Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Quebrando o tabu sobre uso de fraldas geriátricas

O uso das fraldas adultas deve ser encarado como uma forma de tratamento, além disso também significa saúde e qualidade de vida.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Quebrando o tabu sobre uso de fraldas geriátricas

Por: Criz Campos

O problema mais comum para esse cuidado é a incontinência, seja urinária ou fecal, em que a primeira se refere a perda involuntária de urina e a segunda, de fezes. O uso das fraldas geriátricas no dia a dia, por exemplo, é algo comum, mas que ainda enfrenta uma certa resistência por parte de quem precisa desse cuidado.

O conceito de qualidade de vida engloba a saúde física e mental. É certo que a expectativa de vida aumentou e consequentemente, mais gente chega à terceira idade. Estar nessa fase com uma boa qualidade de vida é, com certeza, o que todos queremos, mas não se pode negar que nessa fase surgem alguns contratempos que requerem cuidados mais especiais, como a incontinência, em que se precisa do uso da fralda.

É preciso uma maior sensibilidade e cuidado, cada vez mais, especialmente de outras pessoas, como familiares e cuidadores, com pessoas as pessoas que passam por isso, uma vez que o problema pode afetar o índice de desenvolvimento humano como um todo, comprometendo o bem-estar geral, incluindo a qualidade de vida no trabalho. Quem passa por isso deve ter apoio para encarar a realidade e conseguir a, inclusive, ajudar a si próprio.

Uma grande resistência quanto ao uso de fraldas por adultos é a autoestima, porque se sentem incapazes de cuidar de si mesmos, o que mexe muito com a vaidade do idoso, por exemplo. "Para amenizar esse problema, existem produtos no formato de calcinhas ou cuecas, que são mais práticos e confortáveis e podem dar maior segurança à pessoa.

Atenção!

O procedimento de troca deve ser realizado com atenção, privacidade e respeito, sempre explicando ao paciente cada etapa que será realizada. Um dos fatores mais importantes para a higiene e conforto do idoso é a escolha do modelo específico da fralda. Existem modelos diferenciados para homens e mulheres, para pessoas ativas e para pacientes acamados ou com necessidades especiais", pontua a médica geriatra Andréa Gondim.

Incontinência

O que é ?

- Perda involuntária da e/ou fezes

Causa:

- Mau funcionamento dos músculos da região íntima

Prevenção:

- Praticar exercícios físicos

- Atividade física

- Não fumar ou beber em exagero

- Fazer exercícios para fortalecer a musculatura pélvica

- Não ficar segurando por muito tempo o xixi

"As fraldas estão indicadas para pessoas que perderam o controle das suas funções fisiológicas (controle de urina ou fezes) ou estão acamadas. Para os adultos que portam alguma condição médica comum, como a incontinência urinária, e para pessoas acamadas, utiliza-se o termo fralda para adultos. Já para os idosos o correto é fralda geriátrica", explica a médica.

Não culpe a pessoa que precisa usar fralda, ofereça ajuda psicológica!

É importante que a família tenha paciência e converse sobre a necessidade desse cuidado

Função da fralda:

As fraldas têm por função manter o paciente seguro, limpo e seco. "O uso correto de fraldas geriátricas também pode ajudar a evitar o surgimento das dermatites associadas à incontinência, como as assaduras e associadas ao tempo excessivo de permanência com uma única fralda, pois a urina e as fezes causam grande irritação na pele, assim como a umidade e o calor na região que tem contato direto com a fralda.", destaca a médica.

Escolha da fralda

Escolher um produto de qualidade é fundamental e o comércio está antenado a isso. É possível encontrar facilmente boas fraldas geriátricas de diversas marcas nas farmácias. As fraldas de vestir, também conhecidas como roupas íntimas descartáveis, são indicadas para pessoas que conseguem se movimentar e/ou têm uma rotina ativa. Para uma experiência mais agradável, ao contrário das fraldas convencionais, elas podem ser vestidas como uma peça íntima.

Outra diferença em relação às convencionais é que ao invés de terem as fitas ajustáveis na cintura, elas possuem um elástico largo, de ajuste ao corpo e a capacidade de absorção delas é tão boa quanto a das fraldas comuns.

Agora você já sabe que a incontinência urinária é uma condição que pode afetar mulheres e homens em situações diversas. Portanto, quanto antes se iniciarem os métodos de prevenção, maiores serão as chances de se ver livre desse tipo de problema.

Se este post foi interessante e chamou a atenção para a necessidade de autocuidado, convidamos você a conhecer o Clinic Farma, o consultório farmacêutico Pague Menos, especializado no acompanhamento individualizado da sua saúde!