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Teleconsulta: o que é e opções da Pague Menos

Você já experimentou a teleconsulta? Clique no post para saber como funciona esse serviço.


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Tempo estimado: 4 min

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Teleconsulta: o que é e opções da Pague Menos

A pandemia de Covid-19 foi um grande acelerador de mudanças para a sociedade, que já estavam em vias de acontecer. A internet e a evolução da qualidade das chamadas de vídeo abriram portas que, até pouco tempo atrás, eram inimagináveis: empresas 100% remotas e medicina virtual são apenas dois exemplos.

A teleconsulta ficou muito mais conhecida pelos brasileiros durante a pandemia, quando foi aprovada no país pela publicação da Portaria nº 467, em 20 de março de 2020. Mas o que é exatamente esse serviço? Como ele funciona? Siga na leitura do texto para entender melhor o assunto.

O que é teleconsulta?

A teleconsulta é uma opção de formato de atendimento médico/paciente que se dá de maneira remota (ou seja, a distância) por meio de tecnologias de comunicação virtual. É realizada, em geral, pelos aplicativos de chamada de vídeo em um computador, tablet ou smartphone e surgiram como uma possibilidade de prestar atendimento a pessoas que, por algum motivo, encontram dificuldades para se locomover ao local no qual o médico atende.

A modalidade da teleconsulta é mais um dos avanços impulsionados pelo movimento conhecido como Saúde 4.0, que acompanha a transformação tecnológica da sociedade (chamada de Revolução 4.0) buscando trazer impactos positivos para a saúde por meio dos recursos tecnológicos.

Como funciona

As teleconsultas podem ser síncronas ou assíncronas. No primeiro caso, o atendimento é imediato e existe uma conversa em tempo real entre médico e paciente. No segundo caso, perguntas e respostas podem ser trocadas com prazo de horas ou dias, o que não é recomendado em casos de emergência.

As teleconsultas funcionam remotamente e podem ser síncronas ou assíncronas.

Elas também podem ser iniciais, quando se trata do primeiro atendimento com o médico, de acompanhamento, supervisão ou mesmo de emergência (apenas síncronas) e, da mesma maneira que em um atendimento presencial, devem garantir a total segurança e o sigilo das informações fornecidas pelo paciente.

A principal diferença entre a consulta presencial e a teleconsulta está na falta de contato físico com o paciente. Algumas formas de análise do estado de saúde geral do paciente podem ser adaptadas para a realidade virtual, mas não todas. Por isso, em alguns casos, é possível que o médico necessite de uma equipe de apoio local que possa observar pessoalmente algumas questões e relatar para ele durante o atendimento.

Vantagens da teleconsulta

As principais vantagens da teleconsulta são a acessibilidade e a agilidade no atendimento. Você já parou para pensar no quanto essa modalidade permite uma maior democratização do acesso à saúde? Pessoas que moram em municípios menores costumam ter dificuldades para consultar especialistas que, em geral, se concentram nos grandes centros urbanos — e a popularização da teleconsulta pode romper, aos poucos, essa barreira.

A teleconsulta ajuda a democratizar o acesso à saúde, rompendo barreiras geográficas.

A agilidade e o conforto também devem ser levados em conta: o paciente é atendido a distância em sua própria casa, o que evita os desgastes e tempo gasto com deslocamentos, bem como a superlotação em salas de espera e hospitais.

Além disso, em alguns casos, as consultas podem ser gravadas — de forma que o paciente possa acessá-la novamente para conferir informações e tirar dúvidas.

Como realizar uma teleconsulta na Pague Menos

A Pague Menos é uma das maiores redes de farmácia do Brasil e defende amplamente a democratização do acesso à saúde. Seu serviço de teleconsulta oferece o contato virtual entre médico e paciente, a emissão de laudos médicos, a requisição e a interpretação de exames e a prescrição digital de medicamentos a pacientes de todo o país.

Por meio do site, é possível realizar pronto-atendimento 24h ou consultas sob agendamento com médicos, nutricionistas e fonoaudiólogos, pronto-atendimento farmacêutico entre as 9h e às 17h e, ainda, consultas sob agendamento com enfermeiros e fisioterapeutas.

Para utilizar o serviço, é bastante simples. Basta se cadastrar no site, encontrar os profissionais de saúde e horários disponíveis e realizar o pagamento online com cartão de crédito. Depois, é só realizar sua consulta online no horário escolhido e receber, por meio do próprio site, os eventuais atestados, prescrições de medicamentos e requisições de exame.

Para conhecer mais ou já começar a agendar seus atendimentos, é só clicar no banner abaixo que você será redirecionado para a página do serviço em nosso site.