Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Autoestima E Autocuidado: Como Alcançar O Amor-Próprio?

A autoestima é muito importante para alcançar a felicidade, pois ela possibilita a sensação de bem-estar consigo mesmo. Mas, o que fazer para elevar a autoestima? Investir em autocuidado e amor-próprio é uma das dicas da psicóloga Ranielly Rangel. Entenda mais sobre esse assunto no #SempreBem de hoje. Acompanhe o vídeo!

Para ser feliz, a gente precisa se aceitar do jeito que a gente é. Mas, como chegar a essa autoaceitação e alcançar a autoestima? A psicóloga Ranielly Rangel explica que autoestima é conseguir encontrar qualidades entendendo que não somos perfeitos. “Ter uma noção de quem você é, saber como é a sua autoimagem a partir do seu próprio olhar – longe de comparações, entender que você tem utilidade e também ter autoconfiança, sem a necessidade de aprovação das outras pessoas. Apesar da autoestima ser uma construção desde a infância, é possível trabalhá-la já na fase adulta, a partir do autoconhecimento”.

AUTOESTIMA X VAIDADE

Muitas pessoas confundem autoestima com vaidade. A profissional esclarece que a vaidade é um dos pilares da autoestima e muitas pessoas têm uma visão mais superficial. “Vejo mulheres dizendo que associam autoestima à uma ida ao salão ou que se vestem para atender um conteúdo social. As redes sociais intensificam o superficial e isso dificulta a autopercepção crítica.”

Quando perguntada sobre a diferença entre autoaceitação e autoestima, Ranielly pontua que a aceitação vem a partir do que conhecemos. “Primeiro, precisamos conhecer e confiar em nós mesmos, ter uma validação da minha imagem sob o meu próprio olhar para, de fato, poder me aceitar”.

Quando o assunto é amor-próprio, a aposentada Nilde Costa, de 74 anos, reconhece que tem de sobra. Para manter a autoestima, ela não abre mão de praticar atividade física e fazer aulas de dança. “Também tenho uma série de cuidados com a minha alimentação: não como glúten, frituras e consumo alimentos naturais. Outro cuidado frequente é com a pele. Na rotina diária, uso água micelar, um bom hidratante à base de ácido hialurônico e, claro, um protetor solar com vitamina E, que combate o envelhecimento precoce.” Por fim, Nilde revela que a suplementação de vitaminas é fundamental para repor vitamina C, vitamina B12, ferro, zinco, selênio e outros nutrientes essenciais nesta fase da vida.

Segundo a psicóloga Ranielly Rangel, como o próprio nome já diz, autocuidado é o ato de cuidar de si mesmo, o que é precioso é válido. “Temos o hábito de estar sempre cuidando do próximo – inclusive, às vezes, até para se validar e se sentir importante. Este autocuidado é uma forma de se sentir capaz para cuidar do outro”.

Quando perguntada de que formas esse autocuidado pode ser colocado em prática, a profissional explica que pode ser um momento de skincare, uma saída com os amigos, uma boa leitura, escutar uma boa música, tomar um banho relaxante... “Devemos identificar, dentro da personalidade, o que é que faz bem, é agradável e nos faz sentir úteis”.

AUTOESTIMA X QUALIDADE DE VIDA

Para a instrutora de Yoga Ielw Felicio, autocuidado é palavra de ordem. Aliás, mais que isso: é um propósito de vida. “Eu não abro mão de viver em contato com a natureza. Essa sensação nutre a minha alma, pois viver com consciência é o que proporciona qualidade de vida.” Ela explica que a percepção do alimento também envolve a autoconsciência do que cai bem e do que nutre o corpo. “Tudo impacta a autoestima. Ela é um reflexo de todas as nossas escolhas”, acredita.

A autoestima das crianças também deve ser trabalhada para que reverbere ao longo da vida. “Pais devem permanecer atentos se a criança está se comportando de formas que são esperadas e validar, elogiar, dar os parabéns. Ela deve entender o quanto ela é preciosa e útil para essa família e o seu meio de convivência”.

Você pode gostar

Criança no celular: como isso afeta o crescimento?
Mente e Comportamento

Criança no celular: como isso afeta o crescimento?

Tipos de depilação: entenda mais sobre cada uma delas
Beleza

Tipos de depilação: entenda mais sobre cada uma delas

O que é transição capilar: voltando ao cabelo natural
Beleza

O que é transição capilar: voltando ao cabelo natural