Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Secreção na mama é normal?

Sim! A secreção na mama pode ser normal em algumas situações. Confira quando não é e o que fazer nesses casos.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Secreção na mama é normal?

Ao contrário do que algumas mulheres pensam, secreção na mama, muitas vezes, pode ser normal. Isso acontece porque os mamilos são órgãos preparados para dar vazão a líquidos, seja de ordem natural, como a “limpeza” que o corpo normalmente faz para retirar células mortas; seja de secreções ocasionais, como no caso de mulheres que estão grávidas ou dando de mamar.

Mas ainda que a maioria das secreções sejam consideradas normais pelos médicos, eles alertam que é preciso ficar atenta às cores de cada líquido expelido. Cada coloração tem um significado, indo desde algo que não requer preocupação ou cuidado, até indícios de casos de câncer de mama.

Neste artigo, você vai conferir o que pode causar secreção na mama, os diferentes tipos e como é feito o diagnóstico e o tratamento. Confira e cuide ainda melhor do seu corpo!

O que causa secreção na mama?

A secreção na mama acontece quando os ductos mamários se enchem de algum tipo de líquido e extravasam essa substância para o meio externo.

Essa é uma resposta natural do corpo feminino, visto que o mamilo é considerado um órgão excretor. Inclusive, é exatamente esse processo que acontece quando a mulher está amamentando.

Mas além do aleitamento, há outras condições que causam secreção na mama. Alguns exemplos são:

  • distúrbios hormonais;
  • estimulação excessiva do mamilo;
  • trauma ou lesão nas mamas;
  • abscesso;
  • mastite;
  • efeito colateral do anticoncepcional;
  • uso de drogas;
  • alguns medicamentos, como antidepressivos, sedativos, antipsicóticos e outros.

Quais tipos de secreção no mamilo podem acontecer?

Os tipos de secreção na mama que podem acontecer são:

  • lácteas: normal em mulheres que estão amamentando ou pararam há pouco tempo, e também nas que estão no período de pré-menopausa;
  • com sangue: pode ser indicativo de um tumor benigno, chamado papiloma;
  • incolores: especialmente se surge em apenas uma das mamas, pode ser sinal de câncer de mama. Quando a secreção acontece nas duas e é clara, é menos preocupante;
  • amarelada, marrom ou esverdeada: pode indicar a presença de um cisto na região da aréola ou do mamilo.

Quando se preocupar com o surgimento de secreção na mama?

A preocupação com um problema mais sério devido ao surgimento de secreção na mama está totalmente relacionado à cor do líquido expelido. Isso porque apenas as secreções amareladas, amarronzadas e esverdeadas não têm relação com o câncer de mama.

Esses episódios de corrimento nos seios geralmente acontecem de forma descontinuada e se devem ao fato de o ducto mamário ficar cheio para, só então, secretar o material para fora do corpo. Outro caso só acontecerá, portanto, quando o ducto encher novamente.

As secreções com aspecto leitoso, por sua vez, podem ser sinal de excesso de um hormônio específico: a prolactina, secretada pela hipófise, uma glândula localizada na parte inferior do cérebro.

Essa disfunção hormonal pode ser causada por um tumor, geralmente benigno, na região, conforme já explicado. O tratamento nesses casos é feito com medicamentos que vão inibir a produção do hormônio em questão.

Já as secreções transparentes (tal como água cristalina) exigem atenção. Elas geralmente saem de um único seio e podem ser sinal de uma doença mais séria, como o câncer de mama.

E, nos casos das mulheres que desconfiam do mau cheiro das secreções, a dica dos especialistas é realizar uma higiene mais rigorosa do local, pois o acúmulo de líquidos expelidos, mesmo os benignos, podem gerar cheiro forte na área do colo.

Apesar de nem todos os casos serem necessariamente anormais, é importante que todas as mulheres que notam algum tipo de secreção na mama busquem atenção médica para avaliação, a fim de descartar qual problema mais sério.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento para casos de secreção na mama?

O primeiro passo para o diagnóstico de secreção na mama parte da própria mulher, ao fazer uma autoanálise dos seus seios. Uma vez constatado algo que chame a atenção e que requeira orientação médica, o profissional pode solicitar a realização de alguns exames, tais como:

  • mamografia;
  • ultrassonografia de mama;
  • ductografia;
  • biópsia da mama.

O tratamento para casos de secreção na mama depende do diagnóstico feito pelo médico com base nos exames clínicos e físicos.

É preciso também verificar outras queixas e sintomas, tais como alterações no formato ou na aparência das mamas, surgimento de nódulos, inchaço no seio ou nas axilas e regiões próximas, tempo que a vazão de líquido está acontecendo, alteração na coloração da secreção, etc.

Se o motivo for alterações hormonais, por exemplo, o uso de medicamentos que regulam esses níveis pode ser suficiente. Casos em que é constatada a presença de nódulos, geralmente é indicada cirurgia para a remoção.

Se mesmo após todas essas orientações você ainda tiver dúvidas sobre o assunto, não deixe de buscar orientação de um profissional.


No
Clinic Farma você tem atendimento farmacêutico e acompanhamento para diversas doenças, tais como diabetes, hipertensão, asma e muito mais. Acesse agora mesmo o site do Clinic Farma e confira tudo o que temos a oferecer!