Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Amor-Próprio: Veja A Beleza Que Existe Em Você

09 jun 2019

09 jun 2019

O amor-próprio é o principal e mais importante sentimento que devemos nutrir. Aceitar-se é se livrar de tabus e ser mais autoconfiante. Além disso, amar o que você vê no espelho é um exercício diário e muito benéfico. Saiba mais sobre isso conferindo a matéria!

“Se a gente não se amar, como é que a outra pessoa vai amar a gente? Se eu vejo vários defeitos em mim, a outra pessoa vai ver muito mais. Se eu digo que sou bonita e me amo, fica mais fácil para os outros perceberem também”, revela a agrônoma Mayara Mader.

Autoestima, autoaceitação e amor-próprio

Como é que a autoestima é trabalhada em você? Se olha no espelho, coloca uma roupa e fala que está bonita? A agrônoma fala que sempre se achou bonita, mas teve um momento da vida que engordou e precisou se identificar sendo uma mulher gorda e bonita.

Para Diana Gurgel, terapeuta cognitivo-comportamental, as pessoas precisam se aceitar e se amar. Se você é gordo, não tem problema que alguém diga isso, pois não é algo pejorativo. É importante que as pessoas aceitem o seu corpo e a imagem que têm, além de saber que elas podem romper com os padrões da sociedade.

Uma loja de roupa faz parte da autoestima e da felicidade das mulheres, porque é um ambiente em que se sente mais bonita e melhor. “A roupa é uma forma de libertação e de mostrar quem você é”, conta Mayara.

Padrões de beleza

A sociedade impõe um padrão para o gordo e o magro. Por que uma pessoa que é gorda e tem um biotipo diferente não pode usar uma coisa que seja titulada para magra? Quem determinou isso?

“Quando temos amor-próprio, entendemos que somos dignos do melhor, de que merecemos ser felizes e tudo que ajude no crescimento positivo. Temos a melhor imagem de nós mesmos, de quais são as qualidades e sentimos competência e capacidade”, salienta a terapeuta cognitivo-comportamental.

A dica da Mayara para as pessoas que têm o seu mesmo biotipo é o amor-próprio, olhar para as partes do seu corpo (principalmente as que não gosta tanto) com carinho para modificar a maneira como as olha.

Culto ao corpo nas redes sociais

A questão de rede social influencia muito hoje em dia no amor-próprio. Por isso, muitas pessoas fazem o culto ao corpo, seguem alguns perfis específicos e tentam se aproximar daquilo como se fosse a receita da felicidade.

Mayara Mader declara que tem outra visão, porque seguir musas fitness, por exemplo, causava muita insatisfação para ela. Então, optou por acompanhar uma youtuber que falava sobre body positive e gordofobia, pois isso a representava e identificava.

De acordo Diana Gurgel, é importante usar as redes sociais para encontrar pessoas com quem você se identifica. Isso é bom porque o indivíduo vê que não é o único e tem sempre alguém parecido e que pensa igual.

Ritual de beleza e cuidados 

Amar a si mesmo significa se cuidar por completo. E o ritual de beleza diário é sagrado para muitas pessoas. “O meu amor próprio se perfaz nos cuidados com corpo, rosto, cabelo e, principalmente com a hidratação do corpo. Cuidar da aparência ajuda a aumentar a autoestima e melhora a sensação de bem-estar”, aborda Ana Cristina Lima, delegada.

Conteúdo relacionado

Matéria originalmente veiculada no programa de 9 de junho de 2019.

 

Você pode gostar

A importância do magnésio para a saúde
Saúde

A importância do magnésio para a saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo
Saúde

Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo

Miss Universo ressalta a beleza negra
Beleza

Miss Universo ressalta a beleza negra