Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Por que é importante ir ao médico mesmo sem estar doente

Prevenção é a palavra-chave para uma vida saudável


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Por que é importante ir ao médico mesmo sem estar doente

Já é algo corriqueiro: por mais que nos planejemos direitinho para fazer aquele check-up anual, retornar ao médico após uma consulta de praxe ou realizar exames para checagem de taxas, outros compromissos acabam atrapalhando essas ideias. Comumente, costumamos ir ao médico apenas em casos urgentes - o que, às vezes, torna os sintomas muito mais fortes quando chegam as patologias.

Porém, é consenso médico que fazer consultas periódicas pode, além de prevenir as doenças, impedir o avanço de um quadro patológico, como no caso de doenças crônicas. O acompanhamento também ajuda a entender melhor o funcionamento do seu corpo para as mais diversas demandas (como quantidade de sono, de nutrientes, exercícios etc.), por meio de exames como colesterol, glicemia, hemograma e outros. Para adultos, essa checagem deve ser feita anualmente; para idosos, a cada seis meses; para pacientes crônicos, de três em três meses (ou de acordo com a orientação médica).

Para quem costuma tomar analgésicos com frequência, por causa de dores nas costas ou de cabeça, por exemplo, também é importante ficar atento: o uso constante de medicação pode afetar o funcionamento do fígado e dos rins e ainda mascarar indícios de patologias mais sérias. No caso de histórico de doenças crônicas na família também é preciso redobrar a atenção: nesse caso, o grande trunfo dos médicos é saber, previamente, o que pode acontecer com o seu corpo. Cuidados com a imunidade, que quando baixa abre as portas para diversos males, também são estimulados nas consultas periódicas - podendo ser feito um tratamento unicamente com esse intuito, caso o paciente apresente patologias como dores de garganta com frequência.

É necessário usar a ciência a nosso favor: ir ao médico com a frequência correta é também acompanhar os avanços médicos, novos tratamentos e aprender sobre autocuidado. Portanto, cartão de vacinação e check-up atualizados, hein?! Dessa forma, a chance de você só precisar ir ao médico ocasionalmente aumenta - e o tempo, energia e saúde para os outros compromissos também.

No Dia do Médico, a equipe do Sempre Bem agradece a todos os profissionais da medicina que, mesmo com sua rotina corrida, nos ajudam a levar mais informação de qualidade para você. São dermatologistas, pediatras, ginecologistas, cardiologistas, cirurgiões, psiquiatras e tantos outros especialistas, todos com um só propósito: o de tornar a sua vida muito mais ativa e saudável. Parabéns!