Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Sopro no coração: o que é, sintomas e quando se preocupar?

Saiba tudo sobre o prolapso da válvula mitral ou sopro no coração, o que é, tratamento, sinais, prevenção e gravidade!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Sopro no coração: o que é, sintomas e quando se preocupar?

O sopro no coração é uma condição na qual as abas da válvula mitral não se fecham de maneira uniforme, mas se projetam sobre o esquerdo. Esse distúrbio pode até causar vazamento (regurgitação) de sangue para o solo.

Normalmente, o sopro no coração, também chamado de prolapso da válvula mitral e síndrome de Barlow, não é fatal, não requer tratamento e nem mudanças no estilo de vida. Entretanto, algumas pessoas podem precisar de medicamentos ou cirurgia, especialmente se o prolapso estiver associado à regurgitação grave.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre sopro no coração: o que é , sintomas, perigos, causas e prevenção. Continue a leitura para entender melhor!

guia sobre saúde do coração

Sopro no coração: o que é ?

A válvula mitral está localizada na abertura entre o peito esquerdo e o ventrículo direito. Ela é uma das quatro válvulas do coração que mantém o sangue fluindo na direção certa. 

Possui abas, que se abrem para permitir que o sangue do esquerdo encha o ventrículo esquerdo, e que depois se fecham para possibilitar que o sangue corra para a aorta. 

Só que, em alguns casos, essas abas não se fecham da forma correta e podem fazer com que uma pequena quantidade de sangue volte ao esquerdo. Esse “defeito” pode causar um sopro cardíaco.

É importante dizer que uma válvula mitral regurgitante (com vazamento de sangue) pode ou não precisar ser tratada, e só um médico cardiologista é capaz de fazer essa avaliação. 

Quais os sintomas de sopro no coração ?

O prolapso da válvula mitral pode ser uma doença inofensiva. Muitas pessoas não apresentam sintomas e, por isso, nem sabem que têm. Acabando descobrindo apenas em exames cardíacos de rotina. Já alguns pacientes com prolapso moderado ou grave podem ter algumas manifestações e necessidade de tratamento. 

E quais os sintomas de quem tem sopro no coração ? Esses sinais podem variar dependendo do grau do prolapso e podem incluir:

palpitações (sensação de emoções cardíacas rápidas são a queixa principal)

  • dor no peito
  • jogar persistente
  • funcionalidades e desmaios
  • fadiga
  • falta de ar (especialmente durante o exercício físico)
  • transpiração excessiva
  • língua, lábios e pontas dos dedos roxos
  • ansiedade
mulher com enxaqueca, que é um dos sintomas de sopro no coração
Sopro no coração sintomas e tratamento: vivenciando é um dos sinais.

No caso de sopro no coração infantil, os sintomas incluem perda de apetite e de peso, além de problemas no desenvolvimento.

A doença pode atingir pessoas de qualquer idade, mas os sintomas graves geralmente são mais precocemente conforme envelhecemos, em razão do próprio desgaste natural do coração. 

Como é feito o diagnóstico?

Uma vez que grande parte dos pacientes com sopro no coração não apresenta sintomas, a doença costuma ser descoberta em exames de rotina

O exame físico, em que o cardiologista ouve o coração com um estetoscópio, é uma das formas de detectar a doença. O ecocardiograma, que usa a tecnologia do ultrassom, é atualmente o método mais utilizado para diagnosticar o prolapso da válvula mitral

Dependendo do caso, o médico pode solicitar exames adicionais, além, é claro, de verificar o histórico familiar. 

O que causa sopro no coração ?

As causas do prolapso da válvula mitral não são totalmente conhecidas, mas acreditam-se que o distúrbio também está ligado à hereditariedade. Segundo a literatura médica , estima-se que 1% a 3% das pessoas tenham sopro no coração. 

A doença também pode estar ligada a outros problemas de saúde, como distrofia muscular, escoliose, cardiopatia reumática, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos. Todas essas condições tendem a aumentar o risco de desenvolver sopro no coração. 

Sopro no coração: tratamento 

Boa parte dos pacientes não precisa de tratamento. No entanto, isso é muito particular e será determinado pelo médico, que vai avaliar o estado de saúde da pessoa, a extensão do prolapso mitral, os sintomas, entre outros aspectos.

Pacientes com distúrbios no ritmo cardíaco e com tonturas podem precisar de tratamento com betabloqueadores. Outras pessoas têm inspiração respiratória para o procedimento da válvula mitral, para ajudá-la a funcionar como deveria, ou para substituição.

mulher fazendo exame no cardiologista para diagnosticar prolapso da válvula mitral
Prolapso da válvula mitral é perigoso? Na maioria das vezes, não, mas é indicado procurar um médico!

Algum tipo de tratamento pode ser recomendado quando:

  • os sintomas estão piorando
  • a regurgitação mitral se agravou
  • há presença de arritmia
  • a função cardíaca está verificada

É raro o sopro no coração se transformar em um quadro grave, mas é preciso atenção e acompanhamento médico quando há presença de arritmias cardíacas.

Quando a doença vem do derrame sanguíneo (regurgitação), pode ocorrer um ataque cardíaco e um acidente vascular cerebral

Existe prevenção?

Não existem maneiras específicas de prevenir o sopro no coração, uma vez que uma das origens é a hereditariedade, mas é possível diminuir o risco da doença se agravar à medida que envelhecemos. 

Algumas formas de prevenção incluem:

  • não fumar
  • ter alimentação saudável
  • manter um peso saudável
  • controlar diabetes e hipertensão (caso você tenha uma das doenças)
  • reduzir o estresse 

O sopro no coração é uma doença inofensiva para a maioria das pessoas, mas pode se tornar perigosa se houver sangue (regurgitação mitral). Se você tem histórico de prolapso da válvula mitral na família, procure um cardiologista e forneça essa informação ao médico para que ele possa solicitar exames e avaliar o seu quadro.