Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Benefícios Da Dança De Salão

Benefícios Da Dança De Salão. Para falar sobre os benefícios da dança para o corpo, a nossa repórter Criz o Campos conversou com especialistas no assunto. Quer saber quais são os benefícios? Acompanhe o vídeo!

Muitos casais aproveitam a dança para fortalecer o relacionamento e, de quebra, cuidar da saúde do corpo e da mente. Por isso, o Sempre Bem mostra os benefícios da dança, essa arte que já uniu tantos casais apaixonados.

O professor de dança de salão Carlinhos Araújo lembra que quem dança seus males espanta. “Não se vê ninguém triste na aula, é um momento em que se esquece dos problemas e, além disso, ajuda na saúde mental já que exige capacidade de decorar os movimentos (memória), traz alegria e prazer”.

A professora de educação física Kriz Franchi acrescenta:

·         Melhora da resistência;

·         Queima calórica;

·         Força;

·         Flexibilidade;

·         Ritmo;

·         Mobilidade articular;

·         Foco;

·         Alívio do estresse;

·         Memórias afetivas;

·         Autoestima;

·         Empoderamento.

E engana-se quem pensa que a aula é leve, hein?! É mais do que possível ter um trabalho de condicionamento físico e resultados potentes tanto quanto em uma academia. “Existe a memória corporal. Trabalho com muitos alunos com Alzheimer, que não lembra de muita coisa, mas que quando começam a dançar dominam as coreografias porque o corpo não esquece”, ressalta Carlinhos.

Outros pontos a se observar são a postura e o equilíbrio. Portanto, a dança é para todos, de crianças à idosos. O professor de dança de salão Carlos Heber da Silva ressalta que a dama tem um papel diferente do cavaleiro na dança, por isso, trabalha-se exercícios diferentes. No caso do homem, por exemplo, o ponto alto é trabalhar a elegância.

A aposentada Helena Costa pratica dança há cerca de 5 anos e, para ela, movimentar o corpo significa ter saúde. “Parece que estou em outro lugar, é um prazer. Tenho 73 anos e me alimento bem, nunca fumei... Qualidade de vida é um conjunto”, acredita. 

O professor de artes marciais Danilo Mota e a arquiteta Nathália Benevides se conheceram no forró e hoje são um lindo casal. “Passamos seis meses conversando e nos encontrando nos forrós para dançar. Durante a quarentena, a paixão pela modalidade se intensificou e começamos a fazer aula de Zouk. De fato, a dança nos uniu”, acreditam.

Quando tratam-se dos benefícios, Danilo e Nathália sentem uma melhora no fortalecimento muscular, mobilidade articular, alongamento, respiração, sem falar nos benefícios mentais, que incluem relaxamento, conexão com as pessoas e novas amizades. “Dança é uma forma de comunicação. Conseguimos até perceber se o corpo do outro do outro está diferente – mais tenso ou descontraído. Através dessa arte nos conhecemos e conhecemos o outro”, revela Nathália.

Você pode gostar

Presente do Dia dos Avós: 7 ideias para comemorar a data
Mente e Comportamento

Presente do Dia dos Avós: 7 ideias para comemorar a data

Dengue, chikungunya e zika: entenda cada uma das doenças
Saúde

Dengue, chikungunya e zika: entenda cada uma das doenças

Dossiê da vacina BCG: tudo o que você deve saber
Saúde

Dossiê da vacina BCG: tudo o que você deve saber