Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Rouquidão: possíveis causas, como tratar e quando ir ao médico

A rouquidão é uma alteração na voz que pode ser passageira ou se tornar permanente. Saiba mais sobre a condição!


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Rouquidão: possíveis causas, como tratar e quando ir ao médico

A rouquidão é um problema comum e que gera muito incômodo, devido à alteração e perda da qualidade da voz. Quem faz o uso excessivo da fala pode ser acometido pela condição com mais frequência, e é preciso se atentar a essas recorrências.

Para explicar mais sobre essa adversidade, suas possíveis causas, quando é preciso investigá-la mais a fundo e como melhorar a rouquidão, produzimos este conteúdo. Continue a leitura e confira!

O que é?

A rouquidão, também conhecida como disfonia, é uma alteração na voz que a deixa mais áspera, fraca ou diferente do habitual. Normalmente, ela está associada com o funcionamento da laringe, mas também pode ser causada por distúrbios nas pregas vocais.

A mudança pode ser no tom, timbre ou volume da fala, afetando sua qualidade e, consequentemente, dificultando a comunicação. É um problema comum em indivíduos que usam muito a voz e pode ser temporário ou ter uma duração prolongada.

A rouquidão afeta diretamente a qualidade vocal.

Além disso, a rouquidão pode indicar a ocorrência ou ser sintomas de algumas condições, como o aparecimento de um pólipo. Sendo assim, sempre que a alteração surgir é importante ficar atento à sua extensão, buscando ajuda caso ocorra por um período longo.

O que causa rouquidão?

A rouquidão pode ter muitas causas distintas, a maioria delas ligadas a alterações na laringe e nas pregas vocais. A seguir, elencamos algumas das principais motivações.

Laringite

Essa é uma das causas mais comuns e frequentes da alteração da voz. A condição inflamatória da laringe, que pode ser aguda ou crônica, gera muitas vezes o inchaço nas pregas vocais, atrapalhando seu funcionamento e suscitando a rouquidão.

Doenças neurológicas

A disfonia também pode estar relacionada a doenças como Parkinson, Miastenia, Tremor Essencial e Acidente Vascular Cerebral. Isso porque essas patologias podem prejudicar o funcionamento do músculo da laringe, gerando a rouquidão.

Refluxo gastroesofágico

Uma pessoa acometida por esse tipo de refluxo pode desenvolver a sensação de alimento preso na garganta. Isso ocorre quando o esfíncter inferior do esôfago não se fecha da forma correta e o conteúdo do estômago volta para o esôfago.

Esse movimento irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando tosse constante e irritação das cordas vocais, o que ocasiona a alteração na voz.

Refluxo laringofaríngeo

Esse tipo de refluxo ocorre quando o conteúdo ácido do estômago sobe pelo esôfago e não segue o percurso natural até o duodeno. Caso atinja as vias aéreas, o problema pode acarretar rouquidão, além de outros sintomas como pigarro, queimação, irritação da garganta e tosse frequente.

O refluxo laringofaríngeo é uma das possíveis causas da rouquidão.

Tabagismo

O tabaco contém inúmeras substâncias nocivas, como a nicotina, e pode provocar inflamação crônica nas cordas vocais, tosse seca e rouquidão. Essa irritação no tecido da laringe tende a se agravar com o tabagismo, a dependência física e psicológica dessas substâncias.

Alcoolismo

A dependência alcoólica também pode ser uma das causas da rouquidão. Quando consumidas em excesso, as bebidas podem produzir uma inflamação nas pregas vocais, provocando alterações na voz do indivíduo.

Tumores

Os tumores nas regiões da laringe ou das pregas vocais, que podem ser benignos ou malignos, têm como um de seus principais sintomas a rouquidão.

Edema de Reinke

Essa doença crônica causa uma alteração nas cordas vocais devido ao acúmulo de líquidos na região e provoca uma alteração significativa da voz, que fica mais rouca.

Hemorragia vocal

O rompimento de um vaso sanguíneo na região das cordas vocais pode encher os tecidos de sangue e levar à perda de voz ou à rouquidão. Isso acontece pelo uso inadequado da fala, como a utilização excessiva de forma recorrente ou abusos em relação ao volume.

