Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Benefícios do Riso Para Uma Vida Saudável

03 nov 2019

03 nov 2019

Sabe aquele ditado "rir é o melhor remédio"? Ele é superválido, viu. Rir só traz benefícios e tem influência direta na melhora de quem passa por algum tratamento. Então, a nossa repórter, Criz Campos, foi até o Hospital Gênesis acompanhar uma sessão de terapia do riso com a Trupe do Riso. Quer saber mais? Confere aí!

Rir é o melhor remédio

Quando a gente se cuida, passamos a sorrir mais. E o riso retribui trazendo mais saúde para o nosso corpo. Quer saber como? Confira o Sempre Bem de hoje e conheça os benefícios do riso para uma vida saudável.

Sabe aquele ditado popular: “rir é o melhor remédio”. Ele é superválido, pois rir só traz benefícios e tem influência direta na melhora de quem passa por algum tratamento. 

“O riso traz vários benefícios para as pessoas. É preciso lembrar que para rir mais, se deve pensar em experiências gratificantes. Sorrir é uma postura de aceitação com relação à vida”, ressalta Diana Gurgel, psicóloga. 

É por isso que hoje a Criz Campos foi a um hospital com a Trupe do Riso para acompanhar o trabalho deles de espalhar alegria para todo mundo.

Trupe do Riso

Levar alegria é sempre uma troca e rir é benefíco para todos. De acordo com a Vânia de Sousa (palhaça Chuaá) por meio do improviso, a gente busca o riso. E os benefícios que isso traz é a reflexão de como foi o impacto daquele trabalho e a vibração com os resultados.

“O nosso grupo tem mais de 10 pessoas. Eu adoro fazer esse trabalho e é uma parte do meu dia a dia que me deixa muito feliz. Para mim, isso é muito importante”, explica Samara Gomes (palhaça Geleia Gelatina de Mocotó)

Benefícios da terapia do riso

Conforme Ana Maria Chagas, gerente de enfermagem, a terapia do riso se torna pra gente uma integração com a terapia do hospital. Hoje, ela é parte integrante do nosso tratamento. 

Quando o paciente sorri, ele aumenta o índice de endorfina e a questão imunológica, com isso, desenvolve as defesas do organismo e auxilia na melhoria no seu quadro geral. 

“Ver essa animação proporciona conforto, leveza e alegria para dar continuidade à vida. A gente nem lembra que está em um hospital”, declara Fábio Lima, administrador.

Como funciona a terapia

A aposentada Fátima Vasconcelos revelou que a terapia do riso é maravilhosa, pois a pessoa tira um tempo da sua vida para doar ao próximo e deixar o dia do outro mais alegre. 

Para os pacientes que estão sendo medicados ou em tratamento nos hospitais, essa terapia atua como um canal de alegria entre a Trupe do Riso e essas pessoas.

“Acessar o risível dentro do hospital é bem difícil, porque você entra no quarto e não sabe o que vai acontecer nem a pessoa que está lá. Por isso, a gente se despede de um monte de coisas e entra no quarto aberto a tudo para tentar tirar o paciente do momento em que se encontra”, salienta Vânia de Sousa.

Ao receber a Trupe do Riso no hospital, a comerciante Aline Gurgel, que está prestes a ter neném, contou que sente leveza e felicidade, e seu filho vai nascer num momento de alegria. “Se todo mundo tivesse essa oportunidade de relaxar um pouquinho e se entregar ao riso, seria o início de uma nova vida muito mais feliz”, acrescenta Nara Lima, analista comercial.

Sorriso e Riso

Para a psicóloga, o sorriso é um movimento mais discreto, pois mexe mais com os músculos da face. Já o riso é uma gargalhada que mexe com mais músculos e com o corpo inteiro. 

É interessante que as pessoas tenham essas gargalhadas com o intuito de perceber esses benefícios a longo prazo, pois todo poder de cura e renovação virão com as gargalhadas, que são sensações boas e duradouras.

Dicas para ter um sorriso bonito

Segundo o dentista Jório da Escóssia, para ter um sorriso bonito é preciso de cuidados, como escolher um bom creme dental, escova de dente, fio ou fita dental. Além disso, a atenção com a escovação é fundamental, principalmente, escovando também a língua. “O sorriso é a beleza da alma. Não existe um sorriso bonito sem dentes bonitos”, finaliza.

Conteúdos relacionados

Matéria originalmente veiculada no programa de 3 de novembro de 2019.

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra