Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saúde bucal da gestante: tudo o que você precisa saber

A saúde bucal da gestante é fundamental para o bem-estar da mãe e do bebê. Neste post, você confere dicas importantes.


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saúde bucal da gestante: tudo o que você precisa saber

Entre tantos aspectos que precisam de atenção durante a gravidez, a saúde bucal da gestante é um deles. Por existir muitos mitos ao redor do assunto, assim como receios, mamães deixam de buscar atendimento odontológico, sem saber que isso pode apresentar riscos para o bem-estar delas e dos bebês.

Neste post, vamos bater um papo sobre a importância da higiene bucal da gestante e outras atenções, explicar quais são os principais problemas que podem surgir durante o período e quais cuidados não podem faltar.

Como a gravidez afeta a saúde bucal?

Toda gestante sabe que a gravidez é um momento recheado de mudanças, seja no corpo, no emocional e, até mesmo, hormonal. As transformações impactam a mulher de diversas formas, e com a saúde bucal não seria diferente.

Os famosos enjoos acompanhados de vômitos proporcionam consequências para a cavidade bucal. Isso acontece porque o episódio de refluxo faz com que a acidez na região da boca aumente. Além disso, muitas vezes a gestante não escova os dentes após essa situação, o que também traz problemas.

Aliás, profissionais da área de odontologia já estudam a relação entre doenças periodontais (ou seja, as que afetam a região da gengiva) com partos prematuros. Outras doenças, como a gengivite, ocorrem devido ao aumento dos hormônios e também pela diminuição da resposta imunológica.

Podemos ver, então, que muitas coisas podem acontecer na região da boca por conta da gravidez. A melhor forma de evitar isso é contar com o seu dentista de confiança e seguir orientações para aproveitar o momento com mais saúde e bem-estar.

Quais as principais doenças bucais que surgem durante a gravidez?

Como a gestação impacta diretamente na saúde bucal, você já deve imaginar que o período é marcado pela possibilidade de aparecimento de algumas doenças típicas dessa região do corpo. Vamos conferir:

Doenças periodontais, como a gengivite; Cáries, devido à má escovação que pode acontecer por algum fator; Erosões dentárias, em decorrência dos episódios de vômito;

saúde bucal da gestante
Problemas bucais podem afetar a saúde da gestante. 

Saúde bucal da gestante: dicas de cuidados

Você já viu que existem doenças específicas relacionadas à gravidez. Agora, chegou o momento de compreender como evitá-las. Para isso, separamos algumas dicas que vão desde planejamento até higiene bucal para gestantes. Observe:

Antes de engravidar, vá ao dentista

Se você sonha em ser mamãe e já está começando a pensar nisso, a nossa dica de ouro é ir ao dentista antes de ficar gestante, o chamado pré-natal odontológico. Durante a gravidez, os atendimentos odontológicos têm algumas limitações e, portanto, nem tudo vai ser possível de ser realizado.

Dessa forma, o melhor a fazer é ir antes ao dentista para verificar a necessidade de tratamentos mais complexos e, também, para fazer ações preventivas.

Aliás, nesse momento já vale conferir com o profissional que te atende quais são os cuidados que devem ser tomados durante a gestação. Dessa forma, você começa a se preparar para evitar uma série de problemas, como cáries e gengivite.

Não deixe de consultar o dentista durante a gestação

Para quem já está grávida, a ideia é não desistir de ir ao dentista. As consultas regulares são importantes para que o profissional possa acompanhar de perto a situação da sua saúde bucal e verificar a necessidade de fazer algum tipo de procedimento.

Faça bochechos após vomitar

Como já explicamos, as gestantes que sofrem com vômitos devem higienizar a boca após o episódio. Mas atenção: os dentes não devem ser escovados logo em seguida! Isso porque o líquido do estômago é extremamente ácido e atinge o esmalte da superfície dentária.

Ao escovar os dentes logo em seguida, você atrapalha o trabalho da gengiva de repor o cálcio perdido com a acidez. O ideal é fazer um bochecho com água e, meia hora depois, realizar a escovação.

Fique de olho na higiene bucal

Além dos bochechos após o vômito, é importante redobrar os cuidados com a saúde bucal da gestante. Escove os dentes após todas as refeições e sempre use o fio dental, que é essencial para combater algumas doenças. Se o creme dental te dá enjoos, a dica é reduzir a quantidade que é colocada na escova.

Mitos sobre a saúde bucal da gestante

Por último, não poderíamos deixar de falar dos mitos que envolvem a saúde bucal da gestante. Bastante propagados, provavelmente você já ouviu falar de algum deles.

Saúde bucal da gestante.
Alguns mitos sobre gravidez e saúde bucal são bastante populares.

“Cada gravidez, um dente”

Esse dizer popular de que os dentes enfraquecem ou são perdidos durante a gravidez não é verdade. Com uma boa alimentação, acompanhamento e seguindo rigorosamente as indicações dos profissionais de saúde, esse risco não é real.

Grávidas não podem receber aplicação de anestesia

Segundo o Conselho Federal de Odontologia, o uso de anestesia em gestantes é permitido, desde que a substância não contenha vasoconstritores.

O cálcio do bebê vem dos dentes da mãe

Isso não é verdade. Apesar do cálcio ser fundamental durante a gravidez, para a formação do bebê, ele é proveniente da alimentação da mãe, como explica o Conselho Federal de Odontologia.

Se você é tentante ou já está grávida, buscar informações sobre saúde bucal da gestante nunca é demais, pelo contrário, é extremamente necessário. Consulte o seu dentista e o seu médico para mais informações.

E já que você chegou ao final deste texto, aproveite para conferir os nossos produtos para mamães e bebês. Basta clicar no link abaixo e visitar o nosso site!