Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Psoríase e Vitiligo: entenda a diferença

Entenda a diferença de Psoríase e Vitiligo e se tem relação com o câncer de pele.


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Psoríase e Vitiligo: entenda a diferença

Por: Ladinne Campi

Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune, inflamatória e não contagiosa da pele. O próprio sistema de defesa do corpo começa a atacar as células dermatológicas por algum motivo, causando lesões. Ela não distingue faixa etária e sexo, porém é mais comum em adultos jovens.

A causa da psoríase ainda é desconhecida e embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes. Fatores psicológicos também estão relacionados à psoríase, além da obesidade e hábitos de vida prejudiciais, como tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Os locais mais atingidos são o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco, com lesões em ambos os lados do corpo.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença de ordem genética que causa a perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.

Alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

Apesar de não serem contagiosas, essas doenças tornam-se um estigma para as pessoas, vítimas do preconceito e da falta de informação. Além disso, não existe relação e predisposição a outras comorbidades, como o câncer de pele, por exemplo.

Não existe cura, mas, com controle é possível devolver a qualidade de vida. Nos dois casos, tratamentos tópicos (cremes e pomadas) e orais podem beneficiar os pacientes. No caso da psoríase, o sol é um grande aliado. Já em relação ao vitiligo, a fototerapia pode trazer benefícios. Aplicar protetor solar a cada duas horas e caprichar na hidratação também é importante para preservar a barreira de proteção da pele.

Ademais, aliar o tratamento terapêutico é fundamental para retardar o aparecimento de lesões e viver com mais qualidade de vida.

O dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e tratamento da doença.

Fonte: Patrícia Brasil - Dermatologista

Imagem: https://br.freepik.com/