piscina, ou colocar o bronze em dia. Então o Sempre Bem trouxe algumas dicas pra você conseguir aquele bronze perfeito, mas sem agredir a pele e a saúde. Confira!

Sol, praia, férias… será que as pessoas estão cuidando da saúde e da pele nesse período do ano? Antes de se expor ao sol, é preciso adotar medidas preventivas para não agredir a pele e evitar doenças.

Bronzeado com saúde

Os principais cuidados para se proteger do sol na praia são: usar protetor solar com FPS alto, viseira, óculos. Ficar em locais com sombra e beber muita água também ajudam a cuidar da pele. Mas, infelizmente, tem muita gente que se esquece dessas medidas e acaba correndo o risco de adquirir câncer de pele, insolação, dentre outros problemas.

De acordo com a dermatologista Monique Marie, “o uso do protetor solar é indicado a partir dos 6 meses de idade. Antes disso, o ideal é que a criança não se exponha ao sol. Caso haja a exposição, é importante que a proteção seja feita com chapéus, camisas com FPS e protetores solares próprios para crianças porque minimizam o risco de alergias”.

Leia o artigo (Como escolher protetor solar para pele oleosa)

Como escolher o protetor solar

Há muitas dúvidas em relação à escolha do protetor solar ideal para cada tipo de pele. Segundo a dermatologista, para a pele clara, é indicado um produto com FPS alto; quem tem pele acneica deve usar o tipo oil free e não comedogênico; para a pele com tendência a ter manchas, o ideal é o filtro solar com cor; pessoas com pele seca devem usar produtos com ação anti-idade; e produtos com ação calmante para pele sensível.

Para curtir as férias sem preocupação e garantir um bronzeado com saúde, é importante que a exposição solar seja num período antes das 10h e após as 15h. Para Monique Marie, “as pessoas que estão no Nordeste, região que têm uma incidência maior de radiação solar devido à posição geográfica, devem se bronzear até as 9h e de preferência após as 16h”.

Lembrando que mesmo em qualquer horário de exposição solar, o protetor não pode ser esquecido. Ele tem que ser colocado e reaplicado a cada três horas. Em casos de suor excessivo ou prática de esporte, é indicada a reaplicação do produto de duas em duas horas.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 7 de julho de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra