Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como planejar uma gravidez? 11 pontos para considerar

Sonha em ter filhos, mas não sabe como planejar uma gravidez? Confira 11 pontos para considerar e começar a se organizar.


Atualizado em:

Tempo estimado: 10 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como planejar uma gravidez? 11 pontos para considerar

Saber como planejar uma gravidez é algo bastante importante para um casal que sonha em ter filhos, mas que deseja fazer isso no tempo certo. Há muitos benefícios em se organizar com antecedência para uma gestação, tanto para a saúde da mamãe, como do bebê e a família em geral. 

Planejamento para engravidar: por que é benéfico?

Uma gestação sem planejamento pode assustar qualquer casal. Afinal, uma gravidez sempre requer muitas coisas, como uma vida financeira estável, a saúde da mamãe em dia e, também, um relacionamento saudável entre os futuros papais. Quando nenhum desses quesitos está em equilíbrio, a espera de um filho pode se tornar um momento de muito medo e estresse. 

Conhecer os benefícios de engravidar de forma mais organizada pode ser um bom incentivo para que o casal pense no assunto com mais calma e que a gestação aconteça no momento ideal. Veja agora as vantagens!

Evitar frustrações 

Apesar de ainda ser tabu, é necessário afirmar que uma gravidez no momento não esperado pode, sim, gerar frustrações. Planos adiados, propostas que precisam ser recusadas, enfim, esses são alguns exemplos de situações que podem ocorrer por falta de planejamento gestacional. 

Quando o casal está de acordo sobre o momento certo de ter um bebê, ambos podem organizar melhor a vida individual, os sonhos e os propósitos, sem ter que abrir mão de um para ter outro. 

A gravidez é uma etapa importante na vida de quem almeja ter filhos, mas, antes disso, também é igualmente necessário que os pais estejam bem consigo mesmos, realizados e resolvidos com os próprios desejos. Por isso, a dica é pensar com calma em tudo o que você quer fazer antes do pequeno chegar e começar a colocar em prática. 

Cuidar de si mesma

Não há dúvidas de que ter um filho, na maior parte das vezes, pesa mais para o lado da mãe. Culpa, medo e ansiedade são sentimentos que perseguem uma mulher na maternidade, na tentativa de dar conta de tudo e garantir que o pequeno fique bem — mesmo que essas responsabilidades sejam de ambos os lados do casal. 

Por isso, antes de entrar nesse universo, é essencial cuidar bem de si. Olhe para as suas necessidades, os seus sonhos e tudo o que tem vontade de fazer, pois nos próximos anos a vida vai mudar muito. 

Como planejar a gravidez
Para quem está planejando a gravidez, vale pensar em tirar um tempo para cuidar de si e aproveitar mais a própria companhia. 

Se você sente que precisa tratar do seu emocional, esse é o momento. Ou se quer fazer uma viagem dos sonhos com a liberdade de não ter filhos, faça agora. É importante aproveitar bem essa fase que antecede a gestação. 

Gerenciar a sua carreira

Este é um benefício que vale para ambas as pessoas do casal. O planejamento para engravidar é ótimo para quem tem muitas pretensões no mercado de trabalho e sabe que, com a chegada de um bebê, esses sonhos podem ser adiados.

Infelizmente, ainda são muitos os casos de mulheres que desistem das carreiras ou são afastadas do mercado de trabalho porque optam por tornar-se mães. E, obviamente, isso pode ser bastante frustrante e assustador. 

Em um mundo onde mulheres com filhos ainda correm riscos de serem olhadas como menos produtivas ou consideradas “prejuízo” para a empresa, é inevitável não pensar em planejamento.

A gravidez planejada é muito benéfica para quem está pensando em estudar, mudar de carreira ou lutar por um cargo de liderança. Adiar ou antecipar o momento de ser papai e mamãe pode ser essencial para os seus planos profissionais. 

 Evitar problemas financeiros

As despesas com um bebê e a gravidez são elevadas, não há dúvidas. Por isso, organizar-se para o momento da gestação também permite que o casal evite contas indesejadas e não tenha impacto negativo nas finanças. 

