Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde e longevidade. Dicas para viver mais e melhor

Alimentação saudável e exercícios físicos são o combo certo para melhorar a qualidade de vida


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saúde e longevidade. Dicas para viver mais e melhor

Viver mais e melhor está se tornando cada vez mais possível! Prova disso é aumento da expectativa de vida. Bastam algumas mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável e atividade física, para se ter esse resultado pra lá de satisfatório. Afinal, longevidade e saúde não combinam com alimentos industrializados, ricos em gordura, nem com açúcares e doces em excesso, não é verdade!?

Estar sempre bem é o desejo de todo mundo, por isso, preparamos uma rotina teórica do

que é preciso fazer para alcançar esse objetivo. Isso mesmo, teórica, porque a prática só depende de nós mesmos, certo!? Olha aí a primeira dica: mexa-se! 

Quem ajudou a gente nessa missão foi o expert no assunto, professor de educação física e nutrólogo, Marcio Atalla. 

1. Segredo da longevidade

Sempre Bem: Marcio, qual é o segredo para viver melhor?

Marcio Atalla: Isso depende de irmos construindo ao longo dos anos, em nosso dia a dia, nas escolhas que fazemos. Levantamos do sofá pra nos movimentar ou deixamos pra outro dia? Escolhemos alimentos mais frescos ou comemos o que for mais rápido e prático?

Com certeza, essas reflexões fazem parte da vida de muita gente! Mas é bem isso, só depende de nós mesmos. E se o cansaço for a desculpa da vez, não se deixe vencer, pense que é para o seu próprio bem e vá!

"A todo momento escolhemos que tipo de vida queremos levar, que tipo de hábitos queremos ter"

2. Hábitos saudáveis

SB: Que hábitos saudáveis devemos ter para uma melhor qualidade de vida, Marcio?

Marcio: Devemos ter a consciência das escolhas. Gosto do equilíbrio nas escolhas.  

3. Respeito aos limites

SB: A gente deve respeitar nossos limites, né?! Dá um exemplo, por favor.

Marcio: Hoje estou extremamente cansado, por isso o melhor que tenho a fazer é dormir. Ou, me sinto muito estressado, vou fazer uma caminhada para tentar extravasar. Hoje quero comer um churrasco e beber com meus amigos porque é um dia especial. A consciência na tomada de decisões é que realmente importa.  

4. Atividade física

SB: Gente, pode até parecer clichê, mas associar prática de atividade física e alimentação saudável faz toda a diferença, né, Marcio? 

Marcio: Essa dupla é o segredo do sucesso. Ser uma pessoa fisicamente ativa e manter bons hábitos alimentares é remédio, praticamente! É possível evitar doenças, sim! Obesidade, hipertensão, diabetes, problemas no coração, todas essas complicações são causadas basicamente pelo nosso estilo de vida.

Entendeu, né!? Frutas, verduras e legumes devem ser consumidos em maior quantidade para garantir o bom funcionamento do organismo e evitar problemas de saúde. Sem esquecer que a prática de exercícios físicos, combinado?

Bate-Bola com Atalla

marcio atalla jogando voley
Foto: MH Voley

 

Agora começa a nossa sessão bate-bola. É o seguinte, Atalla: eu vou começar a frase e você completa, tá! E você, que está lendo, preste bastante atenção para colocar em prática essas dicas, viu. Vamos lá!

Comer bem... “é escolher bem os alimentos e não exagerar na quantidade. É comer com prazer, sem pressa, curtindo a refeição, aproveitando o momento em que sentimos o gosto do alimento e mastigando com calma. É sair da mesa sem estar empanzinado, mas com a leve sensação de que se poderia comer até um pouco mais".

Uma alimentação saudável... "tem uma baixa quantidade de calorias com alto teor nutritivo. É uma alimentação em que priorizamos os alimentos de verdade, in naturaescolhemos os alimentos ricos em fibra, nos hidratamos, principalmente, com água. Uma alimentação em que evitamos excessos, sobretudo de gorduras, sal e açúcar”.

Bons hábitos... "sempre! Ao nascer, os pais devem assumir a responsabilidade de iniciar esse processo, sem radicalismos, sem traumas nem privações, apenas com bom senso!".

Ter saúde é... "uma questão de decisão, de consciência, de escolha. O que podemos fazer para controlar nossa saúde, devemos fazer. Acidentes, fatores genéticos e outras coisas que fogem ao nosso controle infelizmente existem. Mas a grande maioria, podemos controlar com o nosso poder de decisão".

Para viver mais, é preciso... "viver melhor, hoje. E a cada dia".

É isso aí, gente! Vamos escolher melhor no dia a dia para garantir longevidade com saúde?

*Este artigo encontra-se originalmente publicado na edição 33 da revista Pague Menos Sempre Bem, que tem como capa Bruna Lombardi.

Fonte:

Marcio Atalla

Professor de educação física e nutrólogo | Instagram: @marcioatalla