Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Como controlar a pressão alta: 8 dicas práticas

Confira 8 dicas práticas e simples de fazer, de como controlar a pressão alta, garantindo uma vida mais saudável longe dos problemas da hipertensão!

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Como controlar a pressão alta: 8 dicas práticas

A hipertensão atinge mais de 77 milhões de brasileiros, de acordo com estudo do Ministério da Saúde. E quando não é tratada da devida forma, leva a outros problemas de saúde. Para contorná-los, existem diversas formas de como controlar a pressão alta e você deve conhecer cada uma delas para ter qualidade de vida.

Essa doença não tem hora nem idade padrão em que aparece, ela pode acontecer por conta de um mau estilo de vida, problemas genéticos, entre outros. Assim como, também pode ocorrer por alguns hábitos, que levam a picos de pressão, quando o sangue tem dificuldades de circular pelas veias. Isso geralmente ocorre por um acúmulo de gordura em suas paredes internas.

As consequências da pressão alta vão desde dores de cabeça e enjoos, como aos mais graves infarto e aneurisma cerebral. Por isso neste artigo trouxemos 8 dicas de como controlar a pressão alta e manter a saúde em dia. Confira!

1. É preciso manter o peso ideal para ter como controlar a pressão alta

Tanto o sobrepeso como a obesidade, especialmente quando ela é do tipo mórbida, levam à pressão alta. O motivo é que, em pessoas nessas condições, a saúde das artérias e veias fica muito comprometida por conta do acúmulo de gordura dentro desses vasos.

Desse modo, impede que o sangue circule na velocidade ideal e o transporte do oxigênio aos órgãos. Por isso, manter o peso por meio de dietas é uma forma de controlar a pressão alta.

2. Diminuir o consumo de sal

O sal é um tempero histórico na humanidade, mas, também é um dos principais causadores da pressão alta, quando é consumido em quantidades exageradas. E por mais que usar esse condimento seja um hábito diário, mantê-lo longe das suas refeições é o que vai fazer o seu organismo funcionar em equilíbrio.

Logo, colocar pouco sal na comida ou mesmo nenhum é um dos jeitos de diminuir o consumo. Outra forma de evitar o excesso da substância em seu organismo é não comer alimentos industrializados, pois são carregados em sódio, o elemento químico do sal.

3. Praticar exercícios físicos

Já é comprovado há muitos anos pela ciência, que praticar exercícios físicos com regularidade é uma das melhores maneiras de manter a saúde equilibrada. Portanto, baixar a pressão alta é só mais um dos inúmeros benefícios que essas atividades frequentes trazem ao organismo.

Não pense que é preciso sair fazendo exercícios todos os dias e por muito tempo, para colher suas vantagens à saúde. Basta uma caminhada de até meia hora, feita de duas a três vezes por semana, que os resultados vão aparecer em pouco tempo.

Dessa forma, esse é um dos modos de como controlar a pressão alta. Já que um corpo mais resistente, com fôlego e disposição é essencial para realizar as tarefas do seu dia. 

4. Evitar o estresse

O estresse pode ser considerado um dos piores males que leva a diversas doenças. Uma delas é a pressão alta.

Portanto, para se afastar desse problema, mantenha ao máximo, um estilo de vida tranquilo. Mesmo que pareça impossível, praticar algumas atividades e ter um tempo de descanso, são fundamentais.

Você pode criar uma rotina de leitura, exercícios físicos, assistir filmes e séries, buscar tomar sol, entre outras. Tudo isso ajuda a diminuir consideravelmente os níveis de estresse no corpo, surtindo efeitos na sua disposição e bem-estar.

5. Manter uma alimentação saudável

Não tem jeito. Se quiser ter qualidade de vida, tem que buscar uma alimentação balanceada. Afinal, o descontrole alimentício, é uma das principais causadoras da pressão alta. Por isso, saber como controlar a pressão alta pela dieta, é a chave para se prevenir.

Veja dicas de alimentos para incluir no seu dia a dia: 

frutas;
legumes;
verduras;
azeite;
água e sucos naturais;
água de coco.

6. Moderar o consumo de bebidas alcóolicas

Em excesso, a bebida alcoólica aumenta as chances de você ter hipertensão. Ou seja, evitar o álcool é o melhor caminho para baixar a pressão alta e promover mais saúde ao seu corpo como um todo.

Você pode até consumir bebidas alcoólicas em pequenas doses, porque ele tem um efeito relaxante. Porém, quando isso é feito com frequência, tende a afetar além da sua pressão arterial, órgãos como o fígado, rins e também o sistema nervoso.

7. Não fumar

O tabagismo é um dos principais motivos da pressão alta. Uma vez que os problemas que surgem por causa dele se instalam no organismo, são difíceis de serem tratados, pois muitos ficam permanentemente.

Por esse motivo, se você é fumante, tente parar o quanto antes, para conservar a sua saúde e evitar patologias graves decorrentes disso. Para isso, a ajuda médica especializada pode ser essencial, já que prescrever um tratamento adequado e que tenha efeito muito positivo.

8. Ter um acompanhamento médico

O acompanhamento médico especializado é uma das ferramentas mais eficazes na luta para entender como controlar a pressão alta da forma correta e que dê resultado. Essa bomba silenciosa pode interferir em sua vida por anos e levar subitamente a derrames e infartos. 

Portanto, fazer visitas periódicas em seu médico é o caminho ideal para desenvolver bons hábitos, receber dicas para reduzir a pressão alta e também, para intervir com o uso de medicamentos.

No Clinic Farma da Pague Menos, por exemplo, você tem o serviço e apoio de profissionais que vão te ajudar a escolher os medicamentos prescritos pelo seu médico e seguir o tratamento para você aprender como baixar a pressão alta. Ademais, aferimos a pressão arterial de maneira contínua!

Dessa forma, eles vão te orientar sobre alimentos que não devem ser consumidos, como frituras e doces, exercícios que podem ser combinados à sua rotina, e muitas outras formas de como controlar a pressão alta. Fazendo um tratamento mais prático e seguro, guiado por profissionais.

Venha conhecer o Clinic Farma e faça o controle da sua saúde de perto, por meio de um atendimento individualizado e orientado por profissionais especializados.