Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Surto de conjuntivite

Tire suas dúvidas sobre a infecção


Atualizado em:

Tempo estimado: 3 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Surto de conjuntivite

Com o clima instável de chuvas no verão brasileiro, vários casos de conjuntivite foram identificados em diversos estados do país. A infecção, conhecida por inflamar os olhos de quem a tem já se manifestou em Goiás, Tocantins, Bahia e Ceará, entre outros locais.

O surto que ocorre agora é apontado como sendo do tipo viral, ou seja, causado por um vírus. Dos diversos tipos que podem transmitir a doença, o adenovírus é o mais comum. O clima quente da estação favorece a proliferação da infecção, principalmente em ambientes onde há trânsito constante de pessoas, como ônibus e piscinas. A ocorrência de chuvas também contribui para a epidemia, visto que o fenômeno tende a deixar o tempo bastante abafado.

Gotas de suor, secreções, contato físico e até compartilhamento de objetos pessoais, como maquiagens, podem agir como meios de transmissão da conjuntivite. Ela é caracterizada por uma inflamação da conjuntiva, uma membrana fina que cobre o interior das pálpebras e a parte branca dos olhos. Quando infectada, a pessoa sente uma constante irritação nos olhos, bem como produção de secreção. Mas quais são os mitos e verdades sobre a conjuntivite? O Sempre Bem te conta e de tá algumas dicas.

Existe mais de um tipo de conjuntivite?
Verdade. A conjuntivite alérgica é causada por agentes como mofo, poeira e pólen. Além da inflamação nos olhos, a vítima também sofre com coriza e espirros. Já a bacteriana é um tipo mais grave, com transmissão similar a da viral. Nessa versão, a pessoa produz uma quantidade maior de muco em relação às outras duas e precisa fazer uso de antibióticos e colírios.

Água boricada ajuda a tratar a conjuntivite?
Mito. O tratamento para a doença deve ser feito com soros, colírios e remédios específicos. A água boricada não deve ser utilizada nem em crianças, nem em adultos.

O uso de óculos escuros é recomendado?
Verdade. Apesar desse acessório não impedir que você contraia a doença, ele reduz os efeitos da luz solar sobre os olhos, aliviando a dor na região contaminada.

O leite materno pode ser colocado nos olhos?
Mito. O leite materno não ajuda no tratamento da doença e pode ser muito perigoso caso esteja contaminado por outros vírus.

Além desses avisos, lave sempre as mãos e o rosto. Evite coçar os olhos e frequentar ambientes onde haja fluxo grande de pessoas, como piscinas. Se você está vivenciando os sintomas da conjuntivite ou conhece pessoas que estão, tenha cuidado ao dividir artigos de higiene pessoal e fazer contato íntimo. Visite um médico para descobrir o tipo da sua infecção e não se automedique. Cuide-se!