Nódulos vocais

Os nódulos, também chamados de calos, são lesões inflamatórias que ocorrem nas pregas vocais. Eles surgem em situações em que a voz é desgastada por um período prolongado e tem a rouquidão como um de seus sintomas.

O uso excessivo da voz por períodos prolongados pode ocasionar o surgimento de nódulos.

Pólipos

Já os pólipos normalmente são o resultado de lesões agudas, da inalação de irritantes ou do refluxo gastroesofágico. Em geral, essas lesões ocorrem em apenas uma das pregas vocais e interferem em seu movimento natural. Como consequência, tem-se a sensação de dor na garganta, a fadiga da voz e a rouquidão.

Uso indevido da voz

Excessos, como gritar, falar alto ou cantar em um tom elevado para sobressair a ambientes com barulho, diferentemente do que se está acostumado, pode acarretar vários problemas nas pregas vocais, e, consequentemente, a rouquidão.

Sintomas relacionados

Como mencionado anteriormente, a rouquidão pode ser uma condição passageira ou então permanente. Nos dois casos, é preciso se atentar a outros sintomas que podem surgir em conjunto com a alteração na voz.

Os principais deles são dores e sensação de queimação na garganta e na laringe, dificuldade para engolir ou falar, febre, sangramentos.

Quando procurar um médico?

Embora a rouquidão usualmente desapareça em alguns dias, quando ela se torna uma condição duradoura, é preciso investigar sua origem.

O sinal de alerta se acende quando a alteração na voz se prolonga por mais de duas semanas. Se isso ocorrer, é necessário procurar um médico que possa examinar a laringe e as cordas vocais, a fim de entender o que está ocasionando o problema.

Após duas semanas de rouquidão, é recomendado procurar um médico.

Possíveis tratamentos

Quando a alteração na voz surge de forma repentina, é possível realizar algumas ações para tentar amenizá-la. Por isso, veja abaixo algumas maneiras de como tratar a rouquidão!

  • Hidratação: a água umidifica e hidrata a garganta e as cordas vocais, por isso, bebê-la regularmente pode ajudar a diminuir a rouquidão;
  • Gargarejo: realizar gargarejo pelo menos uma vez por dia de um copo de água morna com a quantidade de uma colher de chá de sal dissolvido pode contribuir para o alívio de rouquidões temporárias, já que a solução tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Umidificador: caso a umidade do ar esteja muito baixa em sua região, utilizar o aparelho que a aumenta pode ser uma boa opção para reduzir alterações na voz ocasionadas pelo tempo seco;
  • Poupar a voz: quando a rouquidão aparece, o ideal é sempre tentar utilizar a fala o mínimo possível, para evitar o agravamento de inflamações;
  • Evitar substâncias nocivas: o álcool e o tabaco têm propriedades que podem causar a inflamação da laringe e das cordas vocais, por isso, para melhorar a alteração na voz, não se deve fumar nem consumir bebidas alcoólicas;
  • Utilizar pastilhas: as pastilhas para garganta ajudam aliviar incômodos nessa região, contribuindo também para amenizar a rouquidão.

Conhecer alguns cuidados e como curar a rouquidão é essencial para lidar com o problema.

Prevenção da rouquidão

Manter hábitos saudáveis é a melhor maneira de evitar o aparecimento da rouquidão. Não fumar, realizar um consumo moderado de álcool, não cometer abusos ou utilizar a voz excessivamente e hidratar-se adequadamente são as principais maneiras de prevenir o problema.

Além disso, não ingerir bebidas em altas temperaturas nem alimentos muito ácidos, caso sofra de problemas de refluxo, pode contribuir para manter a qualidade da voz.

A rouquidão pode ter motivações variadas, estando ou não associada a outras doenças. Sempre que ela ocorrer, é preciso se atentar a sua duração e investigar sua origem quando é duradoura. Além disso, para evitá-la, o ideal é cultivar uma rotina saudável.

E para garantir os melhores produtos para sua saúde e mantê-la sempre em dia, você pode contar com a Pague Menos. Clique no banner abaixo e visite nosso site para conferir nossos itens e serviços!