Como planejar uma gravidez?

Agora que você conferiu alguns dos benefícios e está decidida a planejar e aprender um pouco mais sobre esse processo, separamos alguns passos para auxiliar você e o seu par. Vamos conferir!

1. Comece pelo diálogo

O primeiro passo para organizar a gestação é uma conversa entre o casal. É preciso que expectativas, desejos e planos estejam bem alinhados, afinal, a chegada de um bebê é um grande acontecimento e deve ser esperado por ambos. 

É muito importante que essa conversa aconteça com frequência e sinceridade, para que diversas opções estejam em pauta e, juntos, possam encontrar as melhores alternativas para a realidade de vocês. 

2. Organize-se financeiramente

A vida com filhos requer uma série de despesas, e a verdade é que as contas começam a chegar desde o momento em que se inicia o pré-natal. Por isso, antes mesmo de engravidar, vale conversar sobre as finanças da família. 

Como planejar a gravidez
Se você está planejando a gravidez passo a passo, não deixe de pensar na parte financeira. 

Aproveite para quitar contas, adiantar pagamentos e, também, investir dinheiro para o futuro do bebê ou para ter uma reserva para os imprevistos. 

Lembre-se que há muitas coisas que precisam ser pagas, sobretudo se o acompanhamento e o parto forem feitos de forma particular. Confira algumas das principais despesas.

Após o nascimento do pequeno, consultas, exames, remédios, fraldas e outros itens ainda vão fazer parte da sua vida por um bom tempo. Pensar no futuro também importa.

3. Verifique como está o seu relacionamento

Sim, antes de cogitar uma gravidez é muito importante pensar no relacionamento do casal. Não há filhos que possam salvar mal entendimentos e, portanto, se for esse o propósito da gravidez, é melhor adiar. 

O casal deve estar bem, até mesmo porque a vinda de um bebê muda totalmente a rotina e a dinâmica da relação. Contar com a parceria um do outro, o afeto e o apoio faz toda a diferença e é preciso que ambos estejam preparados para unir forças para o que vier. 

4. Marque uma consulta no ginecologista

Se os tópicos anteriores estão ok, chegou o momento de buscar o seu ginecologista para marcar a consulta pré-concepcional. Mas o que é isso? Esse é um encontro com o médico que deve ser feito de quatro a três meses antes de dar início às tentativas de engravidar. 

É nessa etapa que vão ser avaliados os riscos da gestação e o histórico do casal (para verificar se há doenças graves na família, saúde individual de cada um etc.). Também será feita a solicitação de exames para ambos, a verificação da carteira de vacina da futura mamãe, a análise do útero e das condições ovarianas, entre outros.

Esse é momento para estudar os medicamentos que a mulher toma e verificar se há necessidade de suspendê-los ou fazer tratamentos alternativos.

5. Elimine alguns hábitos

Mesmo sendo uma informação muito difundida, há muitas gestantes que continuam a fazer uso de cigarro, álcool e drogas. Se você está pensando em engravidar, chegou a hora de colocar tudo isso de lado. 

É claro que o seu médico vai ter uma conversa com você sobre esses três hábitos, mas é importante começar a tirá-los da sua vida o quanto antes — inclusive, pela sua própria saúde. 

Como planejar uma gravidez
Uma das melhores dicas sobre como se planejar para uma gravidez é cortar o cigarro. 

Se há problemas de vício em algum deles, procure apoio e tratamentos para conseguir eliminar isso e, assim, ter uma gravidez saudável. 

6. Faça acompanhamento psicológico

Cuidar da saúde mental do casal também é importante, afinal, filhos são parte de uma jornada complexa e desafiadora. Se você sente que precisa visitar algumas emoções e aprender a lidar com elas, o momento é agora.

Prevenir a depressão, saber conviver com a ansiedade ou, até mesmo, resolver experiências negativas do passado que podem impactar na sua forma de educar um filho é importante e faz toda a diferença na experiência de maternidade ou paternidade. 

