Logo Sempre Bem
Ícone de busca
Ícone do ecommerce
Ícone de busca

Inchaço no corpo

Como combater a retenção de líquidos?


Atualizado em:

Tempo estimado: 2 min

Facebook
Twitter
WhatsApp
Inchaço no corpo
Sabe aqueles dias em que você se sente inchada, com uma aparência desagradável? A causa desse “inchaço” é a quantidade desnecessária de água que o corpo retém no organismo. Esse processo confere um aspecto volumoso ao nosso corpo.

A retenção de líquidos pode estar associada a diversos desequilíbrios do corpo humano: o sedentarismo, os níveis de sais no corpo, problemas cardíacos e renais. Mas como impedir que isso aconteça? O Sempre Bem te conta neste texto, acompanhe.

Movimente-se
Pessoas sedentárias são mais propensas a acumularem água no corpo. A gravidade puxa o liquido para as extremidades inferiores do corpo, como pernas e mãos, deixando essas partes inchadas. Por isso, pratique exercícios como a caminhada para que a água e o sangue fluam normalmente pelo seu corpo inteiro.

Corte o sal
O sal contém sódio, uma das principais causas para a retenção de líquido no organismo. Para evitar esse incômodo, faça uma dieta mais balanceada, com menos sal ou com substitutos, como limão, manjericão e orégano.

Tome chás
Alguns chás ajudam a combater esse inchaço. O chá de hibisco, por exemplo, facilita a digestão, queima gorduras e regulariza o intestino. Já o chá amarelo protege o fígado e ajuda no metabolismo.

Inclua frutas, verduras e legumes na sua dieta
Esses alimentos têm grande quantidade de água em suas composições e alto efeito diurético. Além disso, contém fibras que regulam o intestino. Melancia, pêra, rúcula, agrião, brócolis, pepino e tomate são alguns alimentos que você pode incluir na sua dieta.

Beba água
Pode parecer controverso, mas quando seu corpo retém líquido é porque você está desidratado. Quanto mais água você beber, melhor, pois assim o seu corpo não precisará reter líquidos para compensar essa falta.

Além disso, visite um médico. É importante que você saiba exatamente o que está causando o inchaço do seu corpo para receber o tratamento adequado.