Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

2021 E A Pandemia

Sem dúvidas, este início de 2021 está sendo marcado por muita expectativa e questionamentos quanto à pandemia da Covid-19. Afinal, quais serão os cuidados com a saúde daqui pra frente? Como será com relação à vacina? Fique por dentro de tudo, vendo a nossa matéria!

2021 e Pandemia: expectativas e cuidados no ano novo

Covid X Saúde

O início de 2021 foi marcado por expectativas e dúvidas sobre o rumo da pandemia e de como serão os cuidados com a saúde daqui para frente. Por isso, o Sempre Bem conversou com a infectologista Terezinha Silva Leitão para esclarecer as maiores dúvidas da população.

A vacina funciona igual para todo mundo? Provavelmente sim. Durante os testes, escolhem determinadas populações que geralmente são adultos. Normalmente, excluem gestantes, crianças e idosos, mas é possível estender a efetividade da vacina para as populações que não foram testadas. Dessa forma, pode-se dizer que a vacina vai cobrir toda a população mundial.

Com relação a vacina, há idade mínima para ser vacinado? Provavelmente sim, mas a expectativa é que a maioria ou quase todo mundo possa ser vacinado, embora dependa de cada vacina. Temos uma variedade muito grande de vacinas de vírus inativados, de RNA e DNA. Por isso, cada imunizante tem especificidades e precisamos aguardar a orientação dos Fabricantes.

Uma vacina funciona igual para todo mundo? Tudo indica que sim. Temos a expectativa de que a vacina englobe toda a população, mas precisamos lembrar que também depende da resposta individual de cada um. O que se espera é que a maioria das pessoas respondam ao imunizante.

Quem teve Covid-19 precisa tomar vacina? Sim. Os anticorpos tem um tempo de vida médio, que desaparecem com o tempo. Por isso, a pessoa fica suscetível a uma nova infecção. Com a vacina, é possível dar um reforço e manter a imunidade, mas não sabemos por quanto tempo a vacina vai proteger. É possível que tenha uma proteção semelhante à Influenza, que é anual. Dessa forma, ela entra no calendário anual de vacinação.

A vacina será em duas doses? A maioria sim. A primeira dose protege em partes e, na segunda dose, o paciente recebe um novo estímulo à resposta imune, fazendo com que o organismo produza uma quantidade de anticorpos muito maior.

E em relação às reações adversas? As mais frequentes já são conhecidas e não foram graves. Isso prova a segurança da vacina.

A médica explica, ainda, que as fake news - com a de que a vacina modifica o DNA - devem ser esclarecidas. Segundo ela, não é possível modificar um DNA que já existe e faz parte das nossas células. "Nenhuma vacina penetra no núcleo da célula e faz mudanças. Ela sempre atua no interior da célula, mas não no núcleo, onde fica o DNA. Para mim, a vacina é o maior avanço da humanidade, pois ela prolongou a nossa expectativa de vida, que já foi de 40 a 50 anos."

Covid X Finanças:

Muita gente está apostando na vacina como o primeiro passo para melhorar de vida, especialmente quem está se virando de muitas formas para conseguir pagar as contas no final do mês. Esse é o caso da porteira Aline Matias, que perdeu o emprego na pandemia. "Eu trabalhava como segurança de eventos, primeira classe a parar e última a voltar. O que me ajudou neste período foi o Auxílio Emergencial. Hoje, felizmente, voltei a trabalhar e estou me reorganizando", comemora.

Aline explica, ainda, que não tem o hábito de guardar dinheiro e se diz desorganizada financeiramente. Na pandemia, dependeu de amigos e parentes para pagar as contas. O economista Mário Monteiro aconselha que se faça um plano de vida. "O que você pretende fazer em 2021? Quais são os gastos? Quais são as aquisições? Além disso, é preciso ter uma reserva financeira. Isso precisa ser uma meta, um objetivo de vida".

Covid X Futuro:

A expectativa é que a máscara e o distanciamento social continuem. "Precisamos ir aos poucos até a gente ter segurança de que toda a população foi vacinada e que não há mais circulação viral. Somente neste cenário poderemos dispensar a máscara e voltar a aglomerar. Por enquanto, temos um longo caminho que provavelmente durará todo o ano de 2021", explica a infectologista Terezinha Silva Leitão.

Com o Covid-19 em alta, uma série de outras doenças não deixaram de existir e merecem atenção. A médica explica que devido a pandemia, em 2020 muitas pessoas não atualizaram o calendário de vacinação e que as vacinas precisam ser repostas em 2021.

A administradora Wivi Nogueira conta que na família, vacinação é uma prioridade e dá algumas dicas para manter o calendário de vacinação em dia neste período. "Procuramos sempre o mesmo posto de saúde e, antes de vacinar, eu sempre telefono para verificar se tem estoque. Como tenho um bebê de 1 ano e 3 meses, organizamos de forma que o meu esposo entra primeiro e, em seguida o bebê". Ha alguns anos, a administradora teve câncer de mama, por isso, faz parte do grupo de risco. "Tenho cuidado redobrado com a saúde e mantenho a minha caderneta de vacinação com as datas, doses e reforços. As vacinas disponibilizadas estão sempre em dia!", comemora. Já em relação ao filho, não é diferente. "Confirmo com a pediatra o calendário do período. A vacinação é uma forma de blindar o nosso organismo contra as doenças, por isso, é uma prioridade."

A médica infectologista Terezinha Silva Leitão aconselha a aproveitar o período para observar a carteira de vacinação das crianças e idosos. "Existem vacinas específicas para cada público e precisamos nos unir e nos prevenir de todas as doenças", finaliza.

Fonte: Terezinha Silva Leitão (infectologista)

Você pode gostar

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros
Últimas do Sempre Bem

No Ad: conheça o movimento que retira anúncios de vídeos de primeiros socorros

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber
Saúde

Guia sobre diabetes: o que você precisa saber

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola
Mente e Comportamento

PodSempre: Sheila Mello conta sobre assédio que sua filha sofreu na escola