Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Benefícios Da Relação Entre Avós E Netos

A relação dos avós com os netos é cheia de amor, carinho e cuidado, né? E essa relação é superimportante no ambiente familiar. A pandemia impediu que muitos netos visitassem os seus avós, mas sempre há uma forma de se adaptar. Confira como várias famílias têm mantido esse contato tão especial!

“Ser avó é voltar a ser criança... É curtir, é ter uma nova vida, uma segunda vitalidade, é amar incondicionalmente” (Jamysa Loreto – Aposentada e Modelo)

Os nossos netos hoje foram os nossos filhos ontem. Por isso, temos que tratá-los com carinho, já que eles são uma continuação da nossa família. Ser avó é tudo de bom nessa vida!” (Fátima Monte – Aposentada)

AMOR QUE TRANSCENDE GERAÇÕES

O que todas as avós tem em comum é o tamanho do amor pelos netos. Afinal, dizem que avós são pais em dobro ou pais com açúcar... E essa doce missão tem muitas vantagens! A estudante Ana Júlia Mateus, de 11 anos, sabe bem: “A minha avó me pede para ajudar a usar e televisão ou telefonar para alguém, e o meu avô me ensina sobre a Bíblia e conta muitas histórias da sua infância”.

A psicóloga Ranielly Rangel explica que a troca entre gerações é benéfica, uma vez que ambos podem falar do seu universo. "Os avós podem contar todas as experiências que viveram, já que as relações e a forma de se portar eram diferentes." Disso, resta muito aprendizado que os idosos adoram partilhar. Por outro lado, no mundo de hoje, com tanta tecnologia - em que os avós não tiveram acesso – eles podem aprender com os netos, se ambas as partes quebrarem a resistência.

A escrevente Francisca Mateus, mãe de Ana Júlia, conta que o papel dos avós é decisivo na educação da filha: “Eu passo o dia trabalhando e eles, que convivem mais, assumiram a responsabilidade de corrigir, ensinar e transmitir os verdadeiros valores para a formação do caráter”. Francisca revela, no entanto, que a convivência nem sempre é benéfica: “Eles gostaram de fazer a vontade dela e eu acho que isso se torna um pouco prejudicial, principalmente quando tiram a minha autoridade”.

A avó Francinete Mateus confessa: “Eu não pergunto, simplesmente faço o que eles gostam. É por isso que eles são tão apegados a nós. Sempre buscamos agradar e fazer o que os pais não fazem”.

CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL

A psicóloga ressalta que muitas vezes, essas relações fomentam conflitos entre os pais e os avós. “Os pais querem dar uma educação mais rígida, equilibrada e com limite. Já os avós querem fazer com os netos o que não conseguiram fazer com os filhos”.

A chave para viver em harmonia, segundo a profissional, é negociar o que os pais acreditam que é mais importante e necessário. Isso evita, inclusive, que as crianças e adolescentes fiquem em dúvida sobre as regras e orientações que devem seguir.

Quando os avós respeitam os limites impostos pelos pais, não estão deixando de amar os netos”. (Ranielly Rangel – Psicóloga)

AMOR QUE TRANSCENTE A DISTÂNCIA

Todo esse apego entre avós e netos foi sentido, mais do que nunca, durante essa pandemia. A separação forçada mexeu com muitas famílias e para os idosos que são do grupo de risco, não é fácil lidar com a saudade dos netos. A aposentada Fátima teve que se adaptar a única alternativa possível: “O meu filho reúne os meus netos e a minha nora e conversamos por vídeochamada. Até confeccionei uma roupa típica de festa junina e dancei para eles. É uma forma de matar a saudade e mostrar que estou bem”, diverte-se.

Ranielly destaca que muitos avôs e avós aproveitaram o período pandêmico para se atualizarem no universo digital como forma de se aproximarem dos netos. “Isso traz benefícios para autoestima, pois esses avôs tornam-se participativos e passam a interagir com o universo dos mais jovens”.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola