Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Os limites do corpo

Você já se perguntou qual o limite do seu corpo?


Atualizado em:

Tempo estimado: 4 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Os limites do corpo

Por: Criz Campos

Muitas vezes ultrapassamos limites sem saber ou sem dar tanta importância para esse fato e isso pode fazer toda a diferença no bom funcionamento do corpo. Por isso listamos algumas situações comuns para te ajudar a conhecer os seus limites.

Atividade física

Essa é uma prática comum e um ótimo exemplo para os limites do corpo. Muitas vezes, focamos no resultado e deixamos de lado as consequências, de que não respeitar nossos limites podem causar.

- Respeite suas condições

Se você tem dificuldade para realizar algum exercício, não tenha pressa. Faça devagar, no seu tempo. Lembra: Devagar se vai ao longe!

- Não sobrecarregue seu copo

Pegar mais peso do que aguenta é um hábito comum nas academias e muito errado. Ultrapassar esse limite em prol de um resultado rápido pode trazer sérias complicações como lesões e problemas mais sérios que resultar até em cirurgia

Não prenda o xixi

Quem nunca segurou o xixi por pressa ou preguiça, não é verdade? Mas atenção! Isso não é bom.

A urina é uma maneira do organismo eliminar substâncias prejudiciais para o nosso corpo e quando ela fica acumulada, por muito tempo, não acontece o relaxamento total da bexiga e na hora do xixi pode não sair toda a quantidade e o que ficou acumulado pode causar algumas complicações, como infecção urinária, incontinência urinária e pedra nos rins

Jejum

Ficar sem comer por longos períodos é uma prática adotada por muita gente quando o objetivo é emagrecer, mas é preciso cuidado porque ficar muito tempo sem se alimentar pode gerar sérios danos à saúde e até levar à morte.

O jejum por muito tempo faz com que o nosso corpo funcione de forma diferente e traz alguns sintomas como irritação, mau humor, cansaço, tremores, dor de cabeça e confusão mental entre outros sintomas. O limite máximo que uma pessoa consegue ficar sem comer são 50 dias.

Se quer fazer algum tipo de jejum, o indicado é passar por uma avaliação médica, antes, para escolher a melhor forma

Sede

A água é um elemento fundamental para a circulação o bom funcionamento dos órgãos. O corpo humano adulto tem entre 50 e 60% de água, nas crianças, a concentração é maior: fica em torno de 86% e nos adolescentes, a porcentagem é de, aproximadamente 75%, por isso o corpo humano não consegue ficar muito tempo sem água, o limite são 3 dias

Frio

Passar frio é uma condição muito limitante para grande parte da população. Tem gente que com temperaturas pouco baixos já não suportam o frio, enquanto outras são resistentes, mas estar sob temperaturas muito baixas pode causar grandes prejuízos, como perda das habilidades manuais, falta da sensibilidade do toque, congelamento e parada cardíaca

Ar

O oxigênio é a menor quantidade estocada no corpo humano e as células dependem do oxigênio do ar.

Vale lembrar que o ar é composto por uma mistura de gases e o oxigênio representa 21%, logo precisamos de um ar com 21% de oxigênio.

Em ambientes fechados e mal ventilados, a concentração de oxigênio é menor e fica mais difícil respirar

O menor “estoque” do corpo humano é o de oxigênio: uma pessoa não consegue ficar mais de 4 minutos sem oxigênio

Observe-se!

- Fique atento aos sintomas que podem indicar que algo não vai bem

- As dores são um forte indício de algo está errado e merece atenção. Não ignore sua dor

Foque na sua qualidade de vida

- Evite o estresse

- Faça as coisas no seu tempo

- Tenha uma alimentação saudável

- Pratique exercícios físicos constantes

- Durma bem

- Dedique um tempo só para você

- Pratique o autoconhecimento

- Beba bastante água

- Evite bebidas alcoólicas em excesso

- Não fume