Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Má alimentação: 9 sinais corporais que revelam essa condição

A alimentação é a preocupação de muitas pessoas. O corpo dá sinais de que isso pode estar sendo um problema. Confira quais são eles!


Atualizado em:

Tempo estimado: 6 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Má alimentação: 9 sinais corporais que revelam essa condição

Uma boa alimentação não está relacionada apenas a fatores estéticos. Muito além disso, a falta dela pode acarretar a deficiência de vitaminas que são essenciais para o desenvolvimento humano ao longo da vida.

Com a correria do dia a dia nem percebemos a forma com que nos alimentamos e isso não pode se tornar comum. Refeições equilibradas são necessárias para que nosso corpo consiga realizar as atividades diárias.

Mas afinal, o que é má alimentação? Ocorre quando há a ingestão de gorduras ruins, sódio e açúcares em excesso. Ao contrário disso, as refeições diárias precisam suprir demandas nutricionais do nosso organismo, para isso é importante ingerir verduras, legumes, frutas e demais alimentos saudáveis.

Caso esteja percebendo o seu corpo diferente e acha que a alimentação pode ter relação com isso, separamos os principais sintomas corporais que revelam se sua dieta está adequada ou não. Confira esse conteúdo!

9 sinais corporais que indicam uma má alimentação

É importante estarmos atentos aos sinais que nosso corpo indica ao decorrer da vida. Muitas vezes é possível encontrar problemas no início e optar por um tratamento mais simples.

A seguir separamos os principais sinais de que você precisa melhorar a sua dieta e apostar em uma alimentação saudável.

Queda de cabelos excessiva

Os fios de cabelos caindo, com pouco brilho e quebradiços podem indicar a deficiência de vitaminas, como: zinco e ferro. A ausência de proteína também pode ser a principal causa da queda.

É válido ressaltar que isso também pode estar relacionado a outros fatores, mas a alimentação supre um papel fundamental que, aliada a tratamentos capilares e redução de estresse, pode colocar um fim a esse problema.

Baixa imunidade constante

Se você fica doente com muita frequência, isso pode significar que a sua imunidade esteja baixa continuamente. A alimentação é a melhor forma de garantir que ela esteja em dia e que você não tenha gripes ou demais doenças agudas de forma constante.

Quando isso ocorre, é indicado buscar um profissional da área da saúde, médicos e nutricionistas, para encontrar a melhor forma de repor as vitaminas que estão em déficit.

Unhas quebradiças

Se ao realizar tarefas diárias comuns, você perceber que suas unhas quebram com facilidade, isso pode indicar a falta de ferro, que é bastante presente em alimentos leguminosos.

Além disso, é importante ter atenção se a coloração da unha está alterada, se está descamando e com um aprofundamento, como se fosse um buraco na região central.

Ressecamento da pele

O hidrante não é o único responsável por manter a pele hidratada e saudável. Ferro, vitamina D e as do complexo B, podem interferir na saúde dela.

É importante observar se há a presença de manchas, embranquecimentos e coceiras constantes, todos esses fatores podem indicar que sua pele está precisando de mais nutrientes.

Irritação constante

A dieta tem relação direta com o humor humano. Normalmente em momentos de irritabilidade é normal a busca desenfreada por alimentos ricos em açúcares, como chocolates e refrigerantes, porém eles não saciam e ainda agregam culpa para quem consome, aumentando ainda mais sentimentos como a chateação e raiva.

Uma dieta equilibrada, é capaz de diminuir a sensação de não saciedade e a ansiedade, grande responsável por uma má alimentação. Com o acompanhamento profissional é possível encontrar um equilíbrio entre as necessidades nutricionais e as guloseimas.

Mau hálito

Apesar de os fatores principais do mau hálito não estarem relacionados à alimentação e sim a higiene bucal, a falta de nutrientes e o consumo excessivo de álcool e café, por exemplo, pode acarretar um mau cheiro. O consumo de água e frutas pode significar a melhora desse problema.