Portanto, já inclua na sua lista de afazeres dar início à psicoterapia. O cuidado com a saúde mental muda a sua forma de estar e ver o mundo. 

7. Comece a ter uma vida mais saudável

A saúde da mamãe tem grande impacto na do bebê e, por isso, começar a cuidar do seu bem-estar físico deve ser algo feito o quanto antes. Isso inclui dormir bem, comer melhor e praticar exercícios físicos. 

Inclua mais verduras, frutas e legumes, opte por boas proteínas e diminua doces, farinhas brancas, processados e frituras. O melhor é contar com um cardápio preparado por um nutricionista, sempre alinhado às indicações do seu médico. 

Em relação ao exercício físico, aproveite que ainda não está grávida para praticar as modalidades que você gosta, sempre dentro de uma quantidade saudável. Bons educadores físicos são importantes para preservar o seu corpo. 

8. Faça o pré-natal odontológico

O pré-natal odontológico é uma consulta de avaliação para mulheres que pensam em engravidar. Nela, o seu dentista vai verificar todas as necessidades da sua saúde bucal e indicar se há necessidade de algum tratamento, assim como cuidados para adicionar à rotina. 

Durante a gravidez alguns procedimentos podem ser evitados, por isso, é melhor prevenir e verificar com antecedência se há necessidade de tratamentos mais invasivos. 

9. Organize a sua vida profissional

Nós já comentamos que uma das vantagens do processo de planejar é pensar com mais clareza sobre a sua vida profissional, sobretudo se você valoriza bastante o seu trabalho. 

Infelizmente, muitas empresas ainda olham com preconceito para contratar uma gestante ou mãe de criança pequena e, portanto, é necessário considerar todos os riscos.

Como planejar uma gravidez
Está tentando engravidar? Antes, pense em como organizar a sua vida profissional e os seus sonhos para a carreira. 

Se você quer mudar de carreira, se demitir para curtir com calma a gravidez ou está prestes a dar um grande passo, pense em soluções para alinhar tudo isso, sem que tenha que abrir mão dos seus sonhos. Não é uma tarefa fácil, mas necessária. 

10. Comece a pensar no espaço da casa

Se até então sempre foi você e o seu companheiro, neste momento, é preciso começar a considerar que um novo morador vai chegar em breve à sua casa. Há algum cômodo disponível para mais um quarto? Se você trabalha em home office, há espaço para fazer as suas atividades? E quando o pequeno ficar maior e começar a andar, ele vai ter liberdade pra correr dentro do lar?

Todas essas questões precisam ser pensadas, afinal, nem sempre é rápido encontrar uma casa que supra todas as necessidades da família. Além disso, se for necessário fazer mudança, é melhor que isso aconteça antes da gestação, para que a mamãe não se esforce demais e não carregue muito peso. 

11. Por último, não romantize o planejamento

Parece contraditório um tópico sobre não romantizar o planejamento, mas é necessário. Mesmo que você organize etapa por etapa, lembre-se que nem sempre as coisas vão sair exatamente como desejou — e está tudo bem, porque a vida é imprevisível e muitas coisas não podem ser controladas. 

Algumas coisas vão sair da sua alçada e, mesmo que você planeje tudo, pode ser que não consiga prever algo. Caso isso aconteça, não se sinta culpada, afinal, muitas coisas podem acontecer ao longo do projeto. 

A ideia de planejar é muito mais para ter um norte e prevenir ao máximo imprevistos, do que, de fato, ser um plano perfeito e infalível. Desapegue-se da sensação de querer controlar tudo!

Saber como planejar uma gravidez não é simples. Contar com informações de qualidade, tirar todas as dúvidas, ter o apoio da família e saber ouvir os próprios desejos é importante para que esse seja um processo gostoso e cheio de boas memórias. Aproveite bem a vida porque, logo mais, você começará uma jornada!

E quando chegar o momento de começar a tentar, não deixe de contar com o atendimento da Clinc Farm da Pague Menos! O seu teste Beta HCG pode ser feito aqui, com a companhia de bons profissionais e da estrutura que você precisa. Clique no banner abaixo para saber mais!