Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Açúcar X Envelhecimento Da Pele

Todos nós já sabemos que o consumo excessivo de açúcar pode ocasionar aumento de peso, diabetes, e muitas outras doenças. Mas, e os resultados disso na pele?

Nossa repórter Ladinne Campi conversou com profissionais da saúde para saber mais sobre os efeitos e como tratar adequadamente nossa pele. Confira a matéria.

Flacidez, rugas e inflamação: uma alimentação rica em açúcar afeta a saúde da pele?

Pouca gente sabe, mas as guloseimas, tão presentes na nossa alimentação, podem prejudicar o maior órgão do corpo humano: a pele. Segundo o nutricionista Sandoval Albuquerque, o açúcar em excesso faz com que o organismo produza mais insulina.

"Nem sempre o nosso corpo consegue absorver uma quantidade muito grande de açúcar. Também é importante observar o índice glicêmico dos alimentos, que é, justamente, a velocidade com que esse açúcar cai na corrente sanguínea." Diante de tudo isso, o corpo produz radicais livres, levando ao processo de glicação.

A dermatologista Patrícia Brasil explica: "A glicação trata-se da ligação entre a glicose nas fibras de colágeno e elastina, prejudicando, assim, a tonicidade e elasticidade da pele".

Para evitar o envelhecimento da pele, é só parar de comer doce?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o açúcar não está presente apenas em alimentos doces. "Estamos falando de carboidratos. Os do tipo refinado e industrializado são extremamente prejudiciais."

Sandoval pontua, ainda, que uma pele saudável também depende da saúde intestinal. "Alimentos ricos em açúcares são repletos de corantes, ou seja, aditivos químicos que comprometem a absorção de ômegas, vitaminas do complexo B, biotina, ácido pantotênico e zinco."

A enfermeira Rosa Montezuma sempre foi vaidosa. Para ela, o primeiro passo para manter a beleza em dia é cuidar da alimentação. "Tenho bons hábitos há mais de dez anos. Essa rotina me ajuda a manter a beleza e, claro, a autoestima." Ela conta que bebe muita água e evita consumir alimentos com corantes, dando preferência a frutas e verduras.

O que acontece se eu continuar comendo açúcar em excesso?

O nutricionista pontua que o açúcar pode deixar a pele irritada, oleosa e inflamada. Além disso, há a retenção hídrica, responsável pelas temidas olheiras. Patrícia complementa: "A pele perde a tonicidade e fica envelhecida. Por isso, precisamos lançar mão de substâncias que combatem a glicação: antioxidantes e antiglicantes." São eles:

• Luteína;

• Picnogenol;

• Vitamina C;

• Vitamina E (resveratrol);

Produtos com essa tecnologia impedem que o açúcar se junte às fibras de colágeno e elastina, amenizando os impactos do açúcar e a destruição das fibras, além de frear o envelhecimento precoce.

Rosa conta, ainda, com uma rotina de skincare personalizada. "Na clínica, realizo a aplicação de ácidos. Já em casa, os cuidados são diários. Sei que manter uma pele jovem e saudável só depende de mim", finaliza.

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola