Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

5 causas do sono excessivo e como tratar

O sono excessivo pode ser causado por diversos fatores. Acesse e confira!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
5 causas do sono excessivo e como tratar

O sono excessivo e o cansaço físico e emocional podem parecer indicar apenas a falta de descanso ideal, porém é importante ter atenção. Há doenças que podem estar relacionadas à vontade incessante de dormir.

É comum que o cansaço cause sonolência excessiva durante o dia, porém tudo que é em excesso faz mal e com o sono não é diferente. Por isso, é essencial conhecer e estar atento às causas do sono excessivo e quais as consequências que ele pode trazer para o dia a dia.

Apesar de na atualidade as pessoas estarem mais ativas e dormir pelo menor tempo possível, para conseguir dar conta de tudo, há casos que são o contrário. Nesse sentido, há um grande número de pessoas que sofrem com o sono excessivo e tudo que é acarretado por ele.

Quer entender melhor quais são as causas e consequências que estão relacionadas ao cansaço e sono excessivo, continue a leitura deste artigo!

O que é o sono excessivo?

Os sintomas e diagnóstico podem variar de acordo com cada pessoa e rotina de sono. O sono excessivo é um cansaço que tira a energia, fazendo com que a pessoa sinta a necessidade de dormir quase o dia todo. Além disso, com a sonolência e sem a oportunidade de dormir, pode ser que surjam sintomas de cansaço, estresse e irritabilidade.

O principal sintoma de estar sofrendo com o sono excessivo, é sentir cansaço e vontade de dormir durante as atividades diárias. Pode parecer normal, mas o sono excessivo pode afetar o sistema cognitivo e trazer consequências negativas para o dia a dia, principalmente quando relacionados à produtividade.

A sonolência excessiva pode estar relacionada apenas a maus-hábitos que, quando mudados, podem agregar uma qualidade de sono e vida melhores. Alguns dos motivos mais óbvios, são:

  • virar a noite acordado;
  • trabalhar excessivamente;
  • ter o sono interrompido por diferentes motivos;
  • dormir menos que o indicado.

5 motivos que podem colaborar para o sono excessivo

Na maioria dos casos, o sono excessivo pode estar relacionado a motivos específicos que interferem na rotina e produtividade de diferentes pessoas. Sendo assim, é importantíssimo buscar profissionais da saúde e tratamentos que possam ajudar a melhorar a qualidade e frequência do sono.

A seguir, listamos alguns fatores que podem causar cansaço e sonolência durante o dia e no decorrer de atividades simples. Confira!

Apneia do sono

Há diferentes tipos de distúrbios do sono, o mais comum e conhecido é a apneia do sono. Nesse caso o que ocorre é que a pessoa para de respirar durante a noite de sono e o cérebro fica sem receber o oxigênio necessário.

Com os baixos níveis de oxigênio no corpo, funções vitais do cérebro e coração, por exemplo, podem ser prejudicadas, por isso é tão comum que a pessoa sinta uma fadiga excessiva e sonolência abundante no dia seguinte.

Alguns fatores, como a obesidade e o tabagismo, podem colaborar para o desenvolvimento dessa patologia, por isso é contra-indicado o uso de cigarros e demais fumos e que pessoas com quadro de obesidade durmam em posições retas. O indicado é sempre priorizar a posição de lado.

Narcolepsia

A narcolepsia também é um distúrbio do sono, porém, diferentemente da apneia do sono, ela não está relacionada com a qualidade da noite de sono. Não importa o quanto a pessoa descanse, se ela for acometida por essa patologia, sempre sentirá um cansaço e sonolência no decorrer do dia.

Esse distúrbio é divido em 3 tipos, sendo eles:

Tipo 1: nesse caso, as células que produzem a hipocretina, substância responsável por regular o sono, são atacadas pelo sistema imunológico, fazendo com que o sono fique irregular e que a pessoa acometida adormeça de uma hora para outra.

Tipo 2: o tipo dois é caracterizado pelo cansaço diário, porém não há deficiência da hipocretina, sendo mais difícil ainda ser diagnosticado.

Hipersonia idiopática: nesse caso, os pacientes tendem a dormir por longas horas e ainda assim, ao acordar, se sentem grogues e com muito sono e cansaço.

Excesso de peso

O excesso de peso ou obesidade estão diretamente ligados a sensação de cansaço frequente para tarefas comuns e diárias, isso porque quando o corpo ultrapassa o peso ideal, ele tem que trabalhar mais do que o habitual.

Sendo assim, todos os órgãos tendem a ficar no limite, sem contar que os nutrientes e substâncias que são necessárias, como a glicose, por exemplo, não são produzidos na velocidade em que são utilizados. Causando assim, uma defasagem no organismo.

Depressão

Sendo uma doença que pode afetar pessoas de diferentes faixas etárias, a depressão pode acarretar em desânimo e insônia, por exemplo. Esses sintomas fazem com que a pessoa se torne mais introspectiva e uma das fugas é dormir.

Além disso, quando há o quadro de insônia, por não conseguir ter uma noite de sono tranquila, a pessoa acometida tende a sentir muito cansaço durante o dia e, consequentemente, dormir a maior parte dele.

Medicamentos

Pode parecer estranho, mas a utilização de medicamentos para diferentes doenças pode causar sonolência e fadiga em pessoas com predisposição ou até mesmo pessoas saudáveis. É indicado que, ao começar a tomar um remédio e notar sintomas de cansaço excessivo, procure um médico para outras alternativas.

Como evitar o sono e cansaço frequente?

Claro que o tratamento com um profissional da saúde é essencial para tratar as questões relacionadas ao sono e cansaço. Entretanto, há formas de amenizar os sintomas e efeitos desses problemas. Conheça, a seguir, algumas alternativas para driblar o cansaço e o sono fora de hora.

Invista em uma boa alimentação

A alimentação natural é a chave para uma qualidade de vida em todos os aspectos e o sono não está fora disso. Ingerir a quantidade ideal e adequada de nutrientes é essencial para o organismo humano funcionar da forma correta e sem acarretar em problemas. Para isso, invista em alimentos o mais natural possível e evite industrializados, embutidos e frituras.

Pratique atividade física

A prática de exercícios físicos pode colaborar para a distribuição correta de hormônios de um corpo. Por isso, vale a pena investir em atividades contínuas e que possam ser inseridas na rotina do dia a dia.

Os mais indicados para quem está começando são: caminhada, ciclismo e natação. Além disso, ao se exercitar é claro que seu corpo estará mais cansado no final do dia e o sono será de melhor qualidade.

Tenha hobbies

Para aliviar o estresse, depressão e ansiedade e fugir da rotina do dia a dia, o ideal é que haja a presença de atividades que proporcionem lazer e descontração. Sair com os amigos, dançar e fazer aulas de teatro são exemplos de hobbies que podem ajudar na diminuição de patologias psicológicas e, consequentemente, colaborar para a melhoria do sono.

Conte com a Pague Menos para manter a saúde em dia

Além de tratar os sintomas do sono excessivo, é ideal que haja uma prevenção e controle da qualidade da saúde. Para isso, o indicado é a realização de exames e acompanhamento médico frequente.

Como a Pague Menos pode te ajudar? A gente disponibiliza a Clinic Farma, um consultório farmacêutico com profissionais de alta capacidade e recursos de alto padrão. Com isso, ofertamos exames laboratoriais e acompanhamento de diferentes doenças. Quer conhecer mais sobre? Acesse nosso site agora mesmo!