Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Pomadas para assadura de bebê: como escolher a melhor?

As pomadas para assadura de bebê previnem e protegem a pele dessas irritações. Saiba como identificar as melhores fórmulas!


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Pomadas para assadura de bebê: como escolher a melhor?

A dermatite de fraldas, popularmente conhecida como assadura, é o problema de pele mais frequente entre bebês. Estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria estima que, até os 2 anos de vida, 25% das crianças vão apresentar essas irritações na derme. 

Entre as ferramentas mais eficazes para tratar e prevenir a dermatite de fraldas estão as pomadas para assadura de bebê.

Esses cremes formam uma barreira sobre a pele, que a protege da umidade e do contato com agentes que possam desencadear irritações. 

Preparamos este conteúdo especial para te ajudar a escolher as melhores pomadas para bebês e proteger a pele do seu filho. Confira!

guia para mães e pais de primeira viagem

Dicas para escolher pomadas para assadura de bebê

Os cremes são essenciais para a troca de fraldas e têm duas divisões: há pomadas que previnem e outras que tratam assaduras. Alguns têm as duas funções. Essa indicação está descrita na embalagem. Preste atenção na hora da compra para levar para casa a fórmula mais indicada para as necessidades da criança. 

Os cremes protegem a pele do bebê contra umidade e agentes que possam causar irritação, como resíduos de sabão e detergente usado na lavagem das fraldas ou alguma loção aplicada na derme. Quanto a isso, é importante observar se a criança apresenta sensibilidade a algum componente químico.

Mas como saber qual a melhor pomada para assadura para o seu bebê? Mães, pais e responsáveis devem comprar somente cremes que sejam hipoalergênicos e dermatologicamente testados. 

Produtos que contenham fragrâncias, conservantes e outros ingredientes com potencial irritante ou alérgico devem ser evitados. 

Para simplificar o processo da troca de fraldas, escolha pomadas que sejam fáceis de aplicar e com embalagem prática de manusear. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a maioria das pomadas para assadura de bebê que formam uma barreira sobre a pele contém os seguintes ativos na fórmula:

  • óxido de zinco
  • aloe vera (babosa)
  • dimeticona
  • pantenol

Óxido de zinco

É um ativo que protege e trata a pele do bebê contra as assaduras. Tem ação antisséptica, adstringente e anti-inflamatória. As pomadas Dermodex e Hipoglós são referência no tratamento e na prevenção das assaduras. 

Aloe vera

A babosa tem propriedades calmantes, cicatrizantes, hidratantes e anti-inflamatórias sobre a pele. Pomadas com aloe vera na composição têm ação preventiva e devem ser utilizadas somente quando o bebê não está com assaduras. 

Um exemplo é a Desitin, que conta com babosa e vitamina E na fórmula. 

Dimeticona

É um silicone fluido presente em várias pomadas para assaduras que tem a função de formar uma barreira de proteção na pele.

Pantenol

Também conhecido como vitamina B5, o pantenol tem ação hidratante, anti-inflamatória e atua na regeneração da pele. Uma pomada muito conhecida com esse ativo é a Bepantol

Existem mais ativos presentes nos cremes para assaduras, entre os quais:

  • óleo de amêndoas: tem ação hidratante
  • lanolina: acelera o tratamento das assaduras e promove a regeneração celular
  • calêndula: possui efeito calmante sobre a pele, acelera a cicatrização de assaduras e tem ação antibacteriana e antifúngica

Como e quando utilizar pomadas para bebês

O creme deve ser aplicado durante a troca de fraldas, em camadas generosas, cobrindo as áreas da pele que estão sujeitas às lesões.

mulher passando pomada para assaduras de bebê durante a troca de fraldas.
Pomada para assaduras deve ser aplicada durante a troca de fraldas, na pele limpa.

Não é necessário remover o produto a cada troca de fralda. As regiões com pomada que estiverem limpinhas, sem resíduos de xixi ou fezes, podem ser mantidas ou renovadas com mais uma camada. 

Mas em qual momento da troca de fraldas usar a pomada? Depois que você retirar a fralda suja, limpar a pele com água morna e algodão e secar com uma toalhinha. Aí sim você pode aplicar uma camada de creme. 

Considere usar a pomada antiassaduras nas seguintes situações:

  • quando há lesões na pele (nesse caso, use a pomada para tratamento de assaduras)
  • quando aparecem os primeiros sinais de vermelhidão
  • como forma de prevenir as assaduras
  • se a pele do bebê for sensível 
  • à noite, pois o bebê passa muitas horas com a mesma fralda e a pele fica mais exposta à umidade e a resíduos de xixi e fezes

A pomada deve ser utilizada nas nádegas do bebê, onde a pele fica em contato direto com a fralda. Também pode ser espalhada entre o bumbum e ao redor do ânus, se essa área tiver tendência a irritação. Outros locais são nas dobras dos lábios e ao redor da vagina, no escroto e no pênis.

Agora que você já sabe quais ativos procurar nas fórmulas e como utilizar as pomadas para assadura de bebê, chegou a hora de ir às compras na Pague Menos! Para conferir nossa seleção de produtos e economizar no carrinho, é só clicar na imagem abaixo!

pomadas para assaduras de bebês.