Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Asma: como controlar e ter mais qualidade de vida?

Uma boa respiração é fundamental para a saúde. Por isso, hoje, a alergologista Paula Albuquerque e a farmacêutica Jamille Martins, falam sobre a asma e alguns aspectos que garantem qualidade de vida para quem possui doenças respiratórias. Assista e saiba mais.

A asma não tem cura, mas pode ser controlada. Continue a leitura e saiba como!

O que é Asma?

A asma é uma doença inflamatória brônquica. Quando o brônquio está inflamado, dificulta a passagem do ar, causando dificuldade de respirar, tosse e dor no peito. Segundo a alergologista Paula Albuquerque, existem diversas características individuais que favorecem a asma. "Uma delas é a genética. Pacientes filhos de asmáticos têm uma chance maior de desenvolverem a doença. Doenças alérgicas e e o ambiente também influenciam", explica.

Como deve ser o ambiente para pessoas asmáticas?

Pacientes asmáticos precisam ter uma casa limpa para evitar exposição a possíveis alérgenos, como ácaros, poeira, pólen e fumaça.

Como é feito o diagnóstico da doença?

De acordo com a profissional, o diagnóstico da asma é clínico e espirométrico. "A espirometria é um exame que avalia os volumes pulmonares. Quando o paciente tem uma inflamação brônquica, isso fica claro. Também leva-se em consideração a história do paciente, histórico familiar, sibilância (chiado), tosses, mudanças climáticas, exercícios e queixas diárias".

Como é o tratamento da doença?

Por volta da adolescência, a asma costuma entrar em remissão, ou seja, os episódios diminuem, principalmente em pacientes com quadros mais leves. Já na terceira idade, a doença pode retornar. "De fato, existem pacientes com quadros mais graves e sintomas durante toda a vida."

O primeiro passo do tratamento consiste na mudança do estilo de vida. "Cuidar do ambiente, fazer atividade física e se alimentar bem para estimular positivamente o sistema imunológico. Também existem medicações", esclarece a alergologista.

A farmacêutica da Pague Menos Jamille Martins explica que as bombinhas são a primeira linha de escolha para tratamento. "São dispositivos que possuem a medicação no seu interior e, diferente dos medicamentos orais, não passam pela circulação, tornando o efeito ainda mais rápido."

Jamille reforça que o serviço Clinic Farma, da Pague Menos, oferece acompanhamento a pacientes asmáticos. "Nós, farmacêuticos, traçamos um plano de cuidado, visto que a asma não tem cura mas pode ser controlada. Nesse programa, ajudamos o paciente a viver sem limitações, orientando sobre o uso da medicação e do estilo de vida".

Qual a realação da Asma x COVID-19?

A asma é uma doença inflamatória do pulmão. Em caso de infecção por um vírus que também gera uma inflamação pulmonar, o desfecho pode ser pior. Por isso, a recomendação é que pacientes do grupo de risco mantenham os cuidados redobrados.

Como o esporte pode ajudar a controlar a asma?

A professora Renatha Pascoal começou, ainda na infância, a apresentar sintomas de asma. "Tenho lembranças de ir para o hospital de madrugada. Eu sempre fui muito alérgica e tinhas crises frequentes, por isso, os médicos recomendaram praticar natação. Foram 4 anos nadando e tive uma melhora significativa. Além disso, eu também tomava antialérgicos e usava a bombinha".

Ela conta que depois de adulta, a solução foi praticar corrida de rua. "Me inscrevi em uma corrida e comecei a treinar. Foi bem difícil no começo por conta do cansaço respiratório, mas consegui concluir a minha primeira corrida de 5 KM. Hoje, eu não uso mais as bombinhas, não tenho alergias e vivo com qualidade de vida, graças ao esporte".

A alergologista Paula Albuquerque reforça, entretanto, que muitos pacientes têm a impressão de que curaram a asma. "Gosto de reforçar que a asma não tem cura. Os sintomas podem diminuir ao longo da vida adulta, mas isso não anula a importância de ter um bom acompanhamento profissional", finaliza.

CBF e Pague Menos

A Pague Menos, que sempre coloca a saúde em primeiro lugar, tem o maior orgulho de investir no esporte e na atividade física. Não é à toa que ela se tornou a Patrocinadora Oficial da Seleção Brasileira. É a saúde e o esporte caminhando juntos por mais qualidade de vida.

Agora que você já sabe como a Asma pode ser controlada e tratada, veja nosso artigo sobre a Bronquite x Asma: quais são as diferenças?

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola