Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Quais as diferenças entre os testes de Covid-19?

Entenda mais sobre os testes de Covid-19 disponíveis e as diferenças entre eles.


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Quais as diferenças entre os testes de Covid-19?

Existem diversos testes disponíveis para detectar o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. Entre eles, há também os testes que mostram se você já foi contaminado pelo vírus no passado e desenvolveu anticorpos contra ele.

A variedade de testes, que por um lado oferece diferentes opções ao consumidor, pode também causar confusão. Qual teste é o mais indicado em cada momento? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Entenda abaixo como funcionam os diferentes testes de Covid-19.

Teste de Anticorpos

O teste de anticorpos é utilizado para saber se você já teve Covid-19 em algum momento do passado.

Esse tipo de teste utiliza uma amostra de sangue para detectar anticorpos, como o IgA, IgM e IgG. Os anticorpos IgM e IgA são produzidos em torno do décimo dia de infecção, mas têm duração limitada.

Já os anticorpos IgG são produzidos por volta de 15 dias após o contágio e podem permanecer por meses ou anos na corrente sanguínea do paciente.

Testes de anticorpos não dizem se você está atualmente com Covid-19. Além disso, mesmo pessoas que já foram contaminadas com o novo coronavírus podem ter um resultado negativo neste teste, pois há casos em que pessoas não desenvolvem anticorpos contra a doença.

Tipo: Teste sorológico

Diagnóstico: Se já teve a infecção

Detecção: Anticorpos (IgA, IgG e IgM)

Indicação: A partir do 10º dia de infecção

Especificidade: ≥ 95%

Amostra: Sangue

Resultado: De 24h a 3 dias.

Teste de Antígeno

Também chamados de "testes rápidos", os testes de antígeno detectam fragmentos (proteínas) da membrana que envolve o material genético do novo coronavírus. Ou seja, eles dizem se você está atualmente com Covid-19.

Para isso, eles utilizam um swab para coletar secreção do fundo do nariz ou da garganta. A recomendação é que o teste seja feito entre o 3º e o 7º dia de sintomas.

A vantagem deste tipo de teste é a rapidez no resultado, que fica pronto geralmente em menos de 30 minutos.

A desvantagem é sua baixa precisão, pois as chances de resultados falso-negativo ou falso-positivo são maiores em relação aos testes de RT-PCR e PCR-LAMP, que explicaremos a seguir.

Tipo: Teste de antígeno

Diagnóstico: Se está com a infecção

Detecção: Fragmentos do vírus

Indicação: A partir do 3º dia de infecção

Especificidade: 85%

Amostra: Secreção do fundo do nariz

Resultado: Até 30 minutos.

Teste RT-PCR

Assim como o teste de antígeno, o RT-PCR também diz se você está atualmente com Covid-19.
A vantagem desse teste é que ele detecta o RNA do novo coronavírus, o que torna mais preciso que o teste de antígeno. Ele pode ser feito desde os primeiros dias de infecção.

As desvantagens desse teste incluem o uso do desconfortável swab para coletar secreção do fundo do nariz ou da garganta e o maior tempo para os resultados ficarem prontos: geralmente, entre 2 e 5 dias.

Tipo: Teste molecular

Diagnóstico: Se está com a infecção

Detecção: RNA do vírus

Indicação: A partir dos 1º dia de infecção

Especificidade: ≥ 95%

Amostra: Secreção do fundo do nariz

Resultado: Entre 2 e 5 dias.

Teste PCR-LAMP

O teste PCR-LAMP é similar ao teste RT-PCR, mas possui algumas vantagens adicionais.
Ele também detecta o RNA do novo coronavírus com alta precisão para dizer se você está atualmente com Covid-19 e pode ser feito a partir dos primeiros dias de infecção.

Suas vantagens são a forma de coleta e a rapidez na análise do exame: o teste é feito com uma amostra de saliva, ou seja, não requer o uso de swab, e o resultado é liberado em até 24h depois que a amostra chegar ao laboratório.

Esse teste não precisa de pedido médico, então você pode comprá-lo a qualquer momento: antes de ter contato com pessoas próximas, para evitar a transmissão do vírus, ou depois, para saber se você está contaminado ou não.

Tipo: Teste molecular

Diagnóstico: Se está com a infecção

Detecção: RNA do vírus

Indicação: A partir dos 1º dia de infecção

Especificidade: ≥ 99%

Amostra: Saliva (autocoleta)

Resultado: Em 24h após chegada ao laboratório.

O teste PCR-LAMP que você encontra na Pague Menos é o meuDNA Covid-19, que foi desenvolvido e validado pelo laboratório Mendelics em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Para saber mais sobre ele, acesse: meudna.com/teste-covid.

Na Pague Menos, você também encontra os outros tipos de testes que explicamos acima. Para agendar um deles clique aqui.