Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Prematuridade: saiba os cuidados que você precisa ter

Os bebês prematuros exigem uma atenção maior. Por isso, separamos algumas dicas de cuidados necessários. Confira!


Atualizado em:

Tempo estimado: 7 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Prematuridade: saiba os cuidados que você precisa ter

O período gestacional demanda de cuidados específicos e acompanhamento clínico efetivo, isso porque apenas assim é possível identificar sintomas que não são habituais e prevenir problemas como a prematuridade. Esse é um risco que tem diversos fatores envolvidos e que exige cuidados especiais.

Por se tratar de um assunto delicado e motivo de muitas dúvidas para esse conteúdo tem o intuito de disseminar as principais informações sobre ele e quais os cuidados necessários com bebês prematuros. Se deseja entender melhor, continue a leitura!

Características de um parto prematuro

O parto prematuro, também chamado de nascimento pré-termo, é quando o bebê nasce antes do tempo necessário para a formação completa de seus órgãos. Sendo bastante comum no Brasil, ele é caracterizado pelo nascimento antes dos 259 dias gestacionais, ou seja, 37º semana da gravidez.

Por não estarem desenvolvidos e, consequentemente, mais suscetíveis a infecções, é comum que a taxa de mortalidade e de doenças graves aumentem consideravelmente. A prematuridade pode ser classificada em quatro tipos, sendo eles:

  • Pré-termo tardio: nascimento entre 34 e 36 semanas completas de gestação:
  • Moderadamente prematuro: nascimento entre 32 e 34 semanas;
  • Muito prematuro: nascidos com menos de 32 semanas de gravidez;
  • Extremamente prematuro: bebês nascidos durante a 25º semana ou antes.

Entenda o que pode causar a prematuridade

O parto prematuro pode ter diferentes causas envolvidas e até combinação de uma ou mais. Por se tratar de um processo de mudanças hormonais e físicas, mulheres entre os 16 e acima dos 35 anos são mais propensas a enfrentar desafios durante a gestação. Por isso, é essencial o acompanhamento médico desde a descoberta da gravidez.

Há outros riscos envolvidos como histórico familiar ou de outros partos prematuros, além disso, condições físicas como a ruptura prematura das membranas e ovulares e outras intercorrências obstétricas e fetais. Há outros motivos que podem causar a prematuridade, como:

  • tabagismo;
  • consumo de bebida alcoólica;
  • gestação gemelar;
  • sangramento vaginal no segundo trimestre de gravidez;
  • ausência do pré-natal;
  • descolamento da placenta;
  • anemia.

Principais sintomas

Durante toda a gestação ocorrem mudanças físicas, hormonais e emocionais que podem causar confusão dos sintomas, portanto é essencial ficar atenta a tudo que foge do habitual e persista por longos períodos.

Alguns dos principais sintomas que podem indicar início de nascimento pré-termo, são:

  • contrações uterinas com frequência;
  • forte pressão na parte inferior da barriga;
  • alterações no corrimento vaginal: a secreção não deve ser gelatinosa e nem conter vestígios de sangue;
  • intensidade das cólicas;
  • dores lombares e no fundo das costas.

Cuidados necessários com bebês prematuros

É importante ressaltar que os cuidados aqui descritos não devem ser considerados rigorosamente, isso porque cada bebê tem necessidades e cuidados específicos.

Durante o primeiro ano de vida é essencial que o núcleo familiar, especialmente a mãe, estejam treinados para executar os cuidados rotineiros de forma segura. Os principais são:

  • banhos com atenção redobrada com o manuseio do bebê;
  • medir a temperatura periodicamente durante o dia;
  • ter atenção em possíveis obstruções nasais;
  • cuidado com o transporte do bebê em carros e outros meios de transporte.

Além disso, é essencial se atentar aos seguintes quesitos:

Controlar visitas

Quando um bebê chega em uma família, é comum que todos os parentes e amigos queiram visitá-lo, porém com bebês prematuros é recomendado que haja uma restrição, sendo indicado até pelos médicos no momento da alta.

Ainda, é importantíssimo que todas as pessoas que possam ter contato com o recém-nascido estejam com as mãos higienizadas e evite contatos com as regiões dos olhos e bocas, por exemplo, a fim de evitar gripes e infecções.

Orientação para os cuidados domiciliar

Caso haja a necessidade do bebê ficar sob os cuidados de terceiros, como babás, tios ou avós, essas pessoas devem estar devidamente orientadas sobre os cuidados específicos e necessidades do bebê.

