Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Açúcar X Envelhecimento Da Pele

Todos nós já sabemos que o consumo excessivo de açúcar pode ocasionar aumento de peso, diabetes, e muitas outras doenças. Mas, e os resultados disso na pele?

Nossa repórter Ladinne Campi conversou com profissionais da saúde para saber mais sobre os efeitos e como tratar adequadamente nossa pele. Confira a matéria.

Flacidez, rugas e inflamação: uma alimentação rica em açúcar afeta a saúde da pele?

Pouca gente sabe, mas as guloseimas, tão presentes na nossa alimentação, podem prejudicar o maior órgão do corpo humano: a pele. Segundo o nutricionista Sandoval Albuquerque, o açúcar em excesso faz com que o organismo produza mais insulina.

"Nem sempre o nosso corpo consegue absorver uma quantidade muito grande de açúcar. Também é importante observar o índice glicêmico dos alimentos, que é, justamente, a velocidade com que esse açúcar cai na corrente sanguínea." Diante de tudo isso, o corpo produz radicais livres, levando ao processo de glicação.

A dermatologista Patrícia Brasil explica: "A glicação trata-se da ligação entre a glicose nas fibras de colágeno e elastina, prejudicando, assim, a tonicidade e elasticidade da pele".

Para evitar o envelhecimento da pele, é só parar de comer doce?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o açúcar não está presente apenas em alimentos doces. "Estamos falando de carboidratos. Os do tipo refinado e industrializado são extremamente prejudiciais."

Sandoval pontua, ainda, que uma pele saudável também depende da saúde intestinal. "Alimentos ricos em açúcares são repletos de corantes, ou seja, aditivos químicos que comprometem a absorção de ômegas, vitaminas do complexo B, biotina, ácido pantotênico e zinco."

A enfermeira Rosa Montezuma sempre foi vaidosa. Para ela, o primeiro passo para manter a beleza em dia é cuidar da alimentação. "Tenho bons hábitos há mais de dez anos. Essa rotina me ajuda a manter a beleza e, claro, a autoestima." Ela conta que bebe muita água e evita consumir alimentos com corantes, dando preferência a frutas e verduras.

O que acontece se eu continuar comendo açúcar em excesso?

O nutricionista pontua que o açúcar pode deixar a pele irritada, oleosa e inflamada. Além disso, há a retenção hídrica, responsável pelas temidas olheiras. Patrícia complementa: "A pele perde a tonicidade e fica envelhecida. Por isso, precisamos lançar mão de substâncias que combatem a glicação: antioxidantes e antiglicantes." São eles:

• Luteína;

• Picnogenol;

• Vitamina C;

• Vitamina E (resveratrol);

Produtos com essa tecnologia impedem que o açúcar se junte às fibras de colágeno e elastina, amenizando os impactos do açúcar e a destruição das fibras, além de frear o envelhecimento precoce.

Rosa conta, ainda, com uma rotina de skincare personalizada. "Na clínica, realizo a aplicação de ácidos. Já em casa, os cuidados são diários. Sei que manter uma pele jovem e saudável só depende de mim", finaliza.

Você pode gostar

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais
Beleza

Como cuidar do cabelo ondulado? Dicas para seus fios naturais

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Tumor no cérebro: conheça sintomas, tipos e tratamentos