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Projeto Verão: os melhores exercícios para emagrecer

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Projeto Verão: os melhores exercícios para emagrecer

A temporada de calor é sempre um convite para realizar atividades ao ar livre. Dar um mergulho no mar é uma das opções favoritas dos brasileiros, afinal, são mais de 7 mil quilômetros de litoral para desfrutar. Com a aproximação do verão, as academias também costumam ganhar novos alunos em busca de exercícios para emagrecer e, assim, estar em sua melhor forma para a estação.

Mas combater a obesidade não é só uma questão de vaidade, viu! Hoje, ela já é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. Movimentar o corpo é fundamental também para garantir saúde e ganhar qualidade de vida.

Até 2025, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 700 milhões de adultos serão considerados obesos, e mais de 2 bilhões estarão com sobrepeso. A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) estima que o Brasil já tem mais de 50% da sua população nessa situação.

Por isso, o Sempre Bem reúne aqui os melhores exercícios para quem quer perder peso e ficar em dia com a saúde e bem-estar. Acompanhe!

Exercícios na academia

Antes de partir para a prática de qualquer exercício, é importante passar por uma avaliação médica. Um check-up é muito útil para analisar as condições do indivíduo, liberando-o para a atividade física. Os exames irão diagnosticar se a pessoa tem alguma restrição a treinos intensos, por exemplo. 

Saiba mais vendo essa conversa da Bruna Thedy com especialistas (O que é um Check-up?)

1. Crossfit

mulher com corda de crossfit

O crossfit é bem diferente da musculação que se costuma ver em academias. Normalmente, as atividades são bastante intensas e realizadas utilizando cordas, pneus e diversos tipos de peso, o que possibilita uma grande perda calórica. Para se ter uma ideia, em apenas uma hora de treino, o praticante manda embora 700 calorias. Aliado a bons hábitos alimentares, o crossfit pode fazer diferença para o emagrecimento.

2. Treino hiit

O treino hiit, do inglês High-intensity interval training, é um conjunto de exercícios intervalados de alta intensidade. Em uma hora dessa atividade, é possível perder aproximadamente 400 calorias. Além disso, 30 minutos por dia desse treino elimina a gordura localizada para emagrecer rápido e de forma divertida. 

3. Hidroginástica

Sim, a hidroginástica também é ótima para quem quer emagrecer. A atividade pode eliminar cerca de 500 calorias em uma hora. E o melhor é que exercícios dentro da água não causam muito impacto nas articulações, podendo ser praticados por quem tem esse tipo de restrição. 

4. Natação

Atividade que trabalha toda a musculatura, a natação também pode ser praticada para perder os quilinhos a mais. Para isso, é necessário manter o ritmo de treino, atravessando a piscina em nado crawl e retornando em nado costas (como forma de descanso) várias vezes. Mantendo-se em movimento, é possível perder até 400 calorias por hora. E o melhor: nadar ainda ajuda a relaxar e combater o estresse!

Confira também (Exercícios físicos ajudam a combater o estresse

5. Aula de dança

grupo faz aula de zumba

Dançar é outra atividade que faz bem para o corpo e para a alma. Ela melhora o sistema cardiorrespiratório, fortalece os músculos, ajuda na socialização e no emagrecimento saudável. Além da queima calórica, uma hora de dança de salão pode aumentar a flexibilidade e ainda diverte. Já a zumba proporciona a perda de até 800 calorias por hora.

Exercícios em casa ou na rua

Quem prefere fazer exercícios em casa ou não curte muito o ambiente da academia, também pode queimar gordura e emagrecer. Independente da rotina de cada um, o importante é não descuidar da saúde e achar um tempinho para encaixar a prática de atividade física. 

Caso não tenha o hábito de se exercitar, é recomendado buscar orientação de um educador físico para que não ocorram lesões por movimentos incorretos.

1. Corrida

A corrida é um exercício aeróbico que gera muita perda calórica: dependendo da intensidade do treino, é possível queimar cerca de 600 calorias em apenas 30 minutos. 

Para correr, o corpo retira energia das reservas de açúcar do organismo, mas, como esse estoque se acaba muito rápido, a gordura corporal começa a ser queimada, proporcionando perda de peso. O ideal é começar devagar e ir aumentando o ritmo semanalmente.

Leia também o artigo (Corrida para um coração forte. Veja benefícios da modalidade) 

2. Correr sem sair do lugar

Também chamada de marcha estacionária, é um exercício que simula uma corrida, mas sem sair de onde está. Caso tenha alguma dificuldade de equilíbrio, é recomendado apoiar-se na parede. Para quem está começando, basta realizar 3 minutos da atividade cinco vezes e ir aumentando com o tempo. 

3. Prancha

mulher faz prancha para emagrecer

A prancha é como se a pessoa fosse fazer uma flexão de braço, mas ela fica apenas parada, apoiando o peso do corpo nas mãos e nos pés. Haverá um trabalho muscular para manter-se na mesma posição e, acredite, não é tão fácil para quem não tem costume. Após ganhar estabilidade nesse exercício, aumente a dificuldade.

4. Pular corda

Quem nunca pulou corda na infância, hein? A brincadeira pode ser coisa séria para adultos que buscam emagrecer. Como causa muito impacto nas articulações dos pés e dos joelhos, é importante ter certeza de que seu condicionamento físico está apto para a atividade.

5. Agachamento

mulher faz agachamento para emagrecer

Exercício bem completo, o agachamento trabalha a musculatura da coluna lombar, quadril, coxas e joelhos, mas requer bastante atenção na hora de executá-lo. Isso porque o movimento errado pode causar lesões musculares. A maneira correta é deixar os pés paralelos na mesma direção do quadril e ir agachando, como se fosse sentar, e depois levantar. Três sequências de dez repetições é suficiente para começar.

6. Burpee

Outro exercício que ajuda a emagrecer, além de aumentar a resistência e definir os músculos é o burpee. Isso porque ele trabalha a parte aeróbica e muscular em conjunto, sendo considerado de alta intensidade. O burpee reúne movimentos de agachamento, flexão, chute e finaliza com um salto, mantendo as mãos estendidas para cima. 

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Referências: Tua Saúde | Minha Vida