Falta de disposição

O cansaço excessivo pode indicar a falta de ferro, as do complexo B e vitamina D. Outro fator que pode evidenciar esse problema é a fadiga ao realizar pequenas tarefas diárias, como subir a escada.A presença de sono em excesso é um indicador de que a alimentação também não está das melhores. Uma dieta balanceada é responsável por fazer com que nossos hormônios sejam aflorados e que tenhamos energia no decorrer do dia.

Dores no estômago

A ingestão constante de frituras, refrigerantes ou salgadinhos, por exemplo, pode acabar irritando o estômago e resultar em dores contínuas. Em alguns casos, o alto consumo é capaz de gerar uma gastrite ou até úlceras, problemas que só podem ser tratados com acompanhamento médico e tratamento medicamentoso.

Intestino preso

Mais conhecido como prisão de ventre, esse problema está relacionado com a dificuldade em evacuar. Não há relação com o número de idas ao banheiro, mas sim se foi necessária muita força e se a sensação de intestino vazio quase nunca acontece.

Esse problema tem relação com a falta de ingestão de alimentos fibrosos e de líquidos durante o dia, pois só assim é possível que o intestino consiga funcionar da maneira adequada.

Riscos e consequências da má alimentação

A longo prazo, a dieta desequilibrada e o consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras, sódio e açúcares podem trazer graves problemas para as pessoas. No caso, diversas doenças e, em situações extremas, até a própria morte.

Um dos principais riscos de se alimentar mal é a desnutrição de vitaminas essenciais, que podem colocar a saúde física, emocional e mental em perigo.

Doenças relacionadas a alimentação ruim

Em muitos casos a má alimentação se torna um hábito, sendo assim, muitas doenças podem surgir. A seguir, citaremos as principais.

Obesidade

A principal doença acarretada por uma dieta disfuncional é a obesidade. Entre as comidas e bebidas que devem ser evitadas, estão:

refrigerantes;
doces em excesso;
enlatados;
alimentos industrializados;
produtos ricos em sódio.

Diabetes

É comumente diagnosticada em adultos e idosos, mas nada impede que a criançada que não tem uma dieta adequada para a idade enfrente esse problema. Em sua maioria, ela é causada por alimentos ricos em açúcares, afetando o nível de glicose do corpo. Alguns alimentos que devem ser evitados, são:

doces em geral;
refinados;
alcoólicos.

Doenças cardiovasculares

Essas doenças atingem principalmente o coração e suas veias, podendo causar arritmia, parada cardíaca e pressão alta. A hipertensão é uma das principais patologias causadas pela má alimentação, nesse caso, é importante adotar algumas alternativas, como:

diminuir o consumo de alimentos processados;
substituir o sal por temperos naturais;
evitar ao máximo o consumo de gordura trans.

Anemia

Uma das doenças mais comuns advinda da má alimentação é a anemia nutricional, que interfere em todo o organismo humano. Ela é o resultado da baixa ingestão de nutrientes essenciais, como é o caso do ferro e da vitamina C.

Ela é caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue. E, para evitar que ela avance ou, pelo menos, reduzir os efeitos, é recomendado uma dieta rica em nutrientes. Alguns alimentos, são:

vegetais;
legumes;
frutas;
carnes magras;
peixes.

A má alimentação pode gerar diversos problemas para as pessoas. Por isso, é importante buscar acompanhamento médico e nutricional, e apostar em uma dieta que supra as necessidades do seu organismo.

Além disso, ter suporte e cuidado diário é essencial para o tratamento de algumas doenças que falamos, como obesidade, hipertensão, diabetes, entre outras. Para isso, você pode contar com o Clinic Farma, consultório farmacêutico da Pague Menos, e ter acesso a exames de bioimpedância, orientação profissional e muito mais!

E como foi citada, a anemia é uma das doenças geradas pela alimentação ruim, por isso recomendamos que leia nosso conteúdo: Anemia: quais são os principais tipos?