Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Skincare para pele madura: saiba quais são os ativos essenciais!

O envelhecimento da pele é um processo inevitável para todos nós. E essa mudança, que é natural do organismo, diminui a produção de elastina e colágeno, duas proteínas responsáveis por dar volume e firmeza à derme. Como resultado, ela se torna mais fina, flácida e ressecada, condições que favorecem a formação de linhas finas.

Essas mudanças pedem cuidados específicos, sendo assim, o skincare para pele madura deve ser atualizado com ativos antioxidantes e hidratantes que restauram a epiderme.

Neste conteúdo, você fica sabendo quais ativos são esses e como montar uma rotina skincare para pele madura e apoiar a longevidade da sua derme. Confira!

Ah, e só lembrando que uma consulta com a sua dermatologista de confiança é fundamental para receber uma rotina de cuidados específica para o seu tipo de pele.

e-book de cuidados com a pele

Características da pele madura

O colágeno e a elastina são duas proteínas fundamentais quando pensamos na estrutura da pele. São essas substâncias que dão volume e firmeza. A partir dos 20 anos começamos a perdê-las, mas é só depois da menopausa que os sinais do envelhecimento cutâneo ficam ainda mais evidentes.

Outras mudanças são a produção mais baixa de umidade, tornando a pele mais seca, e o surgimento de manchas, especialmente nas áreas que foram expostas excessivamente ao sol ao longo do tempo. 

O dermatologista Franklin Veríssimo explica que a pele fica mais fragilizada e sensível com o envelhecimento. “Notamos o aparecimento de rugas e linhas finas, que ficam cada vez mais evidentes. Na região dos olhos, onde a pele é naturalmente mais fina, esse efeito é maior. Paralelamente, vamos perdendo hidratação, assim como as características de uma pele jovem: viço, maciez e firmeza.”

Skincare para pele madura: os melhores ativos

Com tantas peculiaridades, a pele madura exige uma rotina de skincare específica. Na etapa de limpeza, é indicado usar um sabonete ou gel suave para preservar a camada lipídica natural da derme e, assim, não haver desidratação. 

O protetor solar é indispensável tanto no rosto quanto no corpo. Albeisa Santiago, que é modelo, lembra que, durante a juventude, falava-se pouco sobre proteção solar. “Essa exposição sem proteção gerou manchas nas mãos, no colo e rosto”, lamenta.

Segundo o dermatologista, alguns ativos presentes nos produtos de skincare para pele madura têm ação clareadora em manchas. São eles:

  • alfa-arbutin: uniformiza o tom da pele e suaviza manchas
  • ácido tranexâmico: atenua a aparência do melasma, manchas de acne e manchas causadas pela exposição solar
  • ácido kójico: tem ação clareadora, ameniza linhas finas e uniformiza a pele
mulher negra fazendo skincare para pele madura.
O melhor skincare para pele madura deve incluir a etapa de hidratação para devolver umidade às células.

Outra etapa fundamental da rotina de cuidados com a pele madura é a hidratação. “É um passo importante para o bom funcionamento das células que, quando estão com níveis adequados de umidade, mancham menos a cútis.” Toda pele precisa ser hidratada, inclusive a oleosa

De acordo com Veríssimo, os melhores ativos para esta finalidade são:

  • niacinamida: hidrata e regenera a derme
  • glicerina: considerada uma opção mais acessível de hidratação
  • retinol: reduz linhas finas, estimula a renovação celular e melhora a textura e a firmeza da pele
  • derivados da vitamina A (retinol e granactive retinoide): promovem a renovação celular 

Esses ativos, conforme o dermatologista, costumam ser mais irritantes, logo, pessoas de pele madura devem começar usando-os aos poucos, em dias alternados.

Outros ativos importantes são os antioxidantes, substâncias que evitam os radicais livres, que são moléculas que aceleram o envelhecimento da pele. 

Um dos antioxidantes mais conhecidos é a vitamina C, que ajuda a manter as fibras de colágeno e as estruturas celulares da pele íntegras. No entanto, o resveratrol é um outro ativo que vem ganhando destaque nas pesquisas e, claro, nas prateleiras.

O resveratrol é um ingrediente presente no vinho tinto e encontrado no cacau, nas frutas vermelhas e na casca e nas sementes de uvas vermelhas e pretas. Ele tem propriedades capazes de eliminar os radicais livres e proteger a pele do fotoenvelhecimento e do estresse oxidativo.

Os benefícios desse ativo em produtos para a pele madura incluem melhora da aparência de linhas finas e rugas, maior firmeza para a derme, combate à hiperpigmentação e redução da vermelhidão. 

Os ácidos são um universo à parte. Dependendo da indicação, podem ser boas pedidas nessa fase da vida. “O ácido glicólico é um ativo que promove a renovação celular e é considerado uma boa opção para quem não tolera a vitamina A”, explica o dermatologista.

“O ácido mandélico também atua na uniformização do tom de pele e pode ser usado por pessoas de pele madura. O ácido salicílico também é maravilhoso.”

Nas farmácias, é possível encontrar alguns peelings que podem ser feitos em casa, embora não sejam tão efetivos quanto os procedimentos realizados por profissionais. “Gera efeito e é melhor do que não cuidar da pele. Porém, a pedida é sempre contar com a ajuda de um especialista e aliar tratamentos ofertados em consultório com o homecare.

Agora que você conhece os melhores ativos para montar seu cronograma de skincare para pele madura, chegou a hora de pedir as fórmulas. Na Farmácia de Manipulação da Rede Pague Menos, você pode pedir todos os seus dermocosméticos para começar a cuidar da sua derme. É só clicar na imagem abaixo!

farmácia de manipulação pague menos.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola