Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Saiba o que provoca insônia e como combatê-la

Confira tudo sobre a insônia: sintomas, causas, consequências e muito mais!


Atualizado em:

Tempo estimado: 5 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Saiba o que provoca insônia e como combatê-la

Uma noite de sono bem dormida, pode significar um dia mais produtivo e o bem estar a longo prazo. Porém, a insônia é um dos problemas que mais atrapalham, e saber o que a provoca é a chave para conseguir se livrar dela.

Quem pensa que não dormir direito causa apenas cansaço, está muito enganado. A insônia pode trazer diversas consequências para o corpo humano. Neste artigo, iremos explicar o que de fato é a insônia, suas principais causas e como combatê-la. Continue a leitura! 

O que é a insônia?

A insônia é um distúrbio que colabora para a dificuldade de pegar no sono ou, ainda, acordar diversas vezes à noite, tendo problemas em ter um sono ininterrupto. Normalmente, esse problema aparece de forma esporádica, mas, em casos específicos, pode ser que ele se torne frequente, necessitando de acompanhamento profissional. 

Sintomas mais comuns

Assim como as causas, os sintomas irão variar dependendo da pessoa e de seu organismo. Mas, alguns são mais relacionados à insônia e mais fácil de serem notados. Por exemplo:

irritabilidade;

acordar muito cedo;

despertar mais de duas vezes durante a noite;

demorar para pegar no sono;

dores de cabeças localizadas;

dificuldade para se concentrar;

preocupações contínuas com o sono. 

Saiba o que provoca a insônia

As causas da insônia são diferentes de pessoa para pessoa, pois isso irá depender do próprio organismo e do estilo de vida. Claro que há causas mais comuns, conhecidas por desencadear crises frequentes. São elas: 

Estresse

A preocupação excessiva com questões diárias, interfere na qualidade do sono. Isso porque, o cérebro não consegue se desligar e, consequentemente, descansar.

Há situações que podem agravar o quadro de estresse, como é o caso de situações mais sérias, como: morte de um ente querido ou separações familiares. 

Ansiedade

É comum que pessoas ansiosas tendem a ter mais dificuldade para dormir, isso acontece porque o cérebro não consegue se desvincular de preocupações com situações futuras. A ansiedade pode estar relacionada com o fato de não dormir, o que acaba dificultando ainda mais o processo. 

Maus hábitos

Para ter uma boa noite de sono, é imprescindível ter bons hábitos, tanto alimentares quanto físicos. Dito isso, é importante estar atento ao seu estilo de alimentação. Durante a noite é sempre válido optar por refeições mais leves e não ingerir álcool ou cafeína, isso pode acelerar o metabolismo, mandando o sono embora. 

Períodos de mudanças corporais e hormonais

Com o corpo passando por mudanças, é claro que os hormônios estão à flor da pele, e isso é um dos motivos para não conseguir ter uma noite de sono tranquila. Um exemplo claro, é a menopausa, que tem ondas de calor que causam um desconforto, fazendo com que a pessoa acorde. Durante a puberdade é possível que a insônia também esteja presente. 

Consequências da insônia

De modo geral, a insônia interfere na qualidade de vida da pessoa. O sono é uma etapa necessária do dia, pois é nesse momento em que o cérebro descansa e as energias são renovadas para enfrentar os próximos desafios.

Além do descanso mental, o físico é essencial para ter disposição no dia seguinte e não sofrer com cansaço excessivo. Além disso, algumas das principais consequências de não se ter uma boa noite de sono, são:

constante de humor;

problemas de memória a longo prazo;

depressão;

obesidade;

problemas relacionados ao coração;

dificuldades em se relacionar. 

3 dicas para se livrar da insônia

 A seguir, listamos três dicas para você conseguir driblar esse problema da sua vida. Confira! 

Se alimente bem

Uma boa alimentação é a chave para conseguir ter a saúde em dia e garantir bem estar durante as atividades diárias.

Opte sempre que puder por alimentos naturais, como frutas, saladas e legumes. Durante o período noturno, evite comer refeições pesadas e a ingestão de bebidas alcoólicas e refrigerantes. 

Faça exercícios

A prática de exercício físico agrega diversos benefícios para a nossa saúde e isso não é segredo para ninguém. Além de prevenir doenças, é normal que ao gastar mais energias e direcioná-las para o lugar certo, no fim do dia seu corpo estará mais cansado e, consequentemente, tende a sentir mais sono, facilitando todo o processo. 

Adote bons hábitos

Se aliados com a boa alimentação e a prática de exercícios físicos, bons hábitos podem eliminar a existência da insônia. Você pode, por exemplo, receber uma massagem antes de dormir para aliviar a tensão, ingerir chás, pois são bons indutores de sono e meditar.

Agora que você já sabe o que provoca a insônia, quais as consequência e como eliminar esse problema, que tal entender um pouco mais sobre a qualidade do seu sono? Para isso basta acessar nosso artigo: Qualidade do sono: 5 dicas para dormir melhor!

Ah, e na Pague Menos contamos com medicamentos naturais e prescritos que ajudam no combate a insônia, basta apenas acessar o site e conferir nossas promoções!

Além disso, temos a farmácia de manipulação. Aqui, você pode solicitar fórmulas de medicamentos e óleos essenciais de acordo com suas necessidades, e assim, combater a insônia de vez. Confira!