Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Uso de medicamentos fitoterápicos previne doenças

Produtos à base de plantas têm adesão científica e autorização da Anvisa.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Uso de medicamentos fitoterápicos previne doenças

Você sabia que o uso de medicamentos fitoterápicos previne doenças? Na verdade, a arte de usar plantas para prevenir e curar doenças nós herdamos dos nossos ancestrais indígenas. Os conhecimentos foram passados de geração em geração e até hoje alguém tem sempre uma dica de erva, raiz ou uma mistura delas para cuidar da saúde.

Também não é de hoje que cientistas estudam o uso de plantas medicinais no tratamento de doenças. Os princípios ativos de cada uma e a quantidade necessária de suas substâncias para surtirem o efeito de cura e prevenção de doenças também são avaliados. Embora muita gente ainda não saiba, a fitoterapia já é reconhecida pelo Ministério da Saúde e utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em equipamentos da rede pública.

Indicação

De acordo com especialistas, os medicamentos fitoterápicos não são piores nem melhores que os sintéticos, eles são somente diferentes. A fórmula deles contém apenas plantas medicinais, que apresentam menos efeitos colaterais e podem ter um custo menor. Os medicamentos de matéria-prima vegetal podem ser indicados para tratamentos ginecológicos, de queimaduras, gastrite, insônia, ansiedade, contusões etc.

Confira também esse vídeo sobre o assunto: Sustentabilidade: Escolhendo Produtos mais Conscientes

Regras e riscos

Não se engane, também é preciso de prescrição médica para aderir a esse tipo de tratamento, viu!

É possível adquiri-los em versões industrializadas, em várias farmácias que têm essa preocupação, e em farmácias especializadas. Nessas últimas, você leva a receita para o remédio ser manipulado, respeitando a indicação de princípio ativo e dosagem. A apresentação do medicamento também varia, podendo ser em cápsula, gel, xarope, comprimido, drágea, creme, entre outras.

É importante ter em mente que medicamentos fitoterápicos previnem doenças, mas não pode ser feito um uso indiscriminado. Até porque algumas plantas medicinais têm substâncias tóxicas que, na dosagem errada, podem ser fatais. Atualmente, há cerca de 66 plantas medicinais reconhecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 Confira esse artigo maravilhoso com dicas para cuidar da garganta (Rouquidão: como prevenir e tratar?)

Pois é… Assim como os remédios convencionais, os medicamentos fitoterápicos também precisam de regulamentação para serem comercializados. Eles também passam por testes para avaliar a eficácia e os riscos do uso, além de garantir qualidade. No caso do Brasil, a Anvisa e as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais são responsáveis pelo controle desse tipo de medicação.

Posso trocar todos os meus medicamentos por fitoterápicos?

Apesar de já haver muitos problemas que podem ser tratados com a fitoterapia, todo e qualquer tratamento deve ser indicado por especialista. Então, você pode perguntar ao médico se há uma opção fitoterápica para tratar o que você precisa. Conheça algumas:

Erva-cidreira

A erva-cidreira é indicada principalmente para o combate de cólicas intestinais e uterinas, além de quadros leves de insônia e ansiedade. Ela age como um calmante e deve ser tomada uma xícara de chá até três vezes por dia.

Chá-verde em cápsulas

Eis um fitoterápico que reúne benefícios para aumentar a imunidade. Esse medicamento tem em sua composição substâncias importantes para a ação vascular, cognitiva, cardíaca, além de vitaminas K e do complexo B. Há estudos que também o associam ao poder de emagrecimento.

Arnica

A arnica é outro fitoterápico que dispensa prescrição médica e pode ser encontrado em farmácias. Ela é excelente no tratamento de contusões e deve ser aplicada diretamente na área lesionada. Ah, mas não aplica em ferimentos abertos, tá?!

Carqueja

É mais comum na forma de chá e é indicada para problemas no fígado e distúrbios digestivos. Mas há restrições, hein! A planta não deve ser usada por gestantes, pois pode provocar contrações no útero.

Aloe vera ou babosa

A babosa já é utilizada para vários fins, inclusive cosméticos. Do gel que há dentro da folhas da planta, é retirado um extrato utilizado como cicatrizante em lesões provocadas por queimaduras de primeiro e segundo graus. O uso dispensa prescrição médica.

Calêndula

É um fitoterápico encontrado em forma de pomada em farmácias de manipulação. A calêndula tem poder anti-inflamatório e cicatrizante, e pode ser usada para tratar queimaduras, lesões e inflamações.

Gostou do que leu? Então compartilha com as amigas, vai! Informação boa a gente tem obrigação de passar adiante. ;-)

 

Fonte: Ministério da saúde | Minha Vida

Veja também:

Beleza e Sustentabilidade: A onda dos produtos naturais!

Cereais para emagrecer: os 10 melhores indicados por especialistas

Cosméticos naturais

Quais são as doenças cardiovasculares existentes?