Isso porque, por ser prematuro há situações que devem ser conduzidas diferentemente de crianças não prematuras. Sendo assim, os pais são os principais pontos de informação e devem esclarecer todas as dúvidas.

Insistir na amamentação

O leite materno é o grande responsável por prevenir doenças, infecções e estimular o sistema de defesa do organismo do bebê. Portanto, quando houver dificuldades na sucção, é importante dar uma pausa, mas não desistir do processo.

Com o tempo, o recém-nascido irá se acostumar com a quantidade de leite e deixará de ter problemas, por isso a mãe deve seguir o aconselhamento médico em relação ao tempo de intervalo entre as mamadas.

Reserve um espaço limpo e arejado para o bebê

É importantíssimo que o local onde o bebê irá passar a maior parte dos dias seja limpo e arejado o suficiente para a circulação de ar. Os principais problemas respiratórios podem surgir devido a ambientes úmidos, sem correntes de ar e com acúmulo de poeiras.

Entretanto, deve-se tomar cuidado com a utilização de certos produtos de limpeza, como os que possuem fortes odores. É proibido fumar próximo ou no ambiente em que o bebê estiver, mesmo que seja ao ar livre.

Higiene

O processo de higienização do bebê deve seguir um padrão rigoroso de cuidados. A começar pelas trocas de fraldas, que devem ocorrer com mais frequência, já que a pele de um bebê prematuro tende a ser mais fina e sensível.

Além disso, os produtos para banhos devem ser, preferencialmente, todos neutros, assim é possível diminuir os riscos de alergias. Em caso de assaduras, o recomendado é procurar um pediatra para entender qual tratamento é o mais indicado.

Os cuidados com bebês prematuros devem sempre ser prioritários e ter pessoas exclusivas para isso, já que por não ter seus órgãos totalmente desenvolvidos e seu sistema imunológico mais defasado, há mais chances de infecções e surgimento de diferentes doenças.

Paralelamente a isso, há patologias que são mais comuns na prematuridade, como é o caso das diferentes doenças respiratórias, como a bronquite, apneia e broncoaspiração, que podem ser graves e avançarem nos estágios de gravidade rapidamente. Infecção urinária e defasagem nutricional, são outros aspectos que demandam atenção e acompanhamento médico especializado.

Situações de risco

Além de entender os cuidados indicados, é imprescindível que os pais e todas as pessoas responsáveis pelo bebê prematuro consigam identificar situações de riscos que necessitam de atendimento médico urgente. Abaixo, citaremos as principais e que podem acontecer. Confira!

Cianose ou Palidez

A cianose se refere a coloração azul que a pele toma ao passar por alguma situação que interfira na oxigenação e circulação sanguínea. Podendo ter diferentes causas, é necessário levar a criança a uma unidade de pronto atendimento.

Já a palidez pode indicar deficiência nutricional ou alguma doença imunológica. Em alguns casos é possível que seja uma anemia. Porém, não é indicado iniciar nenhum tratamento por conta própria.

Recusa alimentar

Ao identificar que o bebê está recusando o leite materno, ou qualquer outro alimento indicado profissionalmente, é importante buscar aconselhamento por um pediatra.

Isso pode indicar problemas como refluxos ou gastrointestinais, por exemplo. Além disso, problemas respiratórios e do sono podem ter ligação com a recusa alimentar.

Hipotermia

Sendo um dos principais motivos da mortalidade de bebês prematuros, podendo ser causado pelo ambiente de criação do bebê ou doenças intercorrentes.

Há outros indícios que podem ser observados, como:

  • vômitos frequentes e convulsões;
  • gemência e/ou choro incontrolável;
  • sinais de desidratação;
  • tremores e palpitações.

É possível prever o parto prematuro?

O parto prematuro não é previsível e pode ocorrer inesperadamente durante a gestação. Portanto, a melhor forma de se prevenir dos riscos é realizar o pré-natal dentro da periodicidade correta e seguir as orientações médicas à risca. Apenas assim é possível agregar saúde e se preparar para um parto saudável e dentro do tempo esperado.

Caso ainda esteja com dúvidas sobre o tema ou deseje realizar acompanhamento de qualidade para evitar a prematuridade, o Clinic Farma é o serviço ideal para você. Com profissionais altamente qualificados, a Pague Menos oferece um acompanhamento completo e realização de exames laboratoriais. Ficou curiosa? Acesse nosso site e confira!