Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Ativos Para A Pele Madura

ATIVOS Para A PELE MADURA. Com o passar do tempo a Pele fica mais Fina e Sensível. Por isso, o skincare dedicado a essa Pele Madura deve ser mais específico. No Sempre Bem de hoje, trouxemos Dicas de Cuidados para a Pele. Quer saber que dicas são essas? Acompanhe o vídeo!

O colágeno e elastina são fundamentais quando se pensa em estrutura da pele. A partir dos 20 anos começamos a perdê-los, mas, depois da menopausa, os sinais do envelhecimento ficam ainda mais evidentes.

O dermatologista Franklin Veríssimo explica que a pele fica mais fragilizada e sensível com o envelhecimento. “Nota-se o aparecimento de rugas e linhas finas, que ficam cada vez mais evidentes. Na região dos olhos, onde a pele é naturalmente mais fina, esse efeito é maior. Paralelamente, vamos perdendo hidratação, assim como as características de uma pele jovem: viço, maciez e firmeza”.

Com tantas peculiaridades, a pele madura exige uma rotina de skincare com cuidados específicos. O protetor solar é indispensável tanto no rosto quanto no corpo. A modelo da maturidade Albeisa Santiago conta que, durante a juventude, pouco se falava sobre proteção solar. “Essa exposição sem proteção gerou manchas nas mãos, colo e rosto”, lamenta.

ATIVOS DA BELEZA

O especialista esclarece que alguns ativos presentes em dermocosméticos têm ação clareadora. São eles:

·         Alfa arbutin

·         Ácido tranexâmico

·         Ácido kójico

Outro ponto fundamental é a hidratação da pele. “A hidratação é importante para o bom funcionamento das células que, quando estão bem, mancham menos a cútis. Toda pele precisa ser hidratada”. Ainda de acordo com Franklin, os melhores ativos para esta finalidade são:

·         Ácido hialurônico: ajuda a manter a água na pele

·         Niacinamida: hidrata e regenera a pele

·         Glicerina: considerada uma opção mais acessível

·         Retinol

·         Derivados da Vitamina A (retinol e granactive retinoid): promovem a renovação celular. “Lembro que esses ativos costumam ser mais irritantes, logo, pessoas de pele madura devem começar usando-os aos poucos”, aconselha.

Os famosos antioxidantes são substâncias que evitam os radicais livres, vilões que favorecem o envelhecimento da pele. Um dos mais conhecidos é a vitamina C, que ajuda a manter as fibras de colágeno e estruturas celulares da pele íntegras. No entanto, o resveratrol é um outro antioxidante que vem ganhando destaque nas pesquisas e, claro, nas prateleiras.

Os ácidos são um universo à parte. Dependendo da indicação, podem ser boas pedidas nessa fase da vida. “O ácido glicólico é um ativo que promove a renovação celular e é considerado uma boa opção para quem não tolera a vitamina A. Já o ácido mandélico também causa um efeito de uniformização do tom de pele e pode ser usado por pessoas de pele madura. O ácido salicílico também é maravilhoso”.

O dermatologista acrescenta que nas farmácias é possível encontrar alguns peelings que podem ser feitos em casa, embora não sejam tão efetivos quanto os procedimentos realizados por profissionais. “Gera efeito e é melhor do que não cuidar da pele. Porém, a melhor pedida é sempre contar com a ajuda de um especialista e aliar tratamentos ofertados em consultório com o homecare.”, finaliza